[ Debate entre as artes – a crítica na literatura e nas artes visuais ]

Escola de Artes Visuais do Parque Lage promove encontro para debater a crítica nas diversas artes

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, vai promover, no sábado, dia 15 de maio, às 16h, um encontro para debater a crítica nas diversas artes. Trata-se de "Debate entre as artes – a crítica na literatura e nas artes visuais", atividade que integra o ciclo de debates do Programa Aprofundamento, organizado por Glória Ferreira. A jornalista Beatriz Resende e o crítico e historiador da arte Paulo Sérgio Duarte vão discutir sobre a atividade crítica em suas áreas de atuação. A mediação fica por conta do jornalista Miguel Conde.

O Programa Aprofundamento da EAV Parque Lage é destinado a artistas com processo de trabalho consolidado, que buscam o aprofundamento de sua formação e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre sua produção. O programa anual e gratuito é coordenado por Glória Ferreira, que também atua como professora junto aos artistas Lívia Flores e Luiz Ernesto.


Saiba mais sobre os convidados

Beatriz Resende é bacharel e licenciada em Português e Literatura, mestre em Teoria da Literatura e doutora em Letras (Literatura Comparada) pela UFRJ. Professora do Departamento de Teoria do Teatro da Escola de Teatro da UFRJ escreve regularmente para suplementos literários do Rio e São Paulo. Atualmente é Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Paulo Sérgio Duarte é historiador e crítico da arte. Professor do Centro de Estudos Sociais Aplicados / Cesap da Universidade Cândido Mendes. Foi Assessor-Chefe do RIOARTE (1983-85) e primeiro diretor geral do Paço Imperial/Iphan, de 1986 a 1990, sendo responsável pela sua implantação como centro cultural. Publicou diversos livros, entre os quais se destacam Arte Brasileira Contemporânea: um prelúdio (Instituto Plajap / Silvia Roesler, 2009), Anos 60 – Transformações da Arte no Brasil (Campos Gerais, 19980), Waltercio Caldas (Cosac & Naify, 2001) e Carlos Vergara (Instituto Santander Cultural, 2003).

Miguel Conde é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com habilitação em Jornalismo e mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha no suplemento literário Prosa & Verso, do jornal O Globo.


Debate entre as artes
A crítica na literatura e nas artes visuais

Entrada gratuita
Dia 15 de maio (sábado), às 16h
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Convidados: Beatriz Resende e Paulo Sérgio Duarte/ mediador: Miguel Conde
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Mais informações: 3257-1800
www.eavparquelage.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário