[ Ateliê Aberto #3 - Inscrições ]

(nacional)

A Casa Tomada abre inscrições para a seleção de projetos da residência artística Ateliê Aberto #3, a ser realizada no período de 08 de setembro de 2010 a 14 de dezembro de 2010. Localizado na aclimação, região central da cidade de São Paulo, Brasil, o espaço pretende estimular a produção e a difusão das artes visuais no âmbito do município de São Paulo e consolidar a Casa Tomada como um espaço institucional de experimentação nas artes visuais e de reflexão crítica sobre seus desenvolvimentos contemporâneos.

Inscrições: 14 de maio de 2010 a 30 de junho de 2010

Podem inscrever‐se jovens artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil ou no exterior. As inscrições serão gratuitas.As inscrições deverão necessariamente ser feitas nos idiomas português, espanhol ou inglês. As inscrições deverão ser feitas somente via email, através do endereço inscricao@casatomada.com.br.

A próxima edição do projeto, o Ateliê Aberto #3, terá início em setembro de 2010, com duração de três meses, e contará com a participação de 5 a 7 artistas e 2 a 4 pesquisadores teóricos escolhidos através de um processo seletivo.

Jovens artistas e pesquisadores de qualquer área de atuação das artes e de qualquer nacionalidade estão aptos a se inscrever no processo seletivo, que será feito somente pela internet.

Para o projeto Ateliê Aberto, é oferecido pela Casa Tomada:

- espaço de convivência, incluindo salas de estar e cozinha coletiva.
- ateliê de 80m².
- biblioteca de artes com cerca de 1000 títulos, entre livros, cds e dvds.
- laboratório fotográfico pb.
- vitrine para a rua disponível como espaço expositivo durante o processo de ateliê.
- visitas de curadores, artistas e galeristas aos artistas em ateliê.
- jantares com curadores, galeristas e/ou artistas.
- exposição dos trabalhos produzidos na Casa durante o processo.
- divulgação da exposição.
- materiais básicos de desenho, pintura e colagem.
- um computador para pesquisa, trabalhos e acesso à internet.
- sistema wireless na maior parte dos pontos da casa.
- blog no site da Casa para cada artista.
- publicação Convivências, sobre os processos do Ateliê Aberto #3, realizada pela Casa Tomada, lançada junto com a exposição final.

mais informações sobre a inscrição: http://casatomada.com.br/site/?page_id=2027


A Casa Tomada é um espaço reservado para práticas, investigações e reflexões de caráter artístico. O projeto surgiu da vontade de construir um espaço que fosse um ponto de convergência entre as diversas áreas de atuação das artes.

Focada em todo o processo de produção e não somente no produto final artístico, a Casa Tomada tem como proposta incentivar a discussão e o desenvolvimento de trabalhos motivados pela vivência compartilhada na Casa, além de discutir o hibridismo de linguagens nos processos artísticos contemporâneos.

Dentro da Casa Tomada desenvolvem-se, simultaneamente, dois projetos principais:
Ateliê Aberto – programa temporal de convivência para jovens artistas,
Ateliê Teórico – programa de pesquisa e produção em história, crítica e curadoria de arte, voltado para jovens pensadores das artes.

A idéia da simultaneidade dos projetos é a troca entre artistas e pensadores da arte, estimulando-os uns aos outros na própria produção de seus trabalhos.

Como forma de apresentação dos projetos desenvolvidos nestes programas, a Casa convida o público para uma exposição que mostra tanto os trabalhos finais, quanto as etapas dos processos de criação. Juntamente com a exposição é lançada a publicação Convivências, com textos sobre os participantes, imagens dos processos, depoimentos dos visitantes que os projetos receberam, além dos trabalhos produzidos pelos participantes do Ateliê Teórico.

A Casa conta com uma biblioteca para pesquisa em artes, boa parte construída através de doações de catálogos, dvds e livros de outras instituições, na qual os participantes dos projetos podem buscar suas referências e, assim, criar um ponto de estudos comum. Este espaço também abriga o acervo de projetos executados dentro da casa, como os cadernos de artista, pequenas publicações e toda a parte documental do desenvolvimento dos programas. Tanto a biblioteca quanto o acervo podem ser consultados por interessados em geral mediante um agendamento.

Ao longo do ano, a Casa Tomada ainda oferece alguns workshops e cursos ministrados por profissionais conceituados de diversas áreas da arte como cinema, performance, música, desenho, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário