[ Atos em Ações 2 ]

(Campinas, Rio Claro, Limeira)
de 22 a 29 de junho




A Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade do Projeto Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura convida para a segunda edição do Atos em Ações - Festival Internacional de Performances e Intervenções, que traz mais de 40 artistas do Brasil (Limeira, Salvador, Campinas, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Rio Claro), Argentina, México, Chile, Colômbia, Uruguai e Canadá. 

A proposta principal do projeto é deslocar a produção da arte performática dos grandes centros para outras cidades, permitir o intercâmbio entre artistas brasileiros e internacionais e promover a formação de novos públicos, estimulando-os a entrar no território das ações e refletir sobre as ideias do pensamento artístico contemporâneo. 


Realização: Oficina Cultural Carlos Gomes
AT|AL|609 – Lugar de Investigações Artísticas (Campinas)
FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira
Sechiisland Gallery (Rio Claro)


Informações gerais:

Período: 22 a 29 de junho
Locais das ações:

Limeira
Oficina Cultural Carlos Gomes: Largo da Boa Morte, 11 – Centro
Praça Toledo de Barros – Centro
FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira: Avenida Engenheiro Antônio Eugênio Lucatto, 2515 – Vila Camargo

Campinas
AT|AL|609 – Lugar de Investigações Artísticas: Rua Antônio Lapa, 609 – Cambuí
Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí (Centro de Convivência Cultural de Campinas)

Rio Claro
Sechiisland Gallery: Avenida M-29, 2183 – Jardim São João

Programação:
Dia 22 – segunda-feira
11h às 15h
Performances na praça
Artistas: Ruth Vigueras Bravo, Nelda Ramos e Fausto Gracia
Local: Campinas / Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí (Centro de Convivência Cultural de Campinas)
18h
Abertura oficial do Festival Atos Em Ações 2
Performances: Gabriel Montero, Oscar Gavilan Ortiz, Fernando Ribeiro, Augusto Meneghin, Nicolas Spinosa e Cecilia Stelini
Local: Campinas / AT|AL|609

Dia 23 – terça-feira
20h
Mesa-redonda: Os rumos da performance na atualidade
Debatedores: Gabriela Alonso, Nicolas Spinosa, Cesar Forero, Rose Boaretto, Fausto Gracia, Gilio Mialichi, Marcos FMNO, Lea Moraes, Luana Veiga, Thaise Nardim, Del Pilar Sallum, Caio Lion, Marcelo Gandhi e José Roberto Sechi
Mediação: Cecilia Stelini
Local: Campinas / AT|AL|609

Discussão sobre as questões recentemente levantadas a respeito da performance enquanto Arte de Ação. Situada anteriormente fora do contexto de uma prática institucionalizada, a performance, hoje, está nas agendas de várias instituições; antes considerada vanguarda e contestatória, atualmente se insere no mercado.

Dia 24 – quarta-feira
10h às 14h
Performances na praça
Artistas: Tzitzi Barrantes, David Ortiz e Neryth Yamile Manrique Mendoza
Local: Campinas Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí (Centro de Convivência Cultural de Campinas)

Dia 25 – quinta-feira
16h
Performance-ação: Vende-se: aceita-se cartão de débito!
Artista: Tales Frey
Local: Limeira / Largo da Boa Morte

16h30
Performances:
Artista: Rafaell Cavaglhyery
Local: Limeira / Largo da Boa Morte

Artistas: Cacau Torres e Maicon Medeiros
Local: Limeira / Oficina Cultural Carlos Gomes

19h30
Palestra: Performatus – Afluências verborrágicas e imagéticas
Palestrante: Tales Frey
Local: Limeira / Oficina Cultural Carlos Gomes

“Performatus” é um projeto / revista eletrônica que extrapola a lógica da escrita e busca validar variados discursos artísticos, estejam eles apoiados na palavra ou na imagem. Composta por ensaios, críticas, entrevistas, traduções e por um item chamado perfil de artista, a revista propõe tópicos e estímulos para gerar reflexões em torno do ato performático. A palestra aborda cada item da revista on-line, detalha cada um dos projetos realizados e avalia o processo criativo de cinco artistas cujo trabalho enfoca o corpo na arte contemporânea: Daniel Toledo, Grasiele Sousa, MaviVeloso, Narcissister e Priscilla Davanzo.

Tales Frey vive e trabalha entre o Brasil e Portugal: é artista performático, videoartista, crítico de arte e encenador. Atualmente conclui doutorado em Estudos Teatrais e Performativos na Universidade de Coimbra. Apresentou sua produção artística também na Argentina, Canadá, China, Cuba, Estados Unidos, Polônia e Tailândia. Tem obras nos acervos do MAC/USP e do Instituto Municipal de Arte y Cultura de Puebla (México).

Dia 26 – sexta-feira
a partir das 15h
Performances na praça
Artistas: Gabriel Montero, Lea Moraes, Oscar Gavilan Ortiz, Matheus Alecci, Mathias Reis e Cristiano Cerejo
Local: Limeira / Praça Toledo de Barros
19h30
Workshop e exercício performático: A arte é arte, todo o resto é todo o resto
Coordenação: Milton Afanador Alvarado (Colômbia)
Local: Limeira / FAAL

A ação partirá da reflexão sobre os textos do livro “Do Espiritual na Arte”, de Kandinsky: o performer e os participantes construirão formas abstratas, poéticas e contrastes sutis através das reações físicas entre luz, cor, movimento e gesto com tintas refletidas no leite.

Artista visual e performer, Milton Afanador Alvarado apresentou seus trabalhos na Argentina, Chile e Brasil. Mestre em Belas Artes pela Universidade Industrial de Santander, da Colômbia, especializou-se na Argentina em mídia e tecnologias para a produção artística.

20h30
Abertura da exposição: SINECDoQUE
Artistas: PAR D PAToZ (Alperoa e Pamela Navarro Ortiz) (Chile)
Período: 27/6 a 9/7
Local: Limeira / FAAL

A exposição consiste no exercício de uma pintura mural com 500 folhas de papel, todas pintadas individualmente e que, juntas, formam o trabalho total. A obra discute a produção em massa para o mercado, ao qual já estamos acostumados.

PAR D PAToZ é formado pelos artistas visuais Alperoa e Pamela Navarro Ortiz. Desde 2010 a dupla cria, dirige e produz, no Chile e no exterior, projetos culturais independentes relacionados com a arte da performance. Além do trabalho em conjunto, cada um executa sua própria produção artística.

Dia 27 – sábado
9h às 12h
Workshop: A performance como experiência de si
Coordenação: Tania Alice
Público: estudantes da área e artistas a partir de 18 anos, interessados em participar de uma experiência performática coletiva em espaço público
Inscrições: 2 a 26/6
15 vagas
Atividade aberta
Local: Limeira / Oficina Cultural Carlos Gomes

A atividade tem por objetivo o aprofundamento na linguagem performática, utilizando-se de ferramentas oriundas da meditação budista, do movimento autêntico, da dança dos 5Rhythms de Gabrielle Roth e da experiência somática (SE) de Peter Levine. A prática coletiva permitirá aos participantes transitar com liberdade nos diversos ambientes em que a performance se realiza: ruas e caos urbano, instituições culturais e espaços de arte contemporânea.

Tania Alice, artista-pesquisadora em performance, é formada em Letras e Artes pela Université de Strasbourg III, tem mestrado em Criação Contemporânea e doutorado em Letras e Artes (Performance) pela Université de Provence Aix-Marseille e pós-doutorado em Criação Teatral e Performática Contemporânea pela UFRJ, onde é professora associada da Escola de Teatro. É pesquisadora do NEPAA (Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias). Diretora artística e performer do coletivo Heróis do Cotidiano, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais para espetáculo, performance e videoperformance.

a partir das 12h30
Performances na praça
Performance coletiva: DaNçA lIvrE pARa ToDos!
Artistas: Tania Alice e participantes do workshop “A performance como experiência de si”

Performances:
Artistas: Milton Afanador Alvarado, PAR D PAToZ (Alperoa e Pamela Navarro Ortiz), Mirs Mostrengo, Ana Roland, Outro Luiz, Caio Lion e Juliana Bom-tempo, Lucio Agra e Grasiele Sousa
Local: Limeira / Praça Toledo de Barros

Dia 28 – domingo
18h
Performances na Galeria
Artistas: Ruth Vigueras Bravo, Javier Del Olmo, Tania Alice, Luana Veiga e Aurora Monteiro e Rodrigo Munhoz (Amor Experimental), Daniel Viana
Local: Rio Claro / Sechiisland Gallery

Dia 29 – segunda-feira
12h30
Performances
Artistas: Lucio Agra e Grasiele Sousa,Tania Alice
Local: Campinas / AT|AL|609
15h
Performance na praça
Artistas: Recy Freire
Local: Campinas / Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí (Centro de Convivência Cultural de Campinas)
18h
Encerramento
Artistas: Rodrigo Munhoz (Amor Experimental), Grupo FACIUS (Natália Ivanov, Vitor Nascimento, Ícaro Gaya), Mariana Picart Motuzas, Noel Langone, Leonardo Thim e Karlene Branca
Local: Campinas / AT|AL|609

Nenhum comentário:

Postar um comentário