[ Pós-graduação em Arte: critica e curadoria - PUC-SP ]

(São Paulo)

Curso de Pós-graduação latu sensu Arte: critica e curadoria - ênfase em Arte Contemporânea na PUC-SP

Docentes da PUC-SP: Alécio Rossi, Amalio Pinheiro, Ana Maria S. Mariano, Cecilia A. Salles, Christine Greiner, Elaine Caramella, Fabio Cypriano, Lais Guaraldo, Maria Inês Duarte, Miguel Chaia, Naira Ciotti, Priscila Arantes, Sandra Mraz, Sônia Regis, Vera Achatkin

Docentes convidados externos a PUC-SP: Carla Zaccagnini, Daniela Bousso, Daniela Kutschat, João Bandeira, Lenora de Barros, Lucia Helena F. Santagostino, Maria Paula Palhares Fernandes, Noemi Jaffe, Paula Signorelli, Renata Motta, Tera Queiroz

*os docentes externos a PUC/SP participarão de aulas, conferências e seminários, mas não serão responsáveis por disciplinas.

Coordenação: Elaine Caramella e Cecília A. Salles

Uma das principais características deste curso de pós-graduação é dar formação acadêmica ao crítico-curador, a partir do entendimento que as ações do crítico e do curador de arte são indissociáveis, complementares e, ao mesmo tempo, redirecionam as concepções de Teoria e História da Arte.

As disciplinas projetadas dão ênfase à formação teórica e objetivam a construção de um raciocínio relacional que ensina o aluno um modo de pensar e perceber as produções artístico-culturais contemporâneas e suas relações com o passado, de modo a diferenciar novos procedimentos construtivos e artísticos, valor de mercado e modismos contemporâneos.

O conteúdo programático das diversas disciplinas trata ainda da relação entre arte e estética; teorias da arte moderna e contemporânea, políticas públicas e privadas; o papel e a responsabilidade da ação do crítico-curador no contexto da sociedade contemporânea; as relações entre arte e mercado; projetos de pesquisa em crítica e curadoria; produção de eventos, captação de recursos e projeto de espaço e montagem de exposições.

Inscrições até 9 de agosto ou enquanto houver vagas

Início em 11 de agosto de 2009 - Segundas e terças, 19-23h

Disciplinas do primeiro semestre (agosto a dezembro de 2009):

- Teoria e História da Arte
- Introdução a Crítica
- Linguagem Imagética
- Teoria e História da Arte Contemporânea

Inscrições e informações:
Secretaria da COGEAE - PUC-SP
Rua da Consolação 881, Consolação, São Paulo - SP
11-3124-9600
Segunda a sexta, 9-20h30; sábado, 8-12h30
http://cogeae.pucsp.br/curso.php?cod=177809&uni=SP&tip=RE&le=L&ID=11

Aulas na PUC-SP - campus Caio Prado
Rua Caio Prado 102, Consolação, São Paulo – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário