(Internet)
vídeo-registro de performance de Fábio Carvalho, apresentada na exposição Água Corrente, em maio/2006, no Centro Cultural São Paulo.
A performance Meu Lugar na Arte está associada ao trabalho "Recortes na Malha Urbana", que é uma série de camisas que apresentam mapas recortados na malha. Os mapas são da área em torno do local que está no centro geométrico do mapa, local este de onde houve a exposição que participei.
A performance é realizada durante o vernissage da exposição, quando ao longo de aproximadamente 1h40 eu recorto na camiseta o mapa da região onde se localiza a exposição, sendo este local o centro do mapa. Ao final do processo, a camisa vazada com o mapa é deixada na mostra, junto com as realizadas anteriormente.
A trilha sonora do vídeo foi criada usando-se unicamente fragmentos de som que ficaram registrados nas filmagens em vídeo da performance.
saiba mais: www.fabiocarvalho.art.br/lugar-p.htm
[ Isso ]
(Internet)
vídeo de Helena Trindade e Luiz Cavalheiros.
vídeo de Helena Trindade e Luiz Cavalheiros.
Imagens de um verme que se arrasta por um labirinto de letras em ruínas.
"Isso": significante apropriado da psicanálise (das Es), aqui referido à plasticidade das pulsões que atravessam o corpo e determinam o funcionamento do aparelho psíquico. No vídeo, o conceito de pulsão é relançado alegoricamente enquanto uma deriva pelo fluxo caótico dos signos (imagens e sons). Para nós, a “vida crua” se liga às pulsões sexual e de morte que agem sobre o sujeito a partir de objetos que, para ele, restam sempre como enigmáticos. Ela se relaciona à vertigem frente à desmedida do desejo. Acreditamos, também, que é da “vida crua” que advém a experiência estética do estranho (das Unheimliche), uma vez que nela está em jogo uma “outra cena”. Neste sentido, a vida crua desvela para o sujeito desejante a angústia de sua própria divisão, operada pelo descentramento radical do inconsciente.
"Isso": significante apropriado da psicanálise (das Es), aqui referido à plasticidade das pulsões que atravessam o corpo e determinam o funcionamento do aparelho psíquico. No vídeo, o conceito de pulsão é relançado alegoricamente enquanto uma deriva pelo fluxo caótico dos signos (imagens e sons). Para nós, a “vida crua” se liga às pulsões sexual e de morte que agem sobre o sujeito a partir de objetos que, para ele, restam sempre como enigmáticos. Ela se relaciona à vertigem frente à desmedida do desejo. Acreditamos, também, que é da “vida crua” que advém a experiência estética do estranho (das Unheimliche), uma vez que nela está em jogo uma “outra cena”. Neste sentido, a vida crua desvela para o sujeito desejante a angústia de sua própria divisão, operada pelo descentramento radical do inconsciente.
Áudio: ‘zumbido-música’ composto a partir da sobreposição gradativa dos fonemas resultantes da combinação de cada letra do alfabeto com todas as outras (AA., AB, AC, AD, …) e a inversão digital da mesma.
[ Jardim das Delícias: Performance em questão ]
(Rio de Janeiro)
A partir de 1º de dezembro e nos três fins de semanas seguintes (dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006), o Museu da República será palco de uma maratona de performances. “Jardim das Delícias: Performance em questão” engloba apresentações de performances nos jardins do Museu, exposição de fotografias e vídeos de performances históricas na Galeria do Lago, mostra de vídeos no auditório e a realização de duas mesas redondas com os críticos mais importantes da cidade, artistas e teóricos ligados à história da arte, filosofia e psicanálise. “Jardim das Delícias” traz ao público um pequeno recorte da produção artística recente, investigando seu surgimento nos últimos quarenta anos.
Os curadores Alexandre Sá, Daniela Mattos e Isabel Portella se reuniram com um objetivo específico: investigar a poética da performance como linguagem e a utilização do corpo como suporte. A mostra terá em média quarenta artistas que trabalham com performance no cenário contemporâneo, em mídias diversas, seja ao vivo ou em videoperformances. Trará também ao público trabalhos que foram fundamentais para a formação da performance e sua fundamentação enquanto linguagem híbrida, que se apresenta como um desdobramento/conjunção de outras linguagens artísticas.
Jardim das Delícias é um projeto pensado e estruturado para expor, desmistificar a arte da performance e formar público. Para propormos uma reflexão sobre o tema, estimularmos o debate e fazer da galeria / jardim / museu (durante a exposição), um local de troca de experiências, de novas associações e de produção crítica. Pretendemos fazer uma seleção acurada dos principais artistas cariocas que se utilizam desse suporte multidisciplinar que mescla teatro, dança e artes visuais, além dos novos artistas que vêm mostrando uma incontestável qualidade dentro de suas respectivas produções. Embora saibamos que todo o recorte é, inevitavelmente um olhar particular e subjetivo, estamos conscientes de seus enganos possíveis de antemão, que residem em todo e qualquer diálogo de olhares sem nenhuma cobiça.

galeria do lago - Museu da República
Performances:
Abertura: sexta 1º de dezembro – 19h - ABERTA AO PÚBLICO
Sábados e domingos a partir das 16h
Dias 1º, 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006
Jardins do Museu da República
Entrada franca
Exposição:
Fotos e vídeos de performances históricas
Abertura: sexta 1º de dezembro – 19h - ABERTA AO PÚBLICO
de 1º de dezembro de 2006 a 24 de fevereiro de 2007
Segunda a sexta, de 11h às 17h
Sábados, domingos e feriados, de 14h às 18h
Galeria do Lago
Entrada franca
Mostra de vídeos:
Dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006
Sábados e domingos a partir das 16h (sessões contínuas)
Auditório
Entrada franca
Mesa-redonda:
Dia 7/12/2006 às 19h
Dia 12/12/2006 às 19h
Auditório
Entrada franca
Galeria do Lago - Jardins do Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete
22220-000 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2558-6350
Fax: (21) 2285-0795
www.museudarepublica.org.br
A partir de 1º de dezembro e nos três fins de semanas seguintes (dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006), o Museu da República será palco de uma maratona de performances. “Jardim das Delícias: Performance em questão” engloba apresentações de performances nos jardins do Museu, exposição de fotografias e vídeos de performances históricas na Galeria do Lago, mostra de vídeos no auditório e a realização de duas mesas redondas com os críticos mais importantes da cidade, artistas e teóricos ligados à história da arte, filosofia e psicanálise. “Jardim das Delícias” traz ao público um pequeno recorte da produção artística recente, investigando seu surgimento nos últimos quarenta anos.
Os curadores Alexandre Sá, Daniela Mattos e Isabel Portella se reuniram com um objetivo específico: investigar a poética da performance como linguagem e a utilização do corpo como suporte. A mostra terá em média quarenta artistas que trabalham com performance no cenário contemporâneo, em mídias diversas, seja ao vivo ou em videoperformances. Trará também ao público trabalhos que foram fundamentais para a formação da performance e sua fundamentação enquanto linguagem híbrida, que se apresenta como um desdobramento/conjunção de outras linguagens artísticas.
Jardim das Delícias é um projeto pensado e estruturado para expor, desmistificar a arte da performance e formar público. Para propormos uma reflexão sobre o tema, estimularmos o debate e fazer da galeria / jardim / museu (durante a exposição), um local de troca de experiências, de novas associações e de produção crítica. Pretendemos fazer uma seleção acurada dos principais artistas cariocas que se utilizam desse suporte multidisciplinar que mescla teatro, dança e artes visuais, além dos novos artistas que vêm mostrando uma incontestável qualidade dentro de suas respectivas produções. Embora saibamos que todo o recorte é, inevitavelmente um olhar particular e subjetivo, estamos conscientes de seus enganos possíveis de antemão, que residem em todo e qualquer diálogo de olhares sem nenhuma cobiça.

galeria do lago - Museu da República
Performances:
Abertura: sexta 1º de dezembro – 19h - ABERTA AO PÚBLICO
Sábados e domingos a partir das 16h
Dias 1º, 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006
Jardins do Museu da República
Entrada franca
Exposição:
Fotos e vídeos de performances históricas
Abertura: sexta 1º de dezembro – 19h - ABERTA AO PÚBLICO
de 1º de dezembro de 2006 a 24 de fevereiro de 2007
Segunda a sexta, de 11h às 17h
Sábados, domingos e feriados, de 14h às 18h
Galeria do Lago
Entrada franca
Mostra de vídeos:
Dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006
Sábados e domingos a partir das 16h (sessões contínuas)
Auditório
Entrada franca
Mesa-redonda:
Dia 7/12/2006 às 19h
Dia 12/12/2006 às 19h
Auditório
Entrada franca
Galeria do Lago - Jardins do Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete
22220-000 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2558-6350
Fax: (21) 2285-0795
www.museudarepublica.org.br
[ Fórum F. A. q ]
(São Paulo)
Fórum F. A. q: Perguntas Sobre Arte, Consciência e Tecnologia
30 de novembro, 1º e 2 de dezembro de 2006
SESC Avenida Paulista
Av. Paulista 119, Paraíso, São Paulo - SP
11-3179-3716 ou seminario@avenidapaulista.sescsp.org.br
www.sescsp.or.br
Taxas de Inscrição: R$10, trabalhador no comércio e serviços, matriculado e dependente; estudante; aposentado e professor da rede pública; R$ 15, usuário matriculado no SESC; R$ 20, demais interessados.
O que pode significar interatividade nos meio digitais? Quais as relações possíveis entre arte e ciência? Como o corpo é afetado pelo estabelecimento de novas formas de vida mediadas pela tecnologia? Para onde está caminhando a cultura? Como a tecnologia interfere na consciência? As F.A.q. Frequently asked questions, ou, perguntas freqüentes deste fórum direcionam a programação das mesas de debates.
O fórum destaca a presença de 17 integrantes do Planety Collegium, uma comunidade internacional de artistas-pesquisadores dirigida por Roy Ascott, visionário artista e teórico inglês que já na década de 60 antevia os caminhos da revolução da informação e sua relação com a arte e a consciência.
Além das mesas de debates com a participação de importantes artistas brasileiros, haverá conferências de Roy Ascott e dos supervisores do Planetary Collegium, Mike Phillips e Michael Punt. Diariamente apresentaremos trabalhos de arte-tecnologia comentados por Mike Phillips e pelas curadoras Daniela Bousso, diretora do Paço das Artes e curadora do Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia e Solange Farkas, diretora do Vídeo Brasil.
No site www.faq.art.br você encontra todas as informações sobre o evento, uma mostra de trabalhos dos artistas e um fórum on-line onde você pode enviar suas próprias perguntas aos participantes.
Fórum F. A. q: Perguntas Sobre Arte, Consciência e Tecnologia
30 de novembro, 1º e 2 de dezembro de 2006
SESC Avenida Paulista
Av. Paulista 119, Paraíso, São Paulo - SP
11-3179-3716 ou seminario@avenidapaulista.sescsp.org.br
www.sescsp.or.br
Taxas de Inscrição: R$10, trabalhador no comércio e serviços, matriculado e dependente; estudante; aposentado e professor da rede pública; R$ 15, usuário matriculado no SESC; R$ 20, demais interessados.
O que pode significar interatividade nos meio digitais? Quais as relações possíveis entre arte e ciência? Como o corpo é afetado pelo estabelecimento de novas formas de vida mediadas pela tecnologia? Para onde está caminhando a cultura? Como a tecnologia interfere na consciência? As F.A.q. Frequently asked questions, ou, perguntas freqüentes deste fórum direcionam a programação das mesas de debates.
O fórum destaca a presença de 17 integrantes do Planety Collegium, uma comunidade internacional de artistas-pesquisadores dirigida por Roy Ascott, visionário artista e teórico inglês que já na década de 60 antevia os caminhos da revolução da informação e sua relação com a arte e a consciência.
Além das mesas de debates com a participação de importantes artistas brasileiros, haverá conferências de Roy Ascott e dos supervisores do Planetary Collegium, Mike Phillips e Michael Punt. Diariamente apresentaremos trabalhos de arte-tecnologia comentados por Mike Phillips e pelas curadoras Daniela Bousso, diretora do Paço das Artes e curadora do Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia e Solange Farkas, diretora do Vídeo Brasil.
No site www.faq.art.br você encontra todas as informações sobre o evento, uma mostra de trabalhos dos artistas e um fórum on-line onde você pode enviar suas próprias perguntas aos participantes.
[ Vestiu um Parangolé e saiu por aí ]
(Belo Horizonte)
Edmilson Nunes, Marcos Cardoso e Jorge Duarte

Edmilson Nunes
Monalisa
Técnica mista (velas, pregos e contas)
140 x 180 cm, 2006
Esta é uma mostra que trata do OLHAR, seja assustado, encantado, sabido, ou ressabiado, que reúne as tralhas de um caminho, do menino, do ancião. Arte por toda parte, para todo tipo de olhar, arte pelas paredes, para o céu, pelo chão. Arte que vem de Hélio Oiticica, o artista paradigmático dessa relação intrínseca entre a estratégia conceitual baseada no paradoxo e na ironia. Os parangolés, cor vestida e sambada, são objetos referenciais que abriram portas e janelas para as futuras gerações.

Marcos Cardoso
Figura com Chapéu
Saco plástico costurado com plástico
102 x 155 cm, 2006
Baseado na obra de Milton da Costa
Jorge, Edmilson e Marcos são artistas que acreditam na arte como instrumento de conhecimento e transformação do mundo. Seus trabalhos são pequenas engrenagens que articulam com os movimentos da arte, através da precariedade dos materiais, e tendo o elemento de estranhamento e surpresa como o alento. Suas obras referem-se diretamente a uma realidade palpável, objetiva, de forte apelo popular, comprometidas com o “imaginário periférico” e suburbano, ao mesmo tempo que se afirmam como elementos de forte sofisticação intelectual.

Jorge Duarte
Rede de Entregas
Calcinhas e cuecas de malha
Dimensões variadas, aprox. 300 x 400 cm, 2006
Durante a abertura os três artistas executarão uma performance, pichando a frente da galeria.
Galeria Murilo Castro
Rua Benvinda de Carvalho, 60 – Santo Antônio – Belo Horizonte
Abertura dia 30 de Novembro, a partir das 20h, até o dia 22 de dezembro de 2006
segunda a sexta de 10:00 às 19 h, e aos sábados de 10 às 14 h
(31) 3287.0110
www.murilocastro.com.br
Edmilson Nunes, Marcos Cardoso e Jorge Duarte

Edmilson Nunes
Monalisa
Técnica mista (velas, pregos e contas)
140 x 180 cm, 2006
Esta é uma mostra que trata do OLHAR, seja assustado, encantado, sabido, ou ressabiado, que reúne as tralhas de um caminho, do menino, do ancião. Arte por toda parte, para todo tipo de olhar, arte pelas paredes, para o céu, pelo chão. Arte que vem de Hélio Oiticica, o artista paradigmático dessa relação intrínseca entre a estratégia conceitual baseada no paradoxo e na ironia. Os parangolés, cor vestida e sambada, são objetos referenciais que abriram portas e janelas para as futuras gerações.

Marcos Cardoso
Figura com Chapéu
Saco plástico costurado com plástico
102 x 155 cm, 2006
Baseado na obra de Milton da Costa
Jorge, Edmilson e Marcos são artistas que acreditam na arte como instrumento de conhecimento e transformação do mundo. Seus trabalhos são pequenas engrenagens que articulam com os movimentos da arte, através da precariedade dos materiais, e tendo o elemento de estranhamento e surpresa como o alento. Suas obras referem-se diretamente a uma realidade palpável, objetiva, de forte apelo popular, comprometidas com o “imaginário periférico” e suburbano, ao mesmo tempo que se afirmam como elementos de forte sofisticação intelectual.

Jorge Duarte
Rede de Entregas
Calcinhas e cuecas de malha
Dimensões variadas, aprox. 300 x 400 cm, 2006
Durante a abertura os três artistas executarão uma performance, pichando a frente da galeria.
Galeria Murilo Castro
Rua Benvinda de Carvalho, 60 – Santo Antônio – Belo Horizonte
Abertura dia 30 de Novembro, a partir das 20h, até o dia 22 de dezembro de 2006
segunda a sexta de 10:00 às 19 h, e aos sábados de 10 às 14 h
(31) 3287.0110
www.murilocastro.com.br
[ Projeto Criatividade: Ação e Pensamento ]
(São Paulo)
Carmela Gross
28 de novembro, terça, 20h - até 4 de fevereiro/2007
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br
Terça a domingo, 11-20h
Carmela Gross
28 de novembro, terça, 20h - até 4 de fevereiro/2007
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br
Terça a domingo, 11-20h
[ Réplica e Rebeldia: artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique ]
(Rio de Janeiro)
abertura:28/11/2006 - 20/22h (para convidados)
29 nov 2006 a 07 jan 2007
2º andar - Espaço 2.4
1300m2 - 76 obras

Tomás Cumbana
Lourenço Marques, Moçambique, 1972
Sem título, 2005
fotografia
40 x 60 cm
Coleção do artista
Réplica e Rebeldia vai buscar o seu título ao processo que tipificou durante décadas a criação artística africana. De facto o processo de criação da pintura do século XVII no Brasil e no século XX em países africanos começou por ser por parte dos artistas negros um processo de cópia, de réplica dos modelos europeus ex-portados para o Brasil e para África.
A este primeiro processo seguiu-se um outro caracterizado por uma revolta, uma rebeldia artística acompanhada por rebeldia social, política, muitas vezes particularmente violenta por parte dos artistas que começavam o seu processo de libertação e de identificação.
Ora o que é de des-tacar no contexto em que esta exposição acontece é o facto de que a contem-poraneidade africana e afro-brasileira não surge do nada. Ela acontece dentro de um processo histórico em que emerge um passado de tradições diversas e um passado desta primeira fase de Réplica e Rebeldia constituído por obras iniciadoras das artes visuais destas regiões culturais.
António Pinto Ribeiro - Curador
ter - sex 12h - 18h sab - dom e feriados 12h - 19h A bilheteria fecha 30 min antes do término do horário de visitação.
Museu de Arte Moderna
Av Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro
+55 (21) 2240 4944
abertura:28/11/2006 - 20/22h (para convidados)
29 nov 2006 a 07 jan 2007
2º andar - Espaço 2.4
1300m2 - 76 obras

Tomás Cumbana
Lourenço Marques, Moçambique, 1972
Sem título, 2005
fotografia
40 x 60 cm
Coleção do artista
Réplica e Rebeldia vai buscar o seu título ao processo que tipificou durante décadas a criação artística africana. De facto o processo de criação da pintura do século XVII no Brasil e no século XX em países africanos começou por ser por parte dos artistas negros um processo de cópia, de réplica dos modelos europeus ex-portados para o Brasil e para África.
A este primeiro processo seguiu-se um outro caracterizado por uma revolta, uma rebeldia artística acompanhada por rebeldia social, política, muitas vezes particularmente violenta por parte dos artistas que começavam o seu processo de libertação e de identificação.
Ora o que é de des-tacar no contexto em que esta exposição acontece é o facto de que a contem-poraneidade africana e afro-brasileira não surge do nada. Ela acontece dentro de um processo histórico em que emerge um passado de tradições diversas e um passado desta primeira fase de Réplica e Rebeldia constituído por obras iniciadoras das artes visuais destas regiões culturais.
António Pinto Ribeiro - Curador
ter - sex 12h - 18h sab - dom e feriados 12h - 19h A bilheteria fecha 30 min antes do término do horário de visitação.
Museu de Arte Moderna
Av Infante Dom Henrique 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro
+55 (21) 2240 4944
[ Marcelo Cidade ]
(São Paulo)
Artista presente na 27ª Bienal Internacional de São Paulo se destaca pelo olhar critico que lança sobre o ambiente urbano e o sistema das artes, focos dos trabalhos do artista que realiza pixações, pinturas, performances, fotos e vídeos. A exposição é composta pela escultura "Imóvel" (2004), e pelos vídeos "Evolução é o processo, processo é a evolução" (2006).

até 28 de janeiro/2007.
Escola São Paulo
Rua Augusta, 2239 - São Paulo - SP
Tel.: +55 11 30810364
Artista presente na 27ª Bienal Internacional de São Paulo se destaca pelo olhar critico que lança sobre o ambiente urbano e o sistema das artes, focos dos trabalhos do artista que realiza pixações, pinturas, performances, fotos e vídeos. A exposição é composta pela escultura "Imóvel" (2004), e pelos vídeos "Evolução é o processo, processo é a evolução" (2006).

até 28 de janeiro/2007.
Escola São Paulo
Rua Augusta, 2239 - São Paulo - SP
Tel.: +55 11 30810364
[ Cowtadinhas ]
(Curitiba)
Tom Lisboa
Cowtadinhas - intervenção em açougues de Curitiba

27 de novembro de 2006 a 28 de janeiro de 2007
Nos últimos anos, a Cowparade tem se firmado como um evento de grande alcance midiático. No entanto, algumas iniciativas têm procurado fugir deste padrão ou utilizar este padrão resignificar a ordem tradicional das coisas. É o caso das "vacas magras", da CowParódia, de Belo Horizonte, com sua crítica ao patrocínio cultural no Brasil e, agora, de Cowtadinhas, que ao ser realizada em açougues de Curitiba, restitui as vacas ao seu "habitat natural" dentro das grandes cidades e a um outro patamar de "consumo", diferente do estético.
Cowtadinhas acrescenta carne e sangue verdadeiros às vacas da Cowparade e, apesar de ser não-oficial, ironicamente, estabelece novas maneiras de apreciarmos e interagirmos com este rebanho.
Adesivo:
Samuel Kavalerski
Tom Lisboa
Açougues partipantes:
Mercadão de Carnes
Alam. Princesa Isabel, 2883
Frigo Forte
R. Saldanha Marinho, 746
(a colocação dos adesivos será feita de 26/11 a 15/12. até 10 açougues serão incluídos nesta intervenção)
Horário comercial
www.sinTOMnizado.com.br/cowtadinhas
Tom Lisboa
Cowtadinhas - intervenção em açougues de Curitiba

27 de novembro de 2006 a 28 de janeiro de 2007
Nos últimos anos, a Cowparade tem se firmado como um evento de grande alcance midiático. No entanto, algumas iniciativas têm procurado fugir deste padrão ou utilizar este padrão resignificar a ordem tradicional das coisas. É o caso das "vacas magras", da CowParódia, de Belo Horizonte, com sua crítica ao patrocínio cultural no Brasil e, agora, de Cowtadinhas, que ao ser realizada em açougues de Curitiba, restitui as vacas ao seu "habitat natural" dentro das grandes cidades e a um outro patamar de "consumo", diferente do estético.
Cowtadinhas acrescenta carne e sangue verdadeiros às vacas da Cowparade e, apesar de ser não-oficial, ironicamente, estabelece novas maneiras de apreciarmos e interagirmos com este rebanho.
Adesivo:
Samuel Kavalerski
Tom Lisboa
Açougues partipantes:
Mercadão de Carnes
Alam. Princesa Isabel, 2883
Frigo Forte
R. Saldanha Marinho, 746
(a colocação dos adesivos será feita de 26/11 a 15/12. até 10 açougues serão incluídos nesta intervenção)
Horário comercial
www.sinTOMnizado.com.br/cowtadinhas
[ De repente livros ]
(Rio de Janeiro)
Ana Torres, André Sant’anna, Angélica Lopes, Anna Dantes, Arto Lindsay, Camila Ponte, Carlos Garaicoa, Carlos Zílio, Cecília Cotrim, Chacal, Cildo Meireles, Claudia Saldanha, Cristina Pape, Daniela Labra, Eugenio Valdés, Fausto Fawcett, Fernanda Gentil, Fernanda Lopes, Fernando Cocchiarale, Fernando Gerheim, Glória Ferreira, Guilherme Zarvos, Hermano Vianna, Iole de Freitas, Laufer, Luis Carlos Csekö, Luisa Duarte, Luiz Camillo Osório, Luiz Guilherme Vergara, Luiza Interlenghi, Marcus Wagner, Marisa Flórido, Michel Melamed, Miguel Sayad, Milton Machado, Paulo Herkenhoff e Paulo Sergio Duarte

Paulo Innocêncio
A mostra "De repente livros" conta com a participação de artistas plásticos, críticos, curadores, músicos, estudiosos e escritores. Cada convidado terá, durante a mostra, sua prateleira individual com 5 livros selecionados pelos mesmos, além de uma cadeira (colchão, rede), também escolhidos individualmente por cada um dos convidados da exposição.
A idéia é colocar a literatura preferida dos nossos convidados em exposição, para que nossos amigos e público em geral possam se deliciar com publicações recomendadas pelos leitores convidados, livros que foram importantes em suas formações, ou nos estudos e pesquisas atuais.
até 23/12/2006
terça a sexta, 12-19h; sábados, 12-17h
A Gentil Carioca
Rua Gonçalves Ledo 17 sobrado - Centro
55-21-22221651
correio@agentilcarioca.com.br
www.agentilcarioca.com.br
Ana Torres, André Sant’anna, Angélica Lopes, Anna Dantes, Arto Lindsay, Camila Ponte, Carlos Garaicoa, Carlos Zílio, Cecília Cotrim, Chacal, Cildo Meireles, Claudia Saldanha, Cristina Pape, Daniela Labra, Eugenio Valdés, Fausto Fawcett, Fernanda Gentil, Fernanda Lopes, Fernando Cocchiarale, Fernando Gerheim, Glória Ferreira, Guilherme Zarvos, Hermano Vianna, Iole de Freitas, Laufer, Luis Carlos Csekö, Luisa Duarte, Luiz Camillo Osório, Luiz Guilherme Vergara, Luiza Interlenghi, Marcus Wagner, Marisa Flórido, Michel Melamed, Miguel Sayad, Milton Machado, Paulo Herkenhoff e Paulo Sergio Duarte

Paulo Innocêncio
A mostra "De repente livros" conta com a participação de artistas plásticos, críticos, curadores, músicos, estudiosos e escritores. Cada convidado terá, durante a mostra, sua prateleira individual com 5 livros selecionados pelos mesmos, além de uma cadeira (colchão, rede), também escolhidos individualmente por cada um dos convidados da exposição.
A idéia é colocar a literatura preferida dos nossos convidados em exposição, para que nossos amigos e público em geral possam se deliciar com publicações recomendadas pelos leitores convidados, livros que foram importantes em suas formações, ou nos estudos e pesquisas atuais.
até 23/12/2006
terça a sexta, 12-19h; sábados, 12-17h
A Gentil Carioca
Rua Gonçalves Ledo 17 sobrado - Centro
55-21-22221651
correio@agentilcarioca.com.br
www.agentilcarioca.com.br
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