[ Como Refazer o Mundo ]

(Salvador)
abertura: 15/05/2014, 19 horas.
até: 30/07/2014




Artistas: André Winn . Andrea Brown . Andrey Zignnatto . Adrianna Eu . Almandrade . Ana Verana . Arthur Scovino . Bicicleta Sem Freio . Bruno Miguel . Camila Soato . Carolina Paz . Derlon Almeida . Eliezer Bezerra . Evandro Soares . Fabiano Devide . Fábio Baroli . Fábio Carvalho . Fábio Magalhães . Helô Sanvoy . João Oliveira . Juliana Moraes . Lilian Maus . Luciana Knabben . Luiz Mauro . Marcelo Daldoce . Maíra Lins . Péricles Mendes . Renata Cruz . Rosa Bunchaft . Tuti Minervino . Victor Leguy . Virgílio Neto . Zé de Rocha.

Curadoria: Divino Sobral

A galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea abre no dia 15 de maio, às 19 horas, a exposição coletiva Como refazer o mundo, com curadoria assinada por Divino Sobral, artista plástico e curador goiano. A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de julho, enriquecendo a programação cultural de Salvador durante a 3ª Bienal da Bahia.

Fábio Baroli (MG)

A exposição Como refazer o mundo agrupa pintura, desenho, aquarela, gravura, bordado, recorte, objeto, instalação, fotografia, vídeo, registro de performance, performance e graffiti, evidenciando a prática artística contemporânea como uma atividade que se dedica a refazer aspectos do mundo. Reúne obras que trabalham com diferentes categorias e suportes, que reconstroem e deslocam o estatuto e a configuração de imagens e figuras, de pequenas coisas do dia a dia, de acontecimentos que passam despercebidos, de objetos que de tanto usarmos deixamos de notar, de afetos que vão sendo armazenados na memória e para os quais muitas vezes não temos tempo, de desejos que frustramos, desviamos ou não realizamos, de espaços da imaginação que deixamos de frequentar e de colocarmos em conversação com os espaços do mundo, por estarmos tão alienados pelo funcionalismo e pela urgência da vida nas grandes cidades. Reúne obras feitas em diálogo com o mundo e que nos colocam atentos a ele, que nos convidam a vivenciá-lo, que operam e produzem sentido diante dele e para ele, trabalhos que propõem inúmeras formas de conversações com as questões da vida atual.

Fábio Carvalho (RJ)

O público soteropolitano poderá ver em conjunto diversas questões de interesse no quadro da produção brasileira, tais como: a apropriação e a mistura de imagens prontas produzidas tanto pela história da arte quanto pela publicidade e pela indústria; a recuperação da linguagem figurativa explorada na elaboração de narrativas visuais dedicadas ao universo da intimidade do artista e à manifestação do sujeito em atrito com o mundo; o desenvolvimento de complexas relações entre imagem e texto; as diferentes maneiras pelas quais se manifestam repertórios vinculados à memória; a presença de procedimentos de colecionismo e de arquivismo na formação das obras; o diálogo entre as heranças populares e a linguagem contemporânea; a presença ou a representação do corpo e da carne humana na constituição da obra; o conceito de obra em processo aberta aos experimentos e ao registro do tempo; a crítica à alienação da sociedade de consumo; a importância do desenho enquanto linguagem autônoma nos circuitos de arte institucional e mercadológico.
Divino Sobral


Renata Cruz (SP)

No dia 17 de maio, sábado, às 17 horas, o curador realizará uma visita guiada à exposição comentando as obras e as relações poéticas criadas por ele entre elas no espaço da galeria.

abertura: 15 de maio de 2014, às 19 horas.
até: 16 de maio a 30 de julho de 2014.
visita guiada com o curador: 17 de maio, às 17 horas.
horário: segunda/sábado, 10 - 19 horas
Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea
Rua da Paciência, nº 227, Rio Vermelho, 41.950-010, Salvador / BA.
Tel. 55 71 3035-4154 / 8802-4154

Nenhum comentário:

Postar um comentário