[ Fábio Carvalho | Portfólio de Ações - 2010/2014 ]

(Rio de Janeiro)
abertura: 12 de novembro, quarta, 18h
até: 5 de dezembro, seg/sex, 9 às 20h

Exposição que traz pela primeira vez um panorama da produção artística de Fábio Carvalho nos últimos cinco anos abre dia 12 de novembro, quarta-feira, às 18h na Galeria de Arte do Café Baroni. O projeto é uma parceria entre a Caza Arte Contemporânea, Marcia Zoe Ramos Escritório de Arte e Raquel Baroni.


O artista carioca Fábio Carvalho abre no próximo dia 12 a exposição “Portfólio de Ações - 2010/2014", na galeria de arte do Café Baroni, localizada no Edifício Bolsa do Rio, na praça XV de novembro n° 20, Centro. Esta exposição apresenta 42 trabalhos criados entre 2010 e 2014, sendo que mais da metade destes ainda são inéditos no Rio, e traz como destaque a série inédita “Unidade do Exército Monarca”.

Na série Unidade do Exército Monarca — ou simplesmente UdEM —, vemos uma grande quantidade de impressões de soldados segurando um fuzil, com asas de borboleta saindo de suas costas. As impressões em folhas de papel de seda foram feitas com carimbos de borracha produzidos à mão pelo próprio artista, e em seguida coladas sobre 11 telas na forma de "lambe lambe". O "Monarca" do título é uma referência à borboleta monarca (Danaus plexippus) recorrente em trabalhos de Fábio Carvalho.


7ª Udem (Unidade do Exército Monarca)
"lambe lambe" (impressão com tinta acrílica e carimbos em papel de seda) s/ tela

Desde 2009 Fábio Carvalho nos convida a uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas de gênero. Seus trabalhos operam na superposição e no conflito entre elementos tradicionais do universo feminino, em particular os padrões decorativos florais, as borboletas, a louça de porcelana, o scrapbook vitoriano, o bordado, as pérolas, as rendas e os cristais, com os estereótipos de masculinidade, como o militar, o policial, o executivo, o halterofilista, o cowboy, etc. O artista acredita que a reflexão proposta por sua produção possa nos levar a novas posturas e ações frente a uma questão tão urgente em nossos dias. Basta lembrar a quantidade absurda de pessoas agredidas e até mesmo mortas diariamente no Brasil pelo simples fato de serem diferentes.

Pérolas aos poucos n° 4
tecido montado sobre chassi, bordado à mão, apliques industriais, pérolas falsas, cristais falsos

Nos trabalhos de Fábio Carvalho ficamos frente a frente com imagens e objetos plenos de beleza, sedução e delicadeza, talvez fazendo-nos até esquecer que estes estão entremeados ou partem de elementos que representam violência e repressão, em particular tendo em mente a história recente brasileira. Estamos, portanto, diante de um dilema provocado por um discurso aparentemente contraditório, e cabe a cada um tomar a sua posição frente a este dilema.

Em seu trabalho o artista procura questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir, propondo uma discussão sobre os estereótipos de gêneros. E agora, na Galeria de Arte do Café Baroni, temos a oportunidade de conferir trabalhos de diversas séries e épocas do artista juntos pela primeira vez.
Medalhão Monarca 2
faiança vidrada e policromada à mão com uso de estampilhas originais criadas pelo artista

Serviço:
exposição “Fábio Carvalho | Portfólio de Ações - 2010/2014
galeria de arte do Café Baroni
Bolsa do Rio - praça XV de novembro n°20 – Centro
abertura: 12 de novembro, 18h
até: 5 de dezembro, seg/sex, 9 às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário