[ Éden – esculturas de Efrain Almeida ]

(Rio de Janeiro)

Nesta terceira exposição individual na Galeria Anna Maria Niemeyer, Efrain Almeida apresenta trabalhos inéditos. O nome Éden veio à mente do artista a partir da temporada recentemente passada na casa de seus pais em Boa Viagem, sua terra natal, no sertão do Ceará; um lugar extremamente árido e ao mesmo tempo belo e melancólico. Todos os trabalhos desta exposição foram iniciados nesse ambiente e segundo o artista, seus motivos povoam sua memória desde a infância.

Image hosted by Photobucket.com


Faz parte da mostra uma série de três cães esculpidos em madeira [série Lázaro], dispostos no chão da galeria . Esses trabalhos foram pensados a partir da imagem de São Lázaro que Efrain adquiriu numa loja de artigos religiosos no centro de Fortaleza. A imagem apresenta um ancião com o corpo repleto de chagas e rodeado por cães que lambem suas feridas. Desde criança o artista ouve histórias a respeito do poder curativo da saliva dos cães.

Ninho, uma peça, esculpida minuciosamente em madeira, consiste em dois galhos que emergem da parede e que sustentam um ninho contendo filhotes de pássaros. Ao desenvolver essa peça o artista diz estar interessado nas idéias de aconchego, fragilidade e abandono.

Compõe também a mostra uma série de trabalhos em marchetaria: quatro peças mostrando borboletas em pleno vôo. Devido ao fato de os trabalhos serem feitos do mesmo material [laminado de cedro], tanto o fundo quanto a figura se fundem. O título desta série, Mimetismo, foi criado pensando-se na capacidade mimética das borboletas.

abertura: 8 de setembro (quinta-feira) - 20h
exposição até 30 de setembro de 2005

GALERIA ANNA MARIA NIEMEYER
www.annamarianiemeyer.com.br
Rua Marques de São Vicente, 52/205 - Shopping da Gávea
TEL: (21) 22399144 - FAX: (21) 22592082
E-MAIL: galamn@centroin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário