[ Oficinas Culturais de SP na Virada Cultural ]

(São Paulo)

As Oficinas Culturais do Estado de São Paulo vão participar pela primeira vez da Virada Cultural, que vai ocorrer entre 15 e 16 de maio. A rede das de Oficinas Culturais é uma das políticas públicas culturais do Governo do Estado de São Paulo. Seu objetivo é oferecer alternativas gratuitas de formação cultural para todos os municípios paulistas.

As atividades serão realizadas na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, próximo ao Metrô Tiradentes, telefones 3221-5558 e 3222-2662). A principal delas é reunir fotógrafos amadores para documentar a Virada Cultural por 24 horas, na Virada Fotográfica: a intenção é disponibilizar as imagens em tempo real, pela Internet, e exibir as melhores em um telão que será montado na Oswald de Andrade.

> Virada Fotográfica On-line
De 18 horas de 15/5 às 18 horas de 16/5

Seu objetivo é formar grupos de fotógrafos amadores e profissionais, com itinerários diferentes, para a documentação da Virada Cultural na cidade de São Paulo durante as 24 horas do evento, disponibilizando as imagens em tempo real pela Internet. O único requisito é possuir uma câmera fotográfica digital e o ponto de encontro para descarregar as imagens é a Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Público: interessados em geral
Faixa Etária: adultos
Seleção: primeiros inscritos que possuam câmera fotográfica digital
Inscrições: 1/5 até a data do encontro
Vagas: 240 (divididos em 12 grupos)

Coordenador: André Douek, fotojornalista e chefe da Seção Técnica do Museu Histórico da Imagem Fotográfica da Cidade de São Paulo. É de sua autoria os projetos “Jornada Fotográfica”, “Jornada São Paulo 24 Horas”, entre outros.


> Atelier Livre de Xilogravura e Gravura em Metal
16/5, de 10 horas às 13 horas e de 14 horas às 17 horas

A atividade objetiva o aperfeiçoamento das técnicas e acompanhamento do trabalho dos artistas e interessados na área para a prática de ateliê das técnicas de xilogravura e gravura em metal, oferecendo uma instrumentalização para a produção artística pessoal.

Público: interessados com conhecimento intermediário na área
Faixa Etária: jovens e adultos
Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: 1/5 até a data do encontro
Vagas: 40 (20 vagas para cada período)

Coordenadores:

- Francisco Maringelli, artista plástico, formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo (FAU/USP), com pós-graduação em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), professor em universidades e com um extenso currículo de exposições na área, sendo um dos nomes mais proeminentes da xilogravura nacional.

- Kika Levy, artista plástica, formada em Desenho Industrial pela FAAP, pós-graduada em Artes Plásticas pela FASM (Faculdade Santa Marcelina), e com um extenso currículo de exposições na área.

- Gilberto Tomé, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo (FAU/USP), com experiência comprovada na área, com um currículo extenso de atividades profissionais, vivência em ateliês na área de xilogravura, além de cursos e oficinas ministrados em diversas instituições e museus.

- Ulysses Bôscolo. Trabalha com gravura em metal, xilogravuras, pinturas, objetos e ilustrações, além de cursos e oficinas ministrados em diversas instituições e museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário