[ 10 anos de um novo MAM: Antologia do acervo ]

(São Paulo)

Mostra "10 anos de um novo MAM: Antologia do acervo", com curadoria de Tadeu Chiarelli, marca a revitalização pela qual o museu passou na última década

O MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, apresenta, de 25 de agosto a 2 de outubro, a exposição "10 anos de um novo MAM: Antologia do acervo", composta por obras incorporadas ao acervo do museu na última década, período em que o MAM passou por intensa reforma física e estrutural, sob a gestão de Milú Villela. O curador da mostra Tadeu Chiarelli, selecionou pinturas, fotografias, gravuras, objetos, instalações e esculturas de 37 artistas. Alguns trabalhos são inéditos. As obras, todas do acervo, foram doadas ao museu ou adquiridas nos últimos 10 anos. O MAM é atualmente a instituição que mais investe em aquisições de arte contemporânea brasileira no país.

“A idéia da mostra é revelar a nova sensibilidade trazida para o campo da arte depois da Segunda Grande Guerra, como conseqüência do processo de intensa urbanização pelo qual o Brasil passou”, explica Chiarelli. O curador cita algumas obras significativas presentes nesta exposição, como “Retrato de Lydia ou O Respeito do Filho” (1969/70), de Wesley Duke Lee, “A experiência Mondrian” (1978), de Waltercio Caldas, “Nota sobre uma cena acesa ou os dez mil pilares” (2000), de José Damasceno, “Trabalho dos dias” (1998/2000), de Caio Reisewitz e “Doador” (1999), de Elida Tessler. A exposição comemorativa exibe ainda obras inéditas: “Complemento Nacional”, de Arlindo Machado, “Vila Normanda”, de João Loureiro, o vídeo “Partida”, de Alberto Bitar e uma fotografia sem título de Geraldo de Barros, da década de 50.

Integram também a exposição trabalhos dos artistas José Roberto Aguilar, Hércules Barsotti, Mick Carnicelli, Sandra Cinto, Domitilia Coelho, Paulo D’Alessandro, Iran do Espírito Santo, Hermelindo Fiaminghi, Carlos Goldgrub, Carmela Gross, Jac Leirner, Lizarraga, Mauricio Nogueira Lima, João Loureiro, Cristiano Mascaro, Ding Musa, Rivane Neushenvender, Marcello Nitsche, Arnaldo Pappalardo, Luis Sacilotto, Regina Silveira, Sergio Sister, Ana Maria Tavares, Cláudio Tozzi, Cássio Vasconcellos, Alfredo Volpi, Márcia Xavier e Marcelo Zocchio.

Exposição: “10 anos de um novo MAM: Antologia do acervo”, curadoria de Tadeu Chiarelli
Local: Grande Sala
Abertura: 25 de agosto 2005, quinta-feira, às 19 horas
Visitação: De 26 de agosto a 2 de outubro de 2005
End. Parque Ibirapuera, portão 3 - tel (11) 5549-9688/ 5085-1300
Horários: terça a domingo e feriados das 10h às 18h
Ingressos: R$ 5,50 (estudantes pagam meia)
Sócios e parceiros do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam entrada. A entrada é franca aos domingos, durante todo o dia
Estacionamento gratuito no local
www.mam.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário