[ Efígie ]

(Rio de Janeiro)
abertura: 19/12/2014 - 19h
até: 28/02/2015



Fechando o ano de 2014, a Galeria do Ateliê da Imagem abre dia 19 de dezembro a exposição coletiva Efígie com 21 artistas, entre eles, Edu Simões, Fábio Carvalho, Frederico Dalton, Joaquim Paiva, Marco Antonio Portela, Marcos Bonisson e Vicente de Mello. A curadoria é de Marco Antonio Portela.

Edu Simões

Pensando o conceito de efígie – uma representação icônica – nos retratos feitos por fotógrafos em busca de atingir poderosas abstrações e ressignificações que propiciem um entendimento sobre a nossa natureza, vemos a aura e o poder de construção de uma imagem que representa o homem. As preocupações estéticas e os diálogos propostos na presente mostra ora se aproximam, ora se afastam desse conceito de representação, além de trazerem frescor e abrirem vias para análises poéticas distintas. Com isso, nos deparamos com uma investigação lírica, uma procura por atingir um grau de encantamento. E, também, com uma tentativa de nos eternizar, quase transformando todos nós em divindades.

Fábio Carvalho

Temos, então, nesse espectro diverso, propositores de imagens procurando, cada um a sua forma, pensar como transfigurar aquilo que nos é mais próximo: nossa própria simulação imagética. Partindo do pressuposto que sempre nos reconhecemos representados em toda e qualquer imagem humana, o autorretrato tornaria-se dispensável. No entanto, ele está cada vez mais presente, e fica difícil imaginar sua ausência em tempos de tantos selfies.

Marco Antonio Portela

Deitando o olhar no conceito de alegoria, quando se representa simbolicamente um objeto para significar outro, visualizamos, nesta exposição, trabalhos empenhados em dizer além das aparências do que surge na superfície, expressando pensamentos e emoções, ultrapassando, até mesmo, a ideia de metáfora.

Lembrando que esta galeria está inscrita dentro de uma escola de imagem, não tememos correr o risco que assinalava Platão sobre jovens miradas: “quem é novo não é capaz de distinguir o que é alegórico do que não é”. Vamos procurar nos ver além do retrato, além do que somos, vamos nos perpetuar como uma efígie.

Marco Antonio Portela

Marcos Bonisson

serviço:
exposição Efígie
Galeria do Ateliê da Imagem abertura: 19/12/2014 - 19h
até: 28/02/2015
Av. Pasteur, 453 - Urca - RJ
seg a sex 10h às 21h | sab 10h às 17h
entrada franca.

Piti Tomé

Nenhum comentário:

Postar um comentário