[ Projeto Amplificadores I 2005/2006 ]

(Nacional)

A Fundação de Cultura da Cidade do Recife, através do Museu Murillo La Greca, realizará o concurso público para artistas, arte educadores e curadores que queiram participar do Projeto Amplificadores de artes visuais e teóricas, com cursos ministrados no próprio museu e exposições coletivas através de seleção de curadorias a serem realizadas nas salas de exposições temporárias, bem como nos espaços externos ao Museu Murillo LaGreca.

O concurso pretende a constituição da programação anual (setembro2005/abril2006) do MMLG que constará de 02 (duas) exposições coletivas e 02 (dois) cursos. Contudo, tal programação poderá ser complementada por projetos especiais, escolhidos pela Diretoria do Museu Murillo La Greca.

Podem inscrever-se artistas, arte educadores e curadores brasileiros e estrangeiros, desde que residentes no Brasil. As exposições serão realizadas no decorrer de 2005/2006, com datas a serem definidas juntamente com os selecionados, após a divulgação da seleção.

As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Museu Murilo La Greca, (rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim. CEP 52060-030, Recife-PE. Tel/fax (81) 32688011), ou pelo correio com data de postagem até 13/10/2005.

O artista, arte educador ou curador deverá apresentar sua proposta especificando o conceito ou abordagem da exposição coletiva e no caso de curso teórico e/ou prático, um detalhamento do conteúdo programático.

Os projetos selecionados de curadorias e cursos receberão um cachê de R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais), sendo deduzidos os impostos cabíveis.

Cronograma:

Inscrições: de 31 de setembro a 13 de outubro de 2005
Seleção dos projetos: 19 e 20 de outubro
Divulgação do resultado: 24 de outubro

Faça o download do regulamento e ficha de inscrição clicando aqui

Museu Murilo La Greca
rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim
CEP 52060-030, Recife-PE
Tel/fax (81) 32688011

2 comentários:

  1. Mesmo dirigida a jovens artistas, curadores e arte-educadores, a iniciativa inviabiliza o concurso a quem entenda que os artistas que contribuem com seu trabalho para a viabilização de uma concepção curatorial deveriam ser os primeiros a receber remuneração por sua participação, uma vez que SEM OBRAS NÃO HÁ NEM CURADORIAS, NEM ARTE-EDUCADORES, NEM INSTITUIÇÕES QUE TRABALHEM COM ARTE.E artistas são profissionais que também fazem parte de uma movimentação econômica - porque não deveriam receber por seu trabalho? O trabalho do artista vale menos que o de um curador? Porque, se o curador trabalha com a matéria prima que é o trabalho do artista?

    Um outro ponto é o valor destinado aos selecionados - ele limita possibilidades de participação a quem viva fora de certa distância da cidade que sedia o projeto.

    ResponderExcluir
  2. Cara AnaG,

    Na posição de artista, concordo não poderia concordar mais com você. E isso é geral, não ocorre apenas neste projeto; quando há (caso raro) remuneração para os artistas, que como vc disse, são a base desta pirâmide toda, sem nossos trabalhos não há sistema de arte, esta é tremendamente inferior aos valores pagos aos curadores e críticos de arte.

    É sim um absurdo e uma distorção; artista não precisa comer, pagar contas, viver. Deve ser o que pensam.

    ResponderExcluir