[ W Residência Artística | Verão 2019 | 5ª edição ]

(Ribeirão Preto)
início: 18/02/2019
até: 27/02/2019


A partir de 18/fev, Evandro Angerami (SP), Fábio Carvalho (RJ) e Santacosta (SP) participam da 5ª edição do programa W Residência Artística, em Ribeirão Preto - SP.

Evandro Angerami (SP), Fábio Carvalho (RJ) e Santacosta (SP)

​​A W Residência Artística é um programa com três edições anuais. ​​As residências acontecem na antiga casa da artista Weimar Amorim​​, onde ela viveu por mais de trinta anos. ​​​O projeto é coordenado pelo artista Elcio Miazaki. ​As atividades ​da W Residência Artística ​estão associadas a outro núcleo pertencente à mesma artista, o CAC W - Centro de Arte Contemporânea W, este sendo resultado dos trabalhos realizados durante 9 anos pelo ​​W Espaço de Arte. ​Localizada em região de grande concentração de espaços consagrados à arte contemporânea, a exemplo da Galeria Marcelo Guarnieri e do Instituto Figueiredo Ferraz, a residência W promove encontros de artistas de diferentes linguagens.

A residência do CACW tem por finalidade promover interlocução e aproximação entre artistas de diferentes regiões do Brasil, em uma cidade deslocada dos grandes centros. O forte envolvimento com a cena artística contemporânea faz de Ribeirão Preto um destino para artistas, resultado do trabalho realizado há anos pelo Museu de Arte de Ribeirão Preto. A primeira edição da Residência aconteceu em julho de 2017,  ao longo de dez dias de imersão. Ao final do processo da residência artística, a casa é aberta ao público para uma conversa.


Evandro Angerami é mestre em Artes Visuais pela New York Studio School of Painting, Drawing and Sculpture, e fez Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais no Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo. O artista viaja a lugares cada vez mais longínquos de sua cidade natal para estudar a história e a prática dos clássicos. Quanto mais atual é a produção de Angerami, mais ela se encontra com antigos e traça paralelos entre técnicas tradicionais de pintura e abordagens conceituais contemporâneas. As inúmeras imersões e residências artísticas se encontram com sua característica mais pessoal de metamorfosear-se com o universo ao qual se propõe a mergulhar. Suas expedições para pintura ao ar livre. Divide-se, então, sua produção em duas vertentes: estúdio e ar livre. Numa encontram-se versões criadas em ateliê de suas paisagens da memória, onde o artista encontra-se com suas referências e se permite criar universos imaginários. Noutra, absorve as camadas alcançadas pelos olhos, interpreta a mudança de luz nos ambientes externos conforme o tempo passa e vivencia por horas cada espaço e suas vidas.

Obra de Evandro Angerami

Fábio Carvalho integrou importantes projetos de mapeamento da produção emergente no Brasil nos anos 1990, e fez exposições por quase todo o território nacional, e já integrou mostras em 22 cidades de 15 países. Já participou de 7 residências artísticas em Portugal e 2 no Brasil. Sua produção artística é uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas e as representações de gênero e sexualidade, e opera na superposição e conflito entre os signos aceitos por grande parte da sociedade como masculinos e viris de uma lado, versus femininos do outro, do delicado e sensível. Em seus trabalhos, Fábio Carvalho procura apontar as fragilidades ocultas por trás da máscara de homem viril bruto. Visa ainda questionar estereótipos de gênero e a noção geral de que força e delicadeza, virilidade e poesia, vulnerabilidade e masculinidade são qualidades humanas impossíveis de existir lado a lado; quer lembrar que não existe uma forma “correta” de ser homem, e que na diversidade e variedade de comportamento, gosto, atitude, há muito mais força e riqueza.

Obra de Fábio Carvalho

Santacosta é bacharel em design de moda pela Universidade Anhembi Morumbi e também cursou artes visuais na FAAP. Participou de cursos livres no MAM-SP, Escola Panamericana, London University of the Arts, em ateliês de artistas e atualmente faz parte do grupo de acompanhamento Hermes Artes Visuais. Participou de exposições em diversos estados do Brasil e em Hong Kong. O artista tem desenvolvido um trabalho de interação entre a pintura e o objeto,  e como essas mídias se entrelaçam refletindo situações, movimentos e espectros do cotidiano, explorando um viés psicológico em suas composições. Partindo da união de diversos materiais, Santacosta cria colagens entre telas, madeiras, blocos de concreto, diferentes tintas, entre outros objetos convencionais que estimulam suas tensões, e assim remetem a uma assemblage urbana: reflexos e estilhaços de grandes metrópoles do globo.

Obra de Santacosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário