[ livro “ARTE DE EXPOR” – Curadoria como Expoesis” ]

(Rio de Janeiro)
dia 18 de junho, quinta-feira, às 19h



No dia 18 de junho, quinta-feira, às 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, será o lançamento do livro “ARTE DE EXPOR – Curadoria como Expoesis, de autoria de Sonia Salcedo del Castillo (artista-curadora, professora da EAV e integrante do CeAV/Funarte). O prefácio do livro é assinado por Paulo Sergio Duarte (crítico e curador, professor-pesquisador da Universidade Cândido Mendes, onde dirige o Centro Cultural Cândido Mendes), que na ocasião do lançamento integrará uma mesa-redonda sobre curadoria, junto a um dos entrevistados do livro, Ricardo Basbaum (artista visual, curador e professor adjunto do departamento de artes da UERJ) e à autora. O livro sai pelo selo NAU Editora e foi patrocinado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca – projeto contemplado em 2013, através da Rosado Torres Produções Culturais, com apoio da galeria Amarelonegro Arte Contemporânea.

“ARTE DE EXPOR – curadoria como expoesis” revela algumas questões sobre o trabalho do curador. Reúne diversas imagens de trabalhos e exposições como montagem de obras de Ronald Duarte, Guga Ferraz, Marcos Chaves, Chelpa Ferro, Cadu, David Cury, Albano Afonso, Elizabeth Jobim, Ronaldo do Rego Macedo, Victor Arruda, Leonora de Barros, Ricardo Aleixo, Floriano Romano, Nazareno Rodrigues, entre outras; e de mostras como Fôlego, Museu como Lugar, Sinais na Pista e Poética Expositiva. O leitor vai poder entender e refletir sobre as novas atribuições do curador, no processo de conceber e realizar exposições de arte contemporânea.

É possível relacionar a poética expositiva à artística? É lícito compreender o campo expositivo como um exercício distinto da criação do designer, ou do arquiteto de exposições, mas pertencente ao âmbito do ato criativo de curadorias cujas realizações espelham uma prática poético-estética? Se uma exposição for conjunto motivado por uma vontade poética configurando tempo e espaço, então o curador poderia ser entendido como poeta e/ou artista? Estas e outras questões são debatidas no livro. “A posição da autora é a de que pode existir um exercício de criação poética e/ou artística na prática da curadoria. O livro não se contenta em expor suas posições pessoais, mas se apoia em inúmeras referências daqui e estrangeiras, além de agregar um extenso repertório de documentos, textos, entrevistas e depoimentos. Inúmeras figuras do chamado sistema da arte contemporânea são apresentadas, sendo a mais instigante aquela do artista-curador. Enfim, é um material rico para o debate sobre o que é a curadoria de arte”, explica Paulo Sergio Duarte.

“ARTE DE EXPOR – Curadoria como Expoesis” revela de forma generosa o modus operandi de determinadas práticas curatoriais sem pretender ser um modelo metodológico, senão extensão crítico-reflexiva de um fazer poético, conforme indica Zalinda Cartaxo, na orelha do livro.

Serviço:
Lançamento do livro “ARTE DE EXPOR – Curadoria como Expoesis” (Editora NAU)
Autora: Sonia Salcedo del Castillo
Dia 18 de junho, quinta-feira, às 19h
Mesa-redonda com Paulo Sergio Duarte, Ricardo Basbaum  e Sonia Salcedo del Castillo
Auditório da EAV Parque Lage

Informações: 3257-1800

Nenhum comentário:

Postar um comentário