[ Retrospectiva Athos Bulcão ]

(Brasília)

Será inaugurada no dia 18 de dezembro de 2006, segunda-feira, às 19h, no Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO, a exposição RETROSPECTIVA ATHOS BULCÃO, uma individual do artista que integra o FOTO ARTE 2006 e comemora o aniversário de um ano do Espaço ECCO em nova sede.

A exposição busca traçar um panorama amplo e diversificado da produção do artista em toda sua carreira, incluindo obras de técnicas diversas como: fotomontagens, desenhos, pinturas, máscaras, gravuras, objetos, azulejaria, desenhos e pranchas originais do artista. Após quase cinco anos sem fazer uma exposição importante, Athos ressurge numa mostra simbólica e antológica que mostra um perfil da vasta carreira deste artista múltiplo e dinâmico, monumento vivo da arte brasileira.

A curadoria é de Karla Osorio Netto, diretora da ECCO e, também, curadora vitalícia da Fundação Athos Bulcão. A mostra marca o primeiro aniversário do ECCO em sua nova sede e é um dos principais eventos integrantes do FOTO ARTE este ano.

Athos imprimiu a marca de seu humor, de sua elegância, sensibilidade e imaginação em mais de duzentas obras de integração de arte/arquitetura. Desenvolveu uma estética moderna do azulejo e do relevo na arquitetura, optando pelo abstrato em detrimento do figurativo, buscando uma síntese extrema, pesquisando os efeitos de formas geométricas na relação com os espaços públicos. Sua obra é indissociável da maior parte dos principais monumentos em Brasília.

A exposição apresenta um pouco das diferentes fases e estilos da obra do artista, em suas diversas técnicas, dando ênfase à sua produção fotográfica, por apresentar mais de 20 fotomontagens em preto e branco realizadas entre os anos 50 e 70, as quais constituem um patrimônio importante da arte brasileira deste século e foram cedidas pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para o evento.

Exposição RETROSPECTIVA ATHOS BULCÃO (Galeria I)
Abertura para convidados: segunda-feira, 18 de dezembro de 2006, às 19h
Visitação até 11 de fevereiro de 2007, terça a domingo das 9h às 19h
Agendamento de escolas: 61.33272027 ramais 28, 29 ou 31.

LOCAL: Espaço Cultural Contemporâneo - ECCO
SCN Quadra 3 Lote 5 (ao lado da concessionária JORLAN, entre o Liberty Mall e o Edifício VARIG)
Site: www.eccobrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário