[ Projeto Identidades – 2ª edição ]

(Rio de Janeiro)
abertura: 25/10/2018 - 17h
até: 26/02/2019

Galeria Aliança Francesa inaugura exposição que reúne cerca de 25 obras de 17 artistas que oferecem uma reflexão sobre a extensa gama de entendimentos que a identidade suscita em cada um de nós


Sob a curadoria de Osvaldo Carvalho, a exposição traz obras de Ana Paula Albé, Benoit Fournier, Eduardo Mariz & Osvaldo Carvalho, Fábio Carvalho, Gabriela Massote, Gian Shimada, Isabel Löfgren & Patricia Gouvêa, Marcelo Carrera, Mayra Rodrigues, Paulo Gil, Paulo Jorge Gonçalves, Raimundo Rodriguez, Rogério Reis, Vincent Catala e Vincent Rosenblatt.

obra de Fábio Carvalho

Em sua segunda edição no Rio de Janeiro – a primeira foi realizada há cinco anos, a mostra aborda as diversas óticas que a nossa identidade é entendida, partindo do ponto de vista de documento (material), que caracteriza determinada pessoa e a qualifica em origem a um grupo social, em que temos uma constituição jurídica do indivíduo legalizada pelo documento de que é portador, até as diversas formas de como nos vemos e como somos vistos perante a sociedade.

obra de Gabriela Massote

A exposição traz ao público imagens tratadas sob a ótica da diversidade de conceitos sobre identidade, quer seja no campo da sociologia, antropologia, filosofia ou mesmo da medicina legal.  “Sem dúvida, identidade pode ser a construção legal, histórica ou sociológica do ser, mas também é a medida pela qual cogitamos nossa própria existência”, explica o curador Osvaldo Carvalho.

obra de Paulo Jorge Gonçalves

O Projeto Identidades, em sua segunda edição, traz ao público, depois de cinco anos de sua primeira realização, perspectivas que ficaram latentes tanto no que se refere aos aspectos da percepção de identidades, quanto em visibilidade manifesta dessas mesmas identidades, isso em um momento que passamos por endurecimento óptico, em que as incapacidades de compreensão e acolhimento da diversidade são louvadas como virtudes. Os trabalhos apresentados nessa mostra invocam o enternecimento do olhar, seja pelas memórias adormecidas (ou reprimidas?) que despertam sob a luz da inevitabilidade, seja pelo resgate do amor-próprio, numa leitura multilinear que os artistas acatam cônscios da natureza solidária que os atrai ao outro, que os aproxima de realidades distintas das suas, tudo isso para reanimar esperanças vacilantes em dias de incertezas.

Seria preciso não um novo tratado antropológico, uma nova tese sociológica, nem mesmo uma nova doutrina filosófica, para respeitarmos o que, indevidamente, é dito como diferente, mas uma postura corajosa e humilde que reconhecesse o medo que se sente diante do abismo entre o eu e o outro. Ao invés de alargar as bordas desse precipício quão mais proveitoso nos seria construir pontes que nos levassem de uma extremidade a outra sob o fascínio do conhecimento, não porque aceitasse o fato de sua existência, ao contrário, porque sua existência seria, de fato, a aceitação de nós mesmos. 

Apontamos nos outros aquilo que hipocritamente ocultamos em nós.

obra de Raimundo Rodriguez

Nessa edição os trabalhos apresentados afinam o espectro poético visual que foi anunciado na edição anterior – como me vejo e como sou visto ainda é recorrente; contudo, ver o outro com sensibilidade cívica revela-se uma necessidade premente, urgência primeira frente a discursos de ódio e intolerância sociais. Assim é que este projeto tem desvelado camadas mais profundas do indivíduo: suas máscaras, máscaras alheias, vozes em seco e a secura na boca. Não há silêncio possível quando a escuridão se faz, é preciso gritar. Gritemos!

Serviço: 
Exposição Projeto Identidades – 2ª edição
Abertura e encontro com artistas: quinta-feira, 25 de outubro, a partir das 17 horas.
Artistas: Ana Paula Albé, Benoît Fournier, Eduardo Mariz, Osvaldo Carvalho, Fábio Carvalho, Gabriela Massote, Gian Shimada, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa , Marcelo Carrera, Mayra Rodrigues, Paulo Gil, Paulo Jorge Gonçalves, Raimundo Rodriguez, Rogério Reis, Vincent Catala, Vincent Rosenblatt
Curadoria: Osvaldo Carvalho
Visitação: De 25 de outubro de 2018 a 26 de fevereiro de 2019

Galeria Aliança Francesa Botafogo 
Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo
De segunda a sexta, de 10h às 19h
Sábado, de 08:30 às 12h (21) 3299-2000
Entrada franca

Organização: Aliança Francesa Rio de Janeiro
Apoio: Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Institut Français Brasil, Air France, TV5


Nenhum comentário:

Postar um comentário