[ Preto | Branco - 1963 | 1966 - Roberto Magalhães ]

(Rio de Janeiro)



A exposição apresenta um panorama abrangente da obra gráfica de Roberto Magalhães do início dos anos 60, período fundamental na trajetória do artista.


As obras, 79 xilogravuras e 26 desenhos realizados entre 1963 e 1965, são pouco conhecidas do público. As xilogravuras foram impressas nas Oficinas da Imagem Gráfica da EAV. Cinco serigrafias de grande formato do acervo de gravuras da EAV completam o conjunto.

De 25 de março a 22 de maio de 2011 | Galerias 1, 2 e EAV

Roberto Magalhães participou de diversas mostras emblemáticas, como “Opinião 65”, no MAM-RJ. Desenvolveu, juntamente com Antônio Dias, Carlos Vergara, Rubens Gerchman, entre outros artistas, uma nova linguagem para as artes visuais. Recebeu diversos prêmios, entre eles o de viagem ao exterior no XV Salão Nacional de Arte Moderna – RJ, em 1966. No ano seguinte, transferiu-se para a França, onde foi contemplado com um prêmio na IV Bienal de Paris. Em 1975, de volta ao Brasil, tornou-se professor do MAM-RJ. Nos anos 80 foi professor da EAV Parque Lage. Em 1992 realizou exposição retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil. Setenta e cinco mostras coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, revelam a importância do artista no campo das artes visuais.

horários:
segunda a quinta - 9h às 22h30
sexta-feira, sábado e domingo - 9h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário