[ Palavras Cruzadas ]

(Rio de Janeiro)
até 7 de abril de 2012



A exposição Palavras Cruzadas traz para o público trabalho de 15 artistas que se utilizam da palavra como meio de fatura de suas obras. Composta de vídeo, pintura, desenho, objeto, performance, etc., a mostra apresenta, como seu título propõe, um cruzamento entre diversas poéticas visuais em que a escrita é o foco de pesquisas artísticas.

Alex Hamburger, Lia do Rio, Marcio Zardo, Rosana Ricalde, Felipe Barbosa, Julio Leite, Marco Antonio Portela, Sidney Philocreon, Leonardo Ramadinha, Greice Rosa, Clarisse Tarran, Cristina Amiran, Alexandre Sá, Osvaldo Carvalho e Suely Farhi.

Curadoria: Osvaldo Carvalho

e também: Gê Orthof no Projeto Vitrine Efêmera

O sentido de Ausente nas palavras de Gê Orthof é o esforço de uma visualização da memória em que tenta mimetizar um olho/vitrine, uma homenagem que ao mesmo tempo atualizaria a nostalgia da perda para Santa Teresa de seus bondinhos tão característicos. Realmente, nossa memória nos deixa passar que estamos a mais de 6 meses sem aquele transporte desde que, em uma tragédia que já se anunciava, um acidente deixou 6 mortos e mais de 50 feridos. E o que hoje temos é uma promessa de reformas e melhorias para revitalização do sistema cujo caráter descritivo da obra deixa muitas dúvidas quanto ao serviço que será prestado aos moradores. Mas tudo para 2014. Quando sublinha no meio da vitrine um trajeto curto e estreito para o olhar alheio, Gê Orthof acentua o foco da perda, das ausências, dos múltiplos estilhaços lançados para todos à volta de uma memória: o bonde.

Curadoria: Osvaldo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário