[ Luiz Le Barba – à Gauche ]

(Niterói)
abertura: 14 de abril, quinta-feira, 18h
até: 15 de maio

No dia 14 de abril, quinta-feira, às 18h, o artista Luiz Carlos de Carvalho vai abrir a exposição “Luiz Le Barba – à Gauche”, com curadoria de Marcia Müller, no Museu do Ingá, em Niterói. 


A exposição leva a arte da rua para dentro do museu. Além de um conjunto de obras de graffitis sobre papel, a mostra contará com pinturas sobre tela,  sketchbooks (livros, onde são demonstrados os exercícios mais "caligráficos" das "escritas"; anotações que seguem basicamente ritmo da escrita ocidental e outras formas mais livres de gestual).

Luiz Carlos usa o codinome Le Barba, daí o nome que escolheu para a mostra. A extensão à gauche quer dizer à esquerda. O artista, como ele mesmo se define, sempre foi um rebelde. “Isto é de minha natureza e da formação artística, um beatnik que viveu a cultura underground e engajado na luta pela liberdade e resistência ao poder opressor e repressor. Mas não trago no discurso da minha arte nenhum pensamento pessimista, e sim, a utopia de desejar um mundo novo, um mundo melhor e democrático”, explica ele, que é também Diretor do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (no Campo de São Bento), vinculado á Fundação de Arte de Niterói.

“Eu tenho o papel como principal suporte, a pele da arte: como foram o papiro e o pergaminho no passado. Seguindo, passo para a prática de pintura, aí tenho as telas, lonas, madeiras, novamente o papel; e as paredes e muros da cidade. Como também trabalho com pintura corporal, a pele do corpo humano é suporte para a minha expressão artística; assim como as paredes, muros e portões são pele do corpo urbano”, afirma Luiz – Le Barba.

A paixão pelo graffiti veio há três anos, aos 60 de idade. Influência do jovem amigo Davi Balthar (Máfia 44), também graffiteiro e que enxergou no Luiz a vocação e a atitude para Sreet Art. “Vejo na arte urbana um seguimento do pensamento da arte pública - que é inerente à arte contemporânea -, e que me provocou o retorno à pintura.”, diz. A liberdade de dizer o que sente. A liberdade da rua, característica do graffiti. Foi essa liberdade que atraiu Luiz Carlos.

Serviço:
Exposição “Luiz Le Barba”, curadoria de Marcia Müller
Museu do Ingá – Niterói
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78 - Ingá, Niterói - RJ, 24210-470
Informações: (21) 2717-2919
de quarta a sexta, das 12h às 17; e sábados e domingos, das 13h às 17h

3 comentários:

  1. Valeu, primo!
    Obrigado!!!
    Forte abraço,
    LC Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Grande ''Luiz Le Barba''
    Tudo de bom pra você ,meu amigo.
    Eternamente grata pelos momentos agradáveis que passei na oficina do Paschoal Carlos Magno sob sua direção..Será sempre lembrado!Bjos

    ResponderExcluir
  3. Grande ''Luiz Le Barba''
    Tudo de bom pra você ,meu amigo.
    Eternamente grata pelos momentos agradáveis que passei na oficina do Paschoal Carlos Magno sob sua direção..Será sempre lembrado!Bjos

    ResponderExcluir