[ Ephemeras ]

(São Paulo)

Desde 1996, Vanderlei Lopes articula em seu trabalho, conceitos opostos como realidade e ilusão, construção e destruição, passado e presente, ação e impossibilidade. Nesta nova exposição intitulada ephemeras, com 18 desenhos e um vídeo, todos realizados entre 2004 e 2005, o artista dá continuidade
às suas pesquisas e, como indica o título, aborda a idéia de transitoriedade e sobreposição de tempo, relacionando desenho e imagem.

O vídeo apresentado na exposição registra o desenho de uma árvore sendo feito pelo artista diretamente no chão, utilizando pólvora. Por fim, é colocado fogo na figura, e este então percorre as linhas de pólvora, refazendo o desenho. Assim que o fogo passa, a figura reaparece novamente, gravada, fundida no chão. Por meio da ação, há nesse trabalho, uma alternância entre o que é revelado e o que é apagado, entre o que se vê e o que se pensa.

Nos desenhos, todos feitos com álcool sobre papel estêncil, e todos no mesmo formato [23.5 x 34.5], o artista explora relações de linha, mancha e espaço do papel. Embora sem a presença da chama, o estêncil reage ao álcool num processo de queima, alterando sua cor. O resultado são fumaças, espaços e objetos representados, que podem ser pensados como imagens que remetem aos primórdios da fotografia (daguerreótipos), ou como fragmentos de um filme, dispostos na parede da galeria numa seqüencia.

exposição de 16 setembro a 08 de outubro de 2005
visitação segunda a sexta das 10 às 19h sábado das 10 às 17

Galeria Virgílio
R.Dr Virgilio de Carvalho Pinto 426
tels. (11) 30629446 30612999
artevirgilio@uol.com.br www.galeriavirgilio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário