[ CORPOINSTALAÇÃO ]

(São Paulo)

Em sua 3ª edição, o projeto apresenta performers, artistas plásticos, bailarinos, coreógrafos e pesquisadores que desenvolvem trabalhos tendo o "corpo" como foco.

Além das instalações e performances na Convivência, haverá espetáculos, oficinas, exibições de vídeo e seminário.

De 23/10 a 09/11; terça a sábado, das 10h às 20h/ domingo, das 10h às 19h.
Evento aberto para o público em geral.



SESC Pompéia
rua Clélia, 93
Pompéia - São Paulo - SP

telefone: 11 3871-7700
e-mail: email@pompeia.sescsp.org.br


Programação:

Meu Lugar na Arte



Fábio Carvalho explora em seus trabalhos as experiências que ele vive como um "estrangeiro", quando está em uma cidade qualquer que não é a dele.
Neste processo, a construção de novos mapas é parte fundamental do desenvolvimento do seu trabalho.

Na performance Meu Lugar na Arte, com duração aproximada de 1h, o artista recorta na camiseta que está vestindo o mapa da vizinhança onde se localiza o evento, registrando na segunda pele de tecido o local em que ele esteve e a performance aconteceu.

Silenciosamente o artista toma posse daquele local.

Ao final do processo a camisa vazada é deixada no local, como testemunha da ação que aconteceu naquele local.

Aberto ao público em geral. Na Área de Convivência. Livre para todos os públicos - Grátis.
Performance: dia 23/10, 20h
exposição dos trabalhos do artistas, e vídeo da performance:de 23/10 a 09/11. De terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados das 10h às 19h.


Ciberfonia#2[:Dois Pontos]
Instalação multimídia que tem como foco o vão entre o corpo e suas representações. Através da interação do público em duas interfaces distintas, são gerados ambientes simbólicos em duas telas e sonoros em quatro alto-falantes. Isto cria um ambiente em preto e branco ao qual se somam uma cenografia impressa.
Criação de Felipe Ribeiro.
Aberta ao público em geral. Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos
Grátis.
De 23/10 a 09/11. Dia 23, das 20h às 23h, demais dias, de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h.


Entre
Performance que busca compreender a natureza das conexões existentes entre as categorias de corpo, arte e cidade no contexto da construção das narrativas cotidianas que tomam forma na espacialização de paisagens de fronteira. Com Cia Hibridus (MG). Orientação artística de Cláudia Muller. Retirada de ingressos com antecedência. No Espaço Arena, Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis.
23/10, 24/10, 25/10. Quinta, às 20h30, sexta e sábado, 20h.


Escrituras e Bordaduras
Série de objetos que pretende refletir sobre o aprisionamento estético do corpo da mulher. Partindo de lingeries antigas e da técnica do bordado, o artista propõe um olhar sobre a condição real do corpo feminino na esfera biológica/sexual e sobre como a costura/bordado serviram de meios de domiciliação da mulher através da história. O artista usa a linha e a agulha para escrever na trama dos tecidos o que as mulheres escondem no zelo e no recato. Assim, se apropria de objetos de uso feminino para revelar a intimidade que se manteve interditada por séculos. Criações do artista e psicanalista Domingos Mazzilli
(MG). Aberto ao público para visitação. Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos
Grátis. De 23/10 a 09/11. Dia 23, a partir das 20h. Demais dias: de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriado, das 10h às 19h.


Missing

Série fotográfica onde o artista se apropria de seu arquivo pessoal utilizando fotografias amadoras que registram situações domésticas como festas e viagens para tratar de questões como identidade e memória. No projeto, rostos de crianças são recortados de fotografias de festas e ampliados através do procedimento blow-up. Na sequência o autor cola as mesmas imagens em seu rosto e produz autoretratos.
Na tradução do título em inglês outros sentidos emergem, uma vez que o verbo to miss pode significar errar, não acertar, não obter, deixar escapar, não notar, não compreender, omitir, sentir falta. A discussão do trabalho recai na maneira como consumimos tais fotografias, que funcionam como um arremedo de memória ou uma tentativa impossível de reviver momentos passados. De Marcelo Amorim.
Aberto ao público em geral. Na Área de Convivência. Livre para todos os públicos
Grátis.
De 23/10 a 09/11. Dia 23, das 20 às 23h, demais dias: de terça a sábado das 10h às 20h e domingos e
feriados, das 10h às 19h.


Sink



Instalação que trata das possibilidades imerssivas do corpo no espaço. A imagem icônica é o corpo da mulher que contempla a própria presença, adentra na situação vivida como espaço de pausa para a escuta do movimento. O corpo experimenta a contemplação da fluidez, deflagra a pausa diante do fluxo e deixa reverberar aos poucos nos deslocamentos da pele. Em um mesmo espaço as imagens constroem uma realidade que se distingue pelo entorno particular mas se unificam pela situação imerssiva. O público é convidado à percepção das imagens, uma imersão do corpo e do olhar diante de imagens "recortadas" da realidade e recriadas em espaço fictício. De Veridiana Zurita. Aberta ao público em geral. Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos
Grátis.
De 23/10 a 09/11. Dia 23, das 20 às 23h, demais dias: de terça a sábado das 10h às 20h e domingos e feriados, das 10h às 19h.


Travesseiro e Pássaros
Duas séries de duas fotografias. Nino Cais apresenta seu trabalho, elementos do cotidiano do artista - objetos que são parte do universo doméstico - que metaforizam sentimentos primitivos de dor, medo e desafio, organizados numa narrativa visual sensível, que revelam a força poética do imaginário do corpo em sua relação com sua história e seu entorno. O artista considera uma forma de escultura expandida que
se desdobra em diversos suportes: desenho, fotografia e objeto. Criação de Nino Cais. Aberto ao público em geral. Na Área de Convivência.
Livre para todos os públicos
Grátis. De 23/10 a 09/11. Dia 23, das 20 às 23h, demais dias: de terça a sábado das 10h às 20h e domingos e feriados, das 10h às 19h.


Amarelo

A performance busca um corpo-acontecimento, em relação e em situação. Trata-se de uma experiência sensorial entre massa, pele, plástico, espinhos, goiabada; entre toque, gosto, e cheiro.As formas e imagens geradas nesta experiência não são uma conclusão, mas um evento, um manancial de passados e futuros possíveis. Criação e interpretação: Elisabete Finger (Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial -
Curitiba). 30 minutos de duração. Espaço Arena, Área de Convivência. Retirar ingressos com antecedência. Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis. 29/10, 30/10. Quarta e quinta, às 20h.


O Japão está aqui?



Performance que fecha a trilogia de solos na qual Letícia Sekito pesquisa a construção da imagem do Japão aqui no Brasil, ao mesmo tempo em que aborda a sua relação autobiográfica com o universo cultural japonês. Concepção, criação e performance: Letícia Sekito. No Espaço Arena, Área de Convivência. Retirada de ingressos com antecedência. Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis. 31/10, 01/11. Sexta e sábado, 20h.


El Puerto e O Ilha



As duas peças de dança são inspiradas na obra do artista plástico José Leonilson (1957-1994) e nos textos da escritora Hilda Hilst (1930-2004). Compostas por elementos de dança, música, literatura e vídeo procuram lançar elementos para a reflexão sobre a passagem do tempo e a banalização do rito de passagem vida-morte para o homem contemporâneo. Em El Puerto, o projeto coreográfico inspira-se na lembrança simbólica da morte, presente na obra de José Leonilson criada em seus últimos meses de vida. O Ilha tem caráter de peça coreográfica e instalação, e aborda questões relacionadas à identidade. Concepção e Dramaturgia: Marcos Sobrinho. Duração: uma hora. No Teatro.


Welcome to the Machine

Performance que será criada e montada durante o evento CorpoInstalação. Será considerado como ponto de partida para esta criação a relação entre o corpo e o pensamento arquitetônico que existe no SESC , considerando o genius loci (espírito do lugar) e no zeitgeist (espírito da época) em que ele foi contruído. Concepção e direção: Sandro Borelli e Fabio Mazzoni. Retirada de ingressos com antecedência.
Na Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis. 01/11, 02/11, 05/11, 06/11. Sábado, quarta e quinta às 21h, domingo, às 19h.


Ação Exploratóia

Apresentação da série de performances Ação Exploratória - Vermelho/ Déjà Vu / Sem Título/ Jamais Vu.Trata-se de série de ações especificas, iniciadas pela artista em 2006. Nelas o corpo se relaciona com o espaço e com o objeto considerado inanimado, na tentativa de tirar-lhe a passividade usual, para atribuir-lhe autonomia. O objeto revela, então, o mundo real e também sua ausência. Preenche e decepciona simultaneamente. Criação e performance de Patrícia Gerber. Abertas ao público em geral. Na Área de Convivência.
Dia(s) 23/10, 25/10, 01/11, 08/11
Quinta e sábados, às 20h.


Corpo Conferência #1



Performance e áudio-instalação, é também um concerto silogístico para 13 gatos, inspirado na conferência de Jacques Derrida - O animal que logo sou. Um homem e treze gatos dentro de um cubo de vidro se olham, se questionam e se descobrem. O concerto se instaura. Direção de arte e concepção: Simone Mina. Tradução e Direção: Fábio Galvani. Ator/performer/criador: Eucir de Souza. Retirada de ingressos com antecedência. Área de Convivência. Não recomendado para menores de 16 anos. Grátis
Dia(s) 23/10, 25/10, 08/11, 09/11
Quinta e sábados, às 21h, domingo, às 19h.


SESC Pompéia
rua Clélia, 93
Pompéia - São Paulo - SP

telefone: 11 3871-7700
e-mail: email@pompeia.sescsp.org.br

Um comentário:

  1. Valeu Fábio pelas dicas maravilhosas. Sempre divulgo teus eventos lá no blog.Grande abraço.

    ResponderExcluir