[ Fábio Carvalho volta a Portugal para mais uma residência artística ]

foto: Maria de Fátima Lambert

Depois de Caldas da Rainha (Faianças Bordallo Pinheiro, 2011), Porto (Maus Hábitos, 2012), Vista Alegre (Porcelana Vista Alegre, 2013) e Ílhavo (Oficina da Formiga, 2013), Fábio Carvalho irá voltar pela quarta vez a Portugal, em junho deste ano, para participar de sua quinta residência artística no país, desta vez em Alcobaça.

Esta será a quarta residência artística de Fábio Carvalho com cerâmica, que terá lugar na São Bernardo Ceramics, fundada nos anos 1980 pelo arquiteto Manuel da Bernarda, cuja família está envolvida na industria da cerâmica desde 1875. Alcobaça é uma cidade onde a tradição da produção cerâmica remonta ao século XII. O projeto e a curadoria da residência artística é de Maria de Fátima Lambert, curadora residente no Porto, Portugal, atuante em todo aquele país e no exterior, incluindo o Brasil.

A São Bernardo Ceramics tem tradição na colaboração com renomados designers internacionais, como Gerald Gulotta, Jasper Conran, James Packer, John Rochas, Arnold Zimmerman, Nancy Smith, entre outros. Além de Fábio Carvalho mais 2 artistas brasileiros (Estela Sokol e Grabriela Machado) e 12 portugueses (Beatriz Horta Correia, Bela Silva, Graça Pereira Coutinho, Luís Nobre, Maria Pia Oliveira, Sofia Castro, Albuquerque Mendes, Isaque Pinheiro, Jorge Abade, Susana Piteira, Catarina Branco, Carolina Paz) farão parte desta residência artística.

Desta vez Fábio Carvalho pretende produzir uma peça de grande dimensão, ou um conjunto de peças que ocupem uma grande área, de forma a experimentar e ampliar os limites da sua recente experiência em cerâmica. Posteriormente as peças de cerâmica produzidas por todos os artistas participantes do projeto serão expostas no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

Este ano, Fábio Carvalho foi também convidado a englobar um grupo de 10 artistas internacionais para criar cada qual, em Lisboa, uma peça de grande dimensão com os tradicionais azulejos portugueses. Estas peças serão montadas em fachadas de prédios devolutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário