[ Meditativos: Construção, Tempo e Memória ]

(Visconde de Mauá)

O Centro Cultural Visconde de Mauá, dirigido pela musicista Márcia Patrocínio, inaugura no próximo dia 18 de julho, sábado, a partir das 19h30, a exposição Meditativos: Construção, Tempo e Memória, que reúne desenhos, pinturas e objetos de Ronaldo Auad.

As obras apresentadas nasceram das reflexões de Ronaldo Auad sobre a presença e atualização do legado da estética construtiva (abstração geométrica) na contemporaneidade. Esta atualização compreende aspectos como temporalidade, precariedade, irregularidades espaciais e configuracionais. Tais aspectos fazem parte de uma longa fase, iniciada em 1999, desde então denominada por Auad de Meditativos, e que foi objeto de sua dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói (RJ).

A primeira fase da série Meditativos, desenvolvida entre 1999 e 2001, pode ser vista no site www.ronaldo.auad.nom.br, elaborado por Silvio Machado. Um vídeo sobre a mostra Encarnação do Sagrado, sediada na Galeria de Arte Clécio Penedo, em 2005, foi realizado por Auad com a colaboração do cinegrafista Tide, de Volta Redonda. Este vídeo, até hoje inédito, será exibido durante o período da exposição no Centro Cultural Visconde de Mauá.

A exposição Meditativos: Construção, Tempo e Memória, que conta com o apoio da Pousada Casa Bonita, ficará aberta de sexta a domingo, de 19 de julho a 23 de agosto, das 10 às 18h.

O Centro Cultural Visconde de Mauá localiza-se na Vila de Mauá, no espaço Aldeia dos Imigrantes. Durante a semana, visitas guiadas, previamente agendadas, serão oferecidas à comunidade escolar.

Na abertura, no dia 18, sábado, a partir das 19h30min, haverá a participação especial do Duo Contraponto, formado por Marcelo Bezerra e Roberto Granja, este último, artista plástico, baixista e amigo de longa data de Auad.

Av. Venceslau Brás s/n
Visconde de Mauá
27501-970 - Resende - RJ
(24) 3387 2137

[ Projeto Acervo ]

(Rio de Janeiro)



Inaugura no próximo dia 22 (sábado) a nova edição do Projeto Acervo, em paralelo a uma individual de Leonardo Tepedino.

Participam desta edição: Brígida Baltar, Cadu Costa, Gabriela Machado, Gisele Camargo, James Kudo, Leonardo Videla, Luiza Baldan, Marcos Chaves, Rafael Alonso e Vicente de Mello.

Rua Visconde de Caravelas 111
17h

[ Pós-graduação em Arte: critica e curadoria - PUC-SP ]

(São Paulo)

Curso de Pós-graduação latu sensu Arte: critica e curadoria - ênfase em Arte Contemporânea na PUC-SP

Docentes da PUC-SP: Alécio Rossi, Amalio Pinheiro, Ana Maria S. Mariano, Cecilia A. Salles, Christine Greiner, Elaine Caramella, Fabio Cypriano, Lais Guaraldo, Maria Inês Duarte, Miguel Chaia, Naira Ciotti, Priscila Arantes, Sandra Mraz, Sônia Regis, Vera Achatkin

Docentes convidados externos a PUC-SP: Carla Zaccagnini, Daniela Bousso, Daniela Kutschat, João Bandeira, Lenora de Barros, Lucia Helena F. Santagostino, Maria Paula Palhares Fernandes, Noemi Jaffe, Paula Signorelli, Renata Motta, Tera Queiroz

*os docentes externos a PUC/SP participarão de aulas, conferências e seminários, mas não serão responsáveis por disciplinas.

Coordenação: Elaine Caramella e Cecília A. Salles

Uma das principais características deste curso de pós-graduação é dar formação acadêmica ao crítico-curador, a partir do entendimento que as ações do crítico e do curador de arte são indissociáveis, complementares e, ao mesmo tempo, redirecionam as concepções de Teoria e História da Arte.

As disciplinas projetadas dão ênfase à formação teórica e objetivam a construção de um raciocínio relacional que ensina o aluno um modo de pensar e perceber as produções artístico-culturais contemporâneas e suas relações com o passado, de modo a diferenciar novos procedimentos construtivos e artísticos, valor de mercado e modismos contemporâneos.

O conteúdo programático das diversas disciplinas trata ainda da relação entre arte e estética; teorias da arte moderna e contemporânea, políticas públicas e privadas; o papel e a responsabilidade da ação do crítico-curador no contexto da sociedade contemporânea; as relações entre arte e mercado; projetos de pesquisa em crítica e curadoria; produção de eventos, captação de recursos e projeto de espaço e montagem de exposições.

Inscrições até 9 de agosto ou enquanto houver vagas

Início em 11 de agosto de 2009 - Segundas e terças, 19-23h

Disciplinas do primeiro semestre (agosto a dezembro de 2009):

- Teoria e História da Arte
- Introdução a Crítica
- Linguagem Imagética
- Teoria e História da Arte Contemporânea

Inscrições e informações:
Secretaria da COGEAE - PUC-SP
Rua da Consolação 881, Consolação, São Paulo - SP
11-3124-9600
Segunda a sexta, 9-20h30; sábado, 8-12h30
http://cogeae.pucsp.br/curso.php?cod=177809&uni=SP&tip=RE&le=L&ID=11

Aulas na PUC-SP - campus Caio Prado
Rua Caio Prado 102, Consolação, São Paulo – SP

[ Um Lugar a partir Daqui ]

(Brasília)

Com curadoria de Paulo Reis, a mostra de Brasília do programa Rumos Artes Visuais Itaú Cultural apresenta obras de 15 artistas: Alice Shintani, Amanda Mei, Ariel Ferreira, Bárbara Wagner, C. L. Salvaro, Coletivo Gráfica Utópica + O Circo dos Sonhos, Dirceu Maués, Elieni Tenorio, Kilian Glasner, Rafael Carneiro, Ricardo Mello, Shima, Tiago Carvalho, Vitor César e Yana Tamayo, em variadas técnicas como: pintura, fotografia, instalação e multimídia.

As obras constroem-se com injunções poéticas e relações diversas com o espaço. No âmbito da cidade e de relações com arquitetura, traz à tona a percepção fenomenológica do espectador e seu sentido crítico em relação aos ambientes de circulação e vivência urbanas.

A noção de espacialidade é o eixo de reflexão norteador da mostra e está diretamente ligada às ciências sociais, seja no debruçar-se sobre diferentes classes e grupos culturais ou nos conceitos de centro e periferia. Em tempos de conflitos políticos e bélicos, territórios, fronteiras e áreas de litígio, as obras encabeçam as discussões nos meios de comunicação.

Abertura, dia 09 de junho, terça-feira, às 20h
Visita guiada com artistas de ambas exposições, às 19h30

XXI Encontro Técnico p. Educadores, dia 10 de maio, 4ª feira, 08h30 às 12h30 e de 14h às 18h
Tema: ARTE E GEOGRAFIA: ESPAÇO, LUGAR E PAISAGEM

Inscrições e agendamento de visitas: 61.33272027 ramais 20, 29 ou 31. ou 99642103
Visitação: Até 02 de agosto de 2009, terça a domingo das 9h às 19h.

Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO - Galeria II
SCN Quadra 3 Lote 5 (entre as concessionárias JORLAN e CITROEN)
www.eccobrasilia.com.br

PROGRAMA EDUCACIONAL: Agendamento de visitas guiadas e trabalhos em oficina
secretaria@eccobrasilia.com.br, educativo@eccobrasilia.com.br ; recepcao@eccobrasilia.com.br
Tel:. 33272027 ou 2025 r. 20, 29 ou 31, e 99642103

[ exposição de Tiago Carneiro da Cunha ]

(São Paulo)


A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a nova exposição de Tiago Carneiro da Cunha. O artista apresenta uma série de esculturas inéditas feitas em faiança policromada, técnica com a qual vem trabalhando desde 2007.

Nesta nova série o artista explora uma linguagem gestual que, apesar de continuar pesquisas formais e conceituais já características de seu trabalho, é quase uma perversão satírica da geometria polida da sua série anterior em resina. Aqui os seus desorientados personagens – poetas, pedintes, bandidos, filósofos, tiranos e outros estereótipos sarcasticamente sorridentes - emergem de (ou submergem em) um pântano multicolorido composto, assim como eles próprios, pelo movimento dos dedos do artista sobre a massa, em gestos ao mesmo tempo cuidadosos e expressivos.

As peças foram modeladas em faiança (uma cerâmica fina de baixa temperatura) e pintadas em “baixo vidrado”. Ambas são técnicas tradicionais que, além de permitirem poucos erros, também obrigam o artista a lidar com incertezas e surpresas no processo. As cores, por exemplo, são completamente diferentes ao serem pintadas do que após a queima final, e, uma vez jogada a tinta, não há como apagá-la. Esta imprevisibilidade é aproveitada pelo artista, que não define totalmente os campos de cores, mas os incorpora de maneira fluida ao movimento da matéria, numa mistura de controle e acaso.

As esculturas, de tamanhos variados, estão dispostas em uma grande bancada no centro do espaço expositivo, numa atmosfera que referencia tanto ao museu como a uma loja de cerâmicas, adicionando outra camada de humor critico à exposição. Temas como violência, poder, sexo e identidade nacional perpassam várias peças e formam uma espécie de “sátira da sátira social”, referenciando e explorando os limites - com “toques metalingüísticos” – de uma tradição que inclui satiristas e ceramistas como o português Bordallo Pinheiro (1846 – 1905) e o francês Honoré Daumier (1808 – 1879). Como observa Gilberto Mariotti, que assina um ensaio feito especialmente para a exposição, Carneiro da Cunha “vê a própria crítica social como uma dentre outras matérias que convivem nas peças. Este só pode olhar para o mundo desde dentro, com a cumplicidade que um certo cinismo, do tipo sincero e até meio ingênuo, pode oferecer.”

abertura: 30/07/2009, quinta-feira, 19-22h
período: 31/07/2009 a 29/08/2009

Galeria Fortes Vilaça
Rua Fradique Coutinho 1500 - Vila Madalena
São Paulo / São Paulo / Brasil
55-11-3032-7066
55-11-3097-0384
galeria@fortesvilaca.com.br
www.fortesvilaca.com.br

ter/sex, 10-19h; sáb, 10-17h

[ O lugar dissonante ]

(Recife)



O Lugar Dissonante abre no dia 3 de junho, às 19h, na Torre Malakoff, em Recife. A exposição faz parte do 47° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, e fica em cartaz até o dia 26 de julho.

Abordando manifestações distintas de tecnologia para repensar relações sociais num mundo mediado a mostra investiga embates com a interatividade, a simultaneidade, o erro, as ideias de futuro e passado, a reflexão sobre o que é high ou low-tech… Debruçados sobre estas instigações, os artistas Lourival Cuquinha e Hrönir (PE), Giselle Beiguelman e Maurício Fleury (SP), Paulo Nenflídio (SP), Fernando Velásquez (Uruguai/SP) e Ricardo Carioba (RJ). Como componente sugestivo e historicamente contextualizante, a exposição apresenta um trabalho não instalado: o texto-referência Da Audição: Satisfação Garantida Ou Seu Silêncio de Volta, de Arthur Omar, publicado originalmente no extinto Folhetim da Folha de São Paulo, em julho de 1988 (um número especial em homenagem a Stockhausen).

[ Invisíveis - João Modé ]

(Rio de Janeiro)

O Projeto Respiração chega à sua 10ª edição como o mais conceituado projeto de intervenções contemporâneas em atividade. Tornou-se, ao longo dos seus 5 anos de existência, num exemplo raro de constância nos museus brasileiros. É importante ressaltar esse aspecto, já que são poucas as iniciativas que se conseguem manter em atividade por tanto tempo. Isso se deve ao pioneirismo e a consistência da proposta de Marcio Doctors, que transformou o Projeto Respiração em paradigma para outros museus. A Fundação Eva Klabin foi a primeira instituição museológica brasileira a abrir o seu espaço expositivo para receber arte contemporânea de forma a dialogar com o seu acervo, criando uma ponte entre as obras de arte do passado e as manifestações da atualidade, recontextualizando, assim, a história da arte.

O artista convidado para a 10ª edição é João Modé, um dos artistas mais representativos da sua geração. Sua escolha recaiu sobre o fato de ser um artista extremamente sensível ao ambiente que o circunda; criando obras que, ao dialogarem de forma sutil com o seu entorno, estabelecem uma linguagem que demanda atenção e acuidade visual do público observador. Poderíamos definir sua participação como uma forma de delicadeza e respeito ao acervo reunido por Eva Klabin, ao longo de 60 anos de colecionismo na sua casa.



A proposta de João Modé é trabalhar no limite entre os mundos da presença física e do que emana dos objetos da coleção Eva Klabin. Entre o tempo do objeto musealizado e o tempo em que estes objetos eram parte da vida cotidiana da casa, trazendo de volta os sons, os discos que ela escutava; e os aromas, seu perfume e flor prediletos, além de reativar espaços e objetos que estão fora do circuito de visitação, e dessa forma desmuzealizar a casa, trazendo de volta o tempo paralisado por ela, ao transformar sua residência em museu.

A intervenção Invisíveis terá uma ação sutil e solicitará uma atenção cuidadosa do público para distinguir o limite entre esses dois mundos: o dos objetos tais como ordenados pela colecionadora, e os objetos submetidos à ação do artista, que buscará deslocá-los do registro da apreciação para o registro das sensações, recuperando, dessa forma, uma dimensão de tempo vivido que foi encoberto por Eva Klabin ao musealizar sua própria existência.



O que interessa ao artista é provocar através de sua ação as pulsões invisíveis escondidas nas obras de arte e nos objetos da coleção e fazê-las aflorar no imaginário dos visitantes, para que eles também se sintam mobilizados afetivamente pelo espaço e pelo tempo da casa-museu. Dessa forma, segundo Marcio Doctors: “sua proposta se insere com pertinência e exatidão ao seu projeto curatorial, que busca artistas sensíveis em perceber que a casa-museu de Eva Klabin, antes de ser museu, foi um território habitado; um território cheio de recordações, memórias, vivências, que criam um pano de fundo para as obras de arte. Essa circularidade de sentido que escoa por entre a fisicalidade das obras e suas emanações sensíveis – como resultado impalpável e imaterial das relações estabelecidas por Eva Klabin – constitui o campo de proposição estética do Projeto Respiração".

Projeto Respiração - Curadoria: Marcio Doctors
Organizador: AUTOMATICA – Produtora de Arte Contemporânea
Início: domingo, 24 de maio de 2009 às 14:00
Visitação: 24/05/09 a 25/07/09 - terça a domingo - 14h às 18h
Localização: Fundação Eva Klabin
Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa - Rio de Janeiro
Telefone: 2132028550
E-mail: cultura@evaklabin.org.br

[ Grito e Escuta - mostra Projetáveis - Inscrições Abertas ]

(Internacional)

Artistas de todo o mundo são convidados a apresentar projetos para a mostra Projetáveis, uma das sete exposições da 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, que acontece em Porto Alegre/ Brasil, entre os dias 16 de outubro e 29 de novembro de 2009. A exposição será apresentada no Santander Cultural, instituição que patrocina a Bienal do Mercosul e atua na área da cultura contemporânea, das artes visuais, da música, do cinema, da educação e da reflexão. O Santander Cultural apóia ativamente a 7ª Bienal, cujas bases estão em sintonia com a sua prática de integrar e difundir a diversidade de linguagens e de conteúdos artístico-culturais.

Comissão de seleção: Artur Lescher (Brasil), Bernardo Ortiz (Colômbia), Camilo Yáñez (Chile), Erick Beltrán (México), Laura Lima (Brasil), Lenora de Barros (Brasil), Marina De Caro (Argentina), Mario Navarro (Chile), Roberto Jacoby (Argentina) e Victoria Noorthoorn (Argentina)

Inscrições até 10 de julho de 2009

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
51-3254-7500 ou projetaveis@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br/projetaveis/

[ Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco ]

(Nacional)

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco torna pública a abertura da 3ª edição do Concurso de Videoarte. Com a finalidade de incentivar a produção audiovisual de caráter experimental, a Fundaj selecionará duas propostas para realização de obras de videoarte, concedendo a cada projeto selecionado prêmio no valor de R$6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) e suporte técnico da Massangana Multimídia Produções.

Comissão de Seleção: André Parente, Cristiana Tejo, Maria do Carmo de Siqueira Nino

inscrições de 25 de junho a 9 de julho de 2009

Fundação Joaquim Nabuco
Diretoria de Cultura - Coordenadoria de Artes Plásticas
Rua Henrique Dias 609, Derby, Recife - PE
CEP: 52.010.100
81-3073-6691 / 3073-6692 ou artes@fundaj.gov.br
www.fundaj.gov.br
Segunda a sexta-feira, 9-12h e 14-18h

A Fundação Joaquim Nabuco concederá o prêmio de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais), além de suporte técnico da Massangana Multimídia Produções, a 2 (dois) dos projetos concorrentes, da forma que segue:

a) 5 (cinco) diárias de câmera Digital XL2 CANNON, incluindo monitor e tripé, com operador de câmera e assistente;

b) 5 (cinco) diárias de equipamento de iluminação com técnico e assistente;

c) 10 (dez) horas de ilha de copiagem para transcrição do material bruto para VHS para decupagem;

d) 40 (quarenta) horas de ilha de edição não-linear Final CUT Pro HD da Machintosh, com editor.

[ Oficinas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage ]

(Rio de Janeiro)

A narrativa na fotografia: seqüências e conseqüências
com Ruth Lifschits e Guilherme Rodrigues
23, 24 e 25 de junho, terça, quarta e quinta, 14-17h

Oficina prática que visa analisar a questão da narrativa na fotografia identificando as possibilidades técnicas e conceituais na construção de seqüências de imagens. Os alunos serão estimulados a desenvolverem seus trabalhos observando aspectos fundamentais à construção da imagem, tais como escala, continuidade, simultaneidade, justaposição, ritmo, enquadramento, pontos de vista, uso da cor e do texto.
R$150,00 (desconto de 50% para estudantes do ensino fundamental, médio e superior). Aberta a todos os públicos. Os interessados devem trazer sua máquina fotográfica.

Fotografia como arte
com Cezar Bartholomeu
7, 8 e 9 de julho, terça, quarta e quinta, 19h30–22h30

Oficina teórica que visa informar as questões históricas e conceituais envolvidas atualmente na produção de arte e estimular o desenvolvimento de pesquisas em arte. Está direcionado à questão da fotografia na arte contemporânea e aborda os principais campos de problematização teórica que lidam com a arte e a fotografia - semiótica, fenomenologia e psicanálise - de modo de discutir as possibilidades da fotografia como meio.
R$150,00 (desconto de 50% para estudantes do ensino fundamental, médio e superior). Aberta a todos os públicos.

Documentário de criação
com Paula Gaitán
9 a 11 de junho, terça, quarta e quinta, 19h30-22h30

Oficina intensiva que objetiva analisar as diversas modalidades do documentário contemporâneo - poético, participativo, reflexivo, performático - com ênfase em seus aspectos conceituais e na relação com outros campos. São analisados trabalhos de artistas e cineastas como Arzvad Pelechian, Artur Omar, Cao Guimarães, Chris Marker, Dziga Vertov, Jean Luc Godard, Robert Flaherty, entre outros.
R$ 300

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico
21-2538-1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br