[ Táticas da Imagem ]

(Rio de Janeiro)
abertura: 6/12/2014
até: 12/02/2015


O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica inaugura no dia 06/12 sábado, às 11h, a exposição “TÁTICAS DA IMAGEM” coletiva dos artistas Analu Cunha, Cezar Bartholomeu e Denise Cathilina.

Com texto crítico de Fernanda Pequeno, a mostra criada em site specific apresenta como os artistas em questão operam, mais do que simplesmente modos de representação ou apresentação da imagem, táticas para sua existência no mundo que somente podemos qualificar como políticas – relações ideológicas com o outro, com o mundo, com as próprias imagens, multiplicadas, disseminadas e onipresentes.

Os três artistas propõem, em seus trabalhos, fazer uso de imagens de diferentes procedências pensando nessa condição como tática: apropriadas, manipuladas, instituídas ou mesmo produzidas localmente. Os trabalhos põem em ação diferentes modos de re-formação das imagens, processo fundado na necessidade de comentar o mundo e as próprias imagens reapresentando-os de modo complexo e sobretudo desejante.

Os trabalhos de Analu Cunha consiste em vídeos que abordam a relação entre o passado sonoro do prédio do equipamento cultural (que abrigou, entre 1855 e 1872, o Conservatório de Música) até suas instalações atuais como Centro Cultural, referência na arte contemporânea. Outra proposição é entre os espaços de hoje, o samba "O Rio através dos Séculos” 1965 da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e os parangolés de Hélio Oiticica no ano em que foram criados: 1965, não por acaso ano da histórica exposição Opinião 65. Os vídeos que apresentam imagens capturadas no entorno no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica se relacionam com trabalhos anteriores da artista, quando capturou imagens da paisagem urbana carioca para pensar de-sincronias entre imagens visuais e sonoras, e, assim, por em questão a percepção da cidade e o modo pelo qual ele própria se representa.

Cezar Bartholomeu apresenta um conjunto de fotografias, desenhos, objetos e vídeos. Suas obras lidam com a relação entre imagem e espaço, dialogando com o problema da representação - das estratégias da produção e existência das imagens. Seu trabalho trata de imagens de monumentos captadas em diversas viagens, buscando contrapor o problema desses objetos e seus espaços ao da multiplicação e circulação de imagens. Monumentos como o Parthenon, além de obra-primas artísticas, são máquinas que informam uma memória comum. Os trabalhos relacionam-se no que pensam esse processamento da cultura, a arte como formação de uma comunidade e, ao mesmo tempo, o descarte da memória como arte.

Denise Cathilina apresenta um conjunto de imagens que propõe uma reflexão poética sobre a memória e o tempo. O ponto de partida das imagens apresentadas são provenientes de um acervo de antigos negativos 6x6, adquiridos pela artista no início dos anos 1990, que foram descartados por um estúdio de fotografia de 3x4 - quando a tecnologia para esse ramo de negócio mudava do processo tradicional de fotografia preto e branco para as então modernas máquinas polaroides - fotografias que foram relegadas aos esquecimento, fotografias obsoletas. Esses portraits de matrizes fotográficas são re-trabalhados e modificados manualmente, submetidos a processos múltiplos de processamentos, como xerox, processamento p&b, escaneamento e incorporando os acasos do fazer e do processo, resultando um conjunto de imagens que perpassam as técnicas de impressão de massa. Através das manipulações, justaposições e sobreposições, são criadas outras imagens produzidas de forma híbrida trans-temporal.

Serviço: 
exposição Táticas da Imagem
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.
Rua Luís de Camões, 68 Centro – Rio de Janeiro – RJ.
abertura: sábado dia 06 de dezembro de 2014, das 11 às 18h
encontro com os artistas: sábado dia 06 de dezembro de 2014, das 15 às 18h
visitação: de 08 de dezembro de 2014 a 12 de fevereiro de 2015, de segunda a sexta-feira das 11h às 18h e sábados e feriados, das 11h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário