[ Jardim das Delícias: Performance em questão ]

(Rio de Janeiro)

A partir de 1º de dezembro e nos três fins de semanas seguintes (dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006), o Museu da República será palco de uma maratona de performances. “Jardim das Delícias: Performance em questão” engloba apresentações de performances nos jardins do Museu, exposição de fotografias e vídeos de performances históricas na Galeria do Lago, mostra de vídeos no auditório e a realização de duas mesas redondas com os críticos mais importantes da cidade, artistas e teóricos ligados à história da arte, filosofia e psicanálise. “Jardim das Delícias” traz ao público um pequeno recorte da produção artística recente, investigando seu surgimento nos últimos quarenta anos.

Os curadores Alexandre Sá, Daniela Mattos e Isabel Portella se reuniram com um objetivo específico: investigar a poética da performance como linguagem e a utilização do corpo como suporte. A mostra terá em média quarenta artistas que trabalham com performance no cenário contemporâneo, em mídias diversas, seja ao vivo ou em videoperformances. Trará também ao público trabalhos que foram fundamentais para a formação da performance e sua fundamentação enquanto linguagem híbrida, que se apresenta como um desdobramento/conjunção de outras linguagens artísticas.

Jardim das Delícias é um projeto pensado e estruturado para expor, desmistificar a arte da performance e formar público. Para propormos uma reflexão sobre o tema, estimularmos o debate e fazer da galeria / jardim / museu (durante a exposição), um local de troca de experiências, de novas associações e de produção crítica. Pretendemos fazer uma seleção acurada dos principais artistas cariocas que se utilizam desse suporte multidisciplinar que mescla teatro, dança e artes visuais, além dos novos artistas que vêm mostrando uma incontestável qualidade dentro de suas respectivas produções. Embora saibamos que todo o recorte é, inevitavelmente um olhar particular e subjetivo, estamos conscientes de seus enganos possíveis de antemão, que residem em todo e qualquer diálogo de olhares sem nenhuma cobiça.


galeria do lago - Museu da República

Performances:
Abertura: sexta 1º de dezembro – 19h - ABERTA AO PÚBLICO
Sábados e domingos a partir das 16h
Dias 1º, 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006
Jardins do Museu da República
Entrada franca

Exposição:
Fotos e vídeos de performances históricas
Abertura: sexta 1º de dezembro – 19h - ABERTA AO PÚBLICO
de 1º de dezembro de 2006 a 24 de fevereiro de 2007
Segunda a sexta, de 11h às 17h
Sábados, domingos e feriados, de 14h às 18h
Galeria do Lago
Entrada franca

Mostra de vídeos:
Dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de dezembro de 2006
Sábados e domingos a partir das 16h (sessões contínuas)
Auditório
Entrada franca


Mesa-redonda:
Dia 7/12/2006 às 19h
Dia 12/12/2006 às 19h
Auditório
Entrada franca

Galeria do Lago - Jardins do Museu da República

Rua do Catete, 153 – Catete
22220-000 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 2558-6350
Fax: (21) 2285-0795
www.museudarepublica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário