[ Visualização de Dados de Interações Sociais em Rede ]

(São Paulo)

Palestra de Fernanda Bertini

A pesquisadora Fernanda Bertini Viégas (MIT Media Lab, http://web.media.mit.edu/~fviegas/) fala sobre "Visualizando para entender. Wikis, newsgroups, email e a dinâmica social do mundo online":

A que se deve o sucesso da Wikipedia, a enciclopédia online que qualquer pessoa pode visitar e editar? Como funcionam comunidades virtuais onde milhares de estranhos se reúnem para trocar idéias, discutir política, criar software e procurar parceiros românticos? Quem são essas pessoas, como colaboram e resolvem conflitos em suas comunidades?

Uma pista para entendermos melhor esses ambientes online são os arquivos deixados pelas interações diárias que lá ocorrem. A maioria das interações sociais gera documentos que se acumulam ao longo do tempo, formando arquivos que são verdadeiras minas de informação social: emails trocados, mensagens de newsgroups, versões de páginas de wiki, postings de blogs. Ocultos nesses enormes arquivos estão padrões de atividade que, se fossem mais facilmente percebidos, poderiam tornar a dinâmica social do mundo online muito mais legível.

Esse seminário apresentará visualizações de arquivos sociais online - desde discussões em newsgroups até a evolução de páginas em sites Wiki - e discutirá as diferentes maneiras como esses sistemas podem ajudar usuários e pesquisadores a melhor compreender os espaços virtuais. Um exemplo dessas visualizações está exposta, com amplas ilustrações, em http://researchweb.watson.ibm.com/history/index.htm, onde se estuda a evolução do texto de verbetes na Wikipedia.

27 de setembro, terça-feira, 19h30

PUC-SP - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - Sala 19
Rua Marquês de Paranaguá 111, São Paulo - SP
(MIT Media Lab, http://web.media.mit.edu/~fviegas/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário