[ Sérgio Sister, Suzana Queiroga e Fábio Carvalho na galeria Artur Fidalgo ]

(Rio de Janeiro)
abertura 20/06/2013
até 13/07/2013


Artur Fidalgo apresenta a próxima dose tripla feita de cores, dimensões, nuvens e cowboys, com Sérgio Sister, Suzana Queiroga e Fábio Carvalho.


No espaço principal, Fidalgo recebe o artista paulistano Sérgio Sister. Nesta individual, Sister mostra uma série de objetos pictóricos tridimensionais e duas pinturas, intercalando cores, textura e vazio.

Com suas “Caixas” -- pinturas feitas em tábuas verticais dispostas sobre uma estrutura de madeira semelhante a de uma caixinha de frutas -- Sister vai além da matéria: as cores não apenas atuam entre si, como interagem com o fundo branco da parede, com as sombras e com outras tabuinhas colocadas na parte posterior da obra.  O espectador pode mergulhar na cor e na ausência, na luz e na sombra, para dentro ou além das margens e das bordas. Entre a pintura e a escultura, ele abre área para o tom do fundo, destacando-o como parte essencial da obra.



Suzana Queiroga propõe uma ocupação temporária no próprio escritório de Artur, marcando com sua "Semeadura de Nuvens".

A artista carioca, que marca a geração dos pintores e escultores contemporâneos brasileiros, aterrissa com delicada força e sonho para alçar vôos livres e mergulhos profundos. Nesta participação, Queiroga vem para dar boas-vindas e deixar um aperitivo do que vem por aí. É uma ocupação temporária no próprio escritório de Artur onde ela pinta uma parede de azul profundo e, dentro deste céu, inscreve uma nuvem delicada que transborda.



No Armazém Fidalgo, Fábio Carvalho faz uma instalação com o vídeo “Frequently Secretly”, parte de sua nova série de trabalhos “Cowboys and Angels”, onde onde aponta fragilidades do homem viril bruto.

Frequently Secretly” é uma instalação criada especialmente para o Armazém Fidalgo, que parte do vídeo de mesmo nome criado por Fábio Carvalho no final de 2012. Neste vídeo, de aproximadamente 3 minutos, vemos em close-up um ambiente que parece íntimo, talvez um quarto de dormir. Um sujeito vestido como cowboy entra, acende o abajur, deposita seu chapéu sobre o aparador, apanha um pequeno baú, que na verdade é uma caixa de música. Ele dá corda e abre a caixinha, só que ao invés da tradicional bailarina, há um pequeno cowboy branco, que executa sua “dança” até a corda acabar. A música tocada é “Cowboys Are Frequently Secretly (Fond of Each Other)“ [Cowboys Frequente e Secretamente (sentem afeição uns pelos outros)], de Ned Sublette. Além do vídeo em “loop”, vemos um ambiente similar ao retratado no vídeo que nos permite imaginar o que se passa lá dentro, transformando o observador em voyeur.


Sérgio Sister, Suzana Queiroga e Fábio Carvalho
Artur Fidalgo galeria
rua Siqueira Campos, 143, 2º andar - 147-150, Copacabana - Rio, RJ, Brasil

abertura: 20 de junho de 2013, às 19h
até 13 de julho de 2013
segunda a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 10h às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário