[ Meditativos: Construção, Tempo e Memória ]

(Visconde de Mauá)

O Centro Cultural Visconde de Mauá, dirigido pela musicista Márcia Patrocínio, inaugura no próximo dia 18 de julho, sábado, a partir das 19h30, a exposição Meditativos: Construção, Tempo e Memória, que reúne desenhos, pinturas e objetos de Ronaldo Auad.

As obras apresentadas nasceram das reflexões de Ronaldo Auad sobre a presença e atualização do legado da estética construtiva (abstração geométrica) na contemporaneidade. Esta atualização compreende aspectos como temporalidade, precariedade, irregularidades espaciais e configuracionais. Tais aspectos fazem parte de uma longa fase, iniciada em 1999, desde então denominada por Auad de Meditativos, e que foi objeto de sua dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói (RJ).

A primeira fase da série Meditativos, desenvolvida entre 1999 e 2001, pode ser vista no site www.ronaldo.auad.nom.br, elaborado por Silvio Machado. Um vídeo sobre a mostra Encarnação do Sagrado, sediada na Galeria de Arte Clécio Penedo, em 2005, foi realizado por Auad com a colaboração do cinegrafista Tide, de Volta Redonda. Este vídeo, até hoje inédito, será exibido durante o período da exposição no Centro Cultural Visconde de Mauá.

A exposição Meditativos: Construção, Tempo e Memória, que conta com o apoio da Pousada Casa Bonita, ficará aberta de sexta a domingo, de 19 de julho a 23 de agosto, das 10 às 18h.

O Centro Cultural Visconde de Mauá localiza-se na Vila de Mauá, no espaço Aldeia dos Imigrantes. Durante a semana, visitas guiadas, previamente agendadas, serão oferecidas à comunidade escolar.

Na abertura, no dia 18, sábado, a partir das 19h30min, haverá a participação especial do Duo Contraponto, formado por Marcelo Bezerra e Roberto Granja, este último, artista plástico, baixista e amigo de longa data de Auad.

Av. Venceslau Brás s/n
Visconde de Mauá
27501-970 - Resende - RJ
(24) 3387 2137

Nenhum comentário:

Postar um comentário