[ Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça- Artes Visuais| Funarte| MinC ]

(Rio de Janeiro)

A cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça – Artes Visuais|Funarte|MinC será no dia 8 de dezembro, sexta-feira, às 10h, no Auditório Gilberto Freyre, no mezanino do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. São 7 premiados, que receberão 5 bolsas no valor de R$ 30.000,00 para fomento e pesquisa, e de R$ 35.000,00 para monografia e conjunto da obra.

Os cinco contemplados na categoria Fomento/ Pesquisa são: Bené Fonteles (PA/DF), Frederico Câmara (MG), Mariana Manhães (RJ), Milton Marques (DF) e Ronald Duarte (RJ). O prêmio para monografia vai para Fernanda Cardoso Lopes (RJ). Nelson Felix(RJ) é o premiado na categoria Conjunto da Obra

Na categoria monografia, a vencedora Fernanda Cardoso Lopes fez uma análise sobre o Grupo Rex no contexto da arte brasileira na segunda metade dos anos 1960, marcados no campo sóciopolítico pela ditadura militar a partir de 1964 e, no campo artístico, pelas discussões estruturadas a partir do movimento de Nova Figuração.

O Prêmio

Criado pela Lei Nº 11.125/ 05, o Prêmio tem por objetivo estimular a produção e a difusão da recente produção artística nacional no campo das artes visuais. Sua realização será anual, de acordo com a lei que o regulamenta.

Na sua primeira edição, a comissão de seleção foi composta por Jailton Moreira, artista e criador do espaço Torreão, Porto Alegre; Lídia de Souza, curadora e produtora de Belém do Pará; e Wagner Barja, artista visual, curador e coordenador pedagógico da Casa de Cultura da América Latina, em Brasília.

A comissão de pré-seleção contou com Adolfo Montejo Navas, artista e curador espanhol residente no Rio de Janeiro; e Alberto Saraiva, artista, curador de artes visuais do Oi Futuro, Rio de Janeiro; e Maria do Carmo de Siqueira Nino, professora da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

A Comissão de Monografia foi integrada por Glória Ferreira, crítica de arte, curadora independente e professora da Escola de Belas Artes/UFRJ; Marisa Flórido, crítica e curadora (RJ) e Paulo Sérgio Duarte, professor de História da Arte (UCAM), crítico e curador (RJ).

Endereço: R. da Imprensa, 16 (Castelo), CEP 20030-120, Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário