[ Amanda Mei e Ana Nitzan no espaço e-arte - Arte Hall ]

(São Paulo)
abertura: 28/05/2015, 19h
até: 13/06/15

Exposição de Amanda Mei reflete sobre a especulação imobiliária e verticalização das cidades

Imagem da obra “Desvio em Curva”, 2014

No espaço e-arte, em 28 de maio, às 19h, a Arte Hall apoia a exposição “Sobre a Demolição da Terra", da artista paulistana Amanda Mei. Sob curadoria de Paula Borghi, a mostra coloca em questão as atuais políticas de verticalização e especulação da cidade, discutindo o desenvolvimento brutal e crescente na vida contemporânea.

Bairros paulistanos de forte verticalização foram a matéria-prima de Amanda Mei para a criação das nove esculturas em madeira, papelão, tacos de madeira, pedra e restos de parede e de 20 pinturas-desenhos exibidos nesta exposição. Pedaços de parede, fragmentos de madeira, tacos, caixas de papelão, ferragens e restos de demolição foram resgatados e assumem uma nova superfície, tencionando a relação da arquitetura projetada e orgânica.

A paleta de cores utilizada na série de desenhos-pinturas de explosões se resume a tonalidades da cor cinza, chamando atenção às profundas mudanças na paisagem urbana, que cada dia tem seu céu mais poluído, mais concreto e mais asfalto. A efermeridade do tempo também é discutida nesta série, onde é possivel sincronizar o estrondo da uma demolição de uma casa ao bombardeio de uma cidade.

A busca eterna de ressignificação permeia a produção da artista desde o início de sua carreira, em 2004. Sua produção não trata de construir através de artifícios, mas sim de usar aquilo de fora descartado para, então, reconstruir. No encerramento da exposição, sábado dia 13 de junho, às 12h, ocorre visita-guida com a artista e a curadora Paula Borghi.


Ana Nitzan exibe série de fotografias inspiradas de árvores e flores

Sublimação _ Entre Caminhos - Ana Nitzan 

No mesmo dia, a Arte Hall apoia também a primeira exposição da artista Ana Nitzan. A exposição foi concebida por Florence Antonio juntamente com a artista para acompanhar a obra que Nitzan produziu para o Clube Hall 8a Edição.

Na série “Sublimação _ Entre Caminhos”, ela apresenta registros fotográficos de árvores diversas, compostos de forma a eliminar a presença do tronco, fazendo com que a copa flutue como nuvens na atmosfera. O “peso” ausente do tronco da árvore confere uma certa leveza a esse elemento natural, mas ao mesmo tempo se faz presente pela própria ausência, como “não leveza”. A árvore é tida como eixo do mundo, símbolo de uma relação de verticalidade entre o céu e a Terra que rege o incessante ciclo natural de morte e regeneração dos seres vivos.

Decorrente da série anterior, o grupo de trabalhos “Sublimação/Colheita” compreende imagens de flores colhidas na mesma região das árvores representadas (Avaré, São Paulo). Nesta linha de pensamento a flor representa o fim e a morte, mas também sugere a volta ao principio - após florada nascem as sementes.

As nove fotografias que compõem a exposição foram criadas para o livro "Sublimação', lançado em setembro de 2014. A mostra se completa com uma série recente intitulada “Caixa/Objeto”, contendo fotografias, terra e sementes banhadas em cobre.

“Sobre a Demolição da Terra", de Amanda Mei - Curadoria de Paula Borgui
Individual de Ana Nitzan

abertura: 28/05/2015, 19h
até: 13/06/15
visitação: seg. a sex., 10h/19h; sáb., 11h/16h.

No encerramento: visita-Guiada com Ana Nitzan, Amanda Mei e Paula Borghi: 13 de junho de 2015, as 12h

Arte Hall | e-arte
rua Joaquim Antunes, 187, Jardim Paulistano, São Paulo
tels. 3061-5715 e 3061-9412

Nenhum comentário:

Postar um comentário