[ Virada Cultural no MIS/SP ]

(São Paulo)

dias 15 e 16 de maio 2010

Performance
Ricardo Carioba
15 de maio, sábado, 19h

Live cinema
Organograma e Coletivo 24h
Kinolounge Cromocinética
15 de maio, sábado, 20h

Grafite digital
Danilo Oliveira e Ricardo Palmieri
15 de de maio, sábado, 20-22h; 16 de maio, domingo, 00-2h

Live cinema
Orquestra Visual Shawarma
16 de maio, domingo, 00-5h

Oficina Cinema de Animação
Núcleo Educativo do MIS
16 de maio, domingo, 10-12h


Museu da Imagem e do Som
Av. Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-2117-4777 ou mis@mis-sp.org.br
www.mis-sp.org.br
Terça a sábado, 12-19h; domingo e feriado, 11-18h


Shows, performances e oficinas marcam a Virada Cultural do Museu da Imagem e do Som

Apresentação do DJ Ashley Beedle, performances, grafite digital, live cinema, show com a banda Elo da Corrente e oficinas para adultos e crianças são algumas das atrações preparadas pelo MIS para a Virada Cultural de 2010

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo preparou uma programação dinâmica e diversificada para a Virada Cultural. Nos dias 15 e 16 de maio, DJs, performers, artistas visuais, músicos e educadores ocupam o Museu com atividades gratuitas e abertas ao público. Além disso, as exposições Escape para outra estática e a Mostra Fluxus 2010 ficarão abertas durante todo o período da Virada, com visitação gratuita.

A partir das 16h, no sábado, o DJ Akin toca no jardim do MIS com um aquecimento para a primeira atração da Virada. Às 18h, o DJ Ashley Beedle assume as pick ups da Sunset Party até as 22h. O evento, gratuito, é produzido em parceria com o British Council. DJ, produtor e remixer britânico, Beedle é um dos fundadores dos grupos Black Science Orchestra, The Ballistic Brothers e X-Press 2, autores de vários hits da dance music dos anos 90 e 2000.

As paredes do MIS também serão atração durante a Virada Cultural. Os artistas Danilo Oliveira e Ricardo Palmieri realizarão intervenções de grafite digital projetadas na fachada do Museu. As intervenções acontecem das 20 às 22h de sábado e da meia-noite às 2h de domingo. O público poderá participar, seja dando sugestões para os artistas, ou assumindo controle da pichação digital.

O artista Ricardo Carioba, cujo site specific Escape para outra estática ocupa o Espaço Redondo até 20 de junho, realiza uma performance às 19h no Auditório MIS. Parte de seu projeto solo de música eletrônica, a apresentação mescla diversas sonoridades a fim de estimular os sentidos do espectador, oscilando, muitas vezes, entre opostos, passando de timbres doces a agressivos em poucos instantes.

O Kinolounge, realizado por iniciativa da Associação Kinoforum, ocupa o Auditório MIS a partir das 20h. O grupo Organograma e o Coletivo 24h apresentam o Kinolounge Cromocinética, uma mistura de música com live cinema. Nos pequenos filmes, manipulados em tempo real, o espectador poderá reconhecer diversos aspectos do cotidiano da cidade de São Paulo; já a música será marcada por influências do minimalismo, breakcore, eletropunk e acid house.

A programação musical continua às 21h, no Auditório MIS, com show do Elo da Corrente. Formado em 2000, o grupo paulistano de rap é composto pelos músicos Caio e Pitzan e pelo DJ PG no comando dos toca-discos. Influenciado pelo jazz, funk, soul e pela música brasileira, o grupo cria seus instrumentais embasado em pesquisas próprias sobre sonoridades características de décadas anteriores e compõe letras sobre experiências pessoais e situações cotidianas da metrópole. Poderá ser realizada uma segunda apresentação da banda às 22h30.

Às 18h começa, no LABMIS, a Maratona de Circuit Bending, oficina ministrada por Cristiano Rosa (Pan&Tone). Na oficina, os participantes criarão seus próprios instrumentos musicais a partir da técnica do Circuit Bending (a criação e modificação de instrumentos musicais eletrônicos por meio de procedimentos simples, com a utilização de brinquedos, teclados baratos e componentes eletrônicos básicos). Para marcar o término da atividade, no domingo, às 6h acontece uma Jam Session, em que os participantes da maratona sobem ao palco do Auditório MIS. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo site.

Da meia-noite às 5h, acontece, no Auditório MIS, a apresentação da Orquestra Visual Shawarma. Com curadoria de Thalita Ateyeh, o projeto Shawarma de live cinema reúne seis coletivos para realizar performances a partir de edição ao vivo de obras audiovisuais. Aproximando o processo de edição e direção de vídeo ao trabalho dos músicos, a Orquestra utiliza uma linguagem distinta daquela de VJs ou de músicos que trabalham com recursos de vídeo.

No domingo, o Núcleo Educativo do MIS promove oficinas abertas para o público de todas as idades. Das 10h às 12h, acontece a Oficina Cinema de Animação, pensada para crianças de 7 a 11 anos. Os participantes assistirão a curtas de animação realizados em stop motion: A Traça Teca, Caquinhas, Minhocas, Lúmen e Os olhos do pianista. Após a exibição, as crianças irão produzir seu próprio curta de stop motion, com auxílio dos pais e educadores do Museu.

Durante a tarde, a contadora de histórias Fabíola Nabbout se une aos educadores do MIS para ministrar a Oficina de Literatura e Podcasting, em que uma história tradicional será contada de forma contemporânea e digital. Através da utilização de técnicas como RPG e outras ferramentas narrativas, o público poderá interagir mudar completamente o rumo da história. Após a contação, o público irá gravar um podcast em que contarão a história que ajudaram a criar, e esse arquivo ficará disponível no site do MIS. A primeira oficina acontece das 14h às 15h30 e, a segunda, das 16h às 17h30.

Além dessas atividades, durante as 24h da Virada Cultural, quatro bandas selecionadas ocupam o Estúdio LABMIS para elaboração e gravação de seu repertório. As condições para participação no Estúdio Aberto LABMIS já estão no site do MIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário