[ Lançamento da Revista Arte e Ensaios Nº 13 ]

(Rio de Janeiro)

Local: Centro de Arte Hélio Oiticica (Rua Luis de Camões, 68, Centro)
16 de dezembro de 2006, às 17h


A Revista Arte & Ensaios será lançada dia 16 de dezembro, às 17h, no Centro de Arte Hélio Oiticica com as palestras "O real como espaço de trânsito", de José Damasceno, e "O papel da arte na produção de realidades", Luciano Vinhosa.

Publicada anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes – UFRJ, a Revista Arte&Ensaios tem se destacado pela edição e tradução de textos relevantes para o campo da arte. Arte&Ensaios é editada por Glória Ferreira e Paulo Venancio Filho, com a colaboração da Equipe Editorial, formada por mestrandos e doutorandos do programa.

Carlos Zilio produziu um trabalho especialmente para a capa deste número, que abre com uma grande entrevista com o artista, que discorre sobre sua trajetória, seu processo de trabalho e sua atuação no ensino de arte. Além da equipe de Arte&Ensaios, a entrevista contou com a participação de Elizabeth Jobim, Vanda Klabin, Regina de Paula, Ricardo Basbaum e João Magalhães.

A Revista Arte&Ensaios n. 13 possui dois dossiês; o primeiro sobre o projeto “Interfaces”, intercâmbio promovido pela área de Linguagens Visuais em parceria com o Réseau l’Âge D’Or, constituído por onze escolas de arte do Sul da França; e o segundo sobre as Instituições de arte no Brasil, que inclui relatos de experiências, com depoimentos de Ernesto Neto, Daniela Labra, Rodrigo Moura, Ricardo Resende e Moacir dos Anjos.

Na seção Temáticas, a Revista dá continuidade aos debates sobre questões relevantes para o campo da arte, apresentando textos de Rosalind Krauss, Thomas Mc Evilley, Katharina Hegewich, e Daniel Soutif, e uma entrevista de Harald Szeemann a Carolee Thea. Textos que problematizam o tema da exposição, e que pela primeira vez podem são disponibilizados em português.

Esta edição conta com a colaboração de José Damasceno, Tania Rivera, Angela da Luz, Luciano Vinhosa e com as traduções do ensaio de Ernst van Alphen sobre a reflexão teórica de Hubert Damisch e da entrevista sobre Joseph Beuys concedida por Klaus Rinke, Johannes Stüttgen e Heinz Baumüller à Catherine Bompuis, realizada em Düsseldorf em janeiro de 1987, por ocasião da morte do artista.

Compondo a seção Artigos, aos resumos de monografias finais dos mestrandos, somam-se os da segunda turma de doutores formados pelo programa, e, como artista convidado, Simone Michelin publica o ensaio fotográfico "Academia", realizado em 1996, em “Página Dupla”, seção dedicada à apresentação de trabalhos inéditos de artistas, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. A revista apresenta ainda uma homenagem sobre os 10 anos da Área de Linguagens Visuais ma Pós-Graduação da EBA.

Como nas edições anteriores, resenhas de publicações recentes da área fecham a revista. Arte&Ensaios possui uma tiragem de mil exemplares e encontra-se a venda na livraria do MAM, na Folha Seca ou na secretaria da Pós-Graduação em Artes Visuais, da EBA/ UFRJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário