[ Maurício Adinolfi e Chico Togni ]

(São Paulo)
abertura: 11/12/2014
até: 13/02/2015

A Galeria Pilar encerra o ano com duas exposições simultâneas dos artistas Maurício Adinolfi e Chico Togni, que são inauguradas na quinta-feira 11/12/14, às 19h.


Intitulada “Mangue”, a nova exposição de Maurício Adinolfi apresenta seis pinturas, realizadas em três anos de trabalho - obedecendo um tempo específico de secagem e sobreposições. São pinturas pratas monocromáticas, de camadas densas e grandes formatos, com uma estrutura de metal acoplada, tornando a obra um objeto de caráter industrial. O brilho metálico da tinta prata impede que vejamos plenamente a representação. Por meio de um jogo entre fosco e brilhante, Adinolfi produz luz e sombra. Essas novas pinturas guardam relação com uma série de intervenções que o artista realizou em regiões litorâneas de rio e mar. Reunem um estudo da flora nativa, primitiva dos mangues e serras tropicais e apresentam o resíduo das transformações e destruições devido à ação humana. São pinturas construídas em camadas e velaturas sobre óleo, pigmento prata, laca e verniz. O texto de apresentação da exposição é do artista e pesquisador José Spaniol.


Os trabalhos presentes na exposição “O Avião não dá Marcha Ré” são construções em papelão, massa de papelão e cola, materiais encontrados, tinta, sucata, lixo e poliuretano expandido. Por vezes são todos pintados ou mais regulares em uma tentativa de acabamento da somatória caótica de coisas, por outras são experimentações com a massa de papelão e lixo, onde o miolo aparente entrega a fórmula da estranha combinação de materiais que sofrivelmente se agregam em um objeto sólido.

Serviço:
“Mangue”, de Maurício Adinolfi
“O Avião não dá Marcha Ré”, de Chico Togni
abertura: quinta-feira, 11 de dezembro de 2014, das 19h às 22h
período expositivo: 13/12/14 a 13/02/15
GALERIA PILAR
r. Barão de Tatuí, 389
ter. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/17h. www.galeriapilar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário