(Rio de Janeiro)
Pinakotheke Cultural exibe as últimas obras inéditas de Rubens Gerchman
A Cidade do Rio de Janeiro terá a honra de receber a partir do dia 4 de abril, as últimas 37 obras do artista plástico Rubens Gerchman, produzidas no ano passado, que serão apresentadas na Pinakotheke Cultural de Botafogo.
A exposição é uma homenagem da Pinakotheke ao pintor, falecido em 29 de janeiro de 2008, que inclusive, deixou duas pinturas que foram elaboradas neste mesmo mês sem título e assinatura. “Gerchman não fazia uma exposição no Rio há dez anos”, constata o empresário Max Perlingeiro, diretor da Pinakotheke Cultural e curador da mostra.
O carioca Rubem Gerchman teve uma trajetória com mais de quarenta anos de vida artística, tendo participado de todos os movimentos de vanguarda. Nesses encontros, Gerchman propunha uma nova linguagem nas artes visuais.
Iniciado em 2000, durante uma viagem à Índia, o último projeto do artista foi concluído no ano de 2007 e as obras serão mostradas na exposição Gerchman (1942-2008), que vai até o dia 2 de maio na Pinakotheke.
Trata-se de uma série de foto-pinturas, elaboradas sobre papel de gravura, como suporte para desenhos a lápis de cor e pinturas a pastel seco. “É uma exposição de um mestre na visão, nas cores, nos assuntos que percorreu em sua vida”, avalia o fotógrafo Thomaz Farkas.
A exposição será dividida em duas partes: “Eros e Tânatos”, a série de foto-pinturas realizadas no consagrado templo indiano de Kajurao. Na cidade de Kajurao, que deu nome ao templo, existem os mais famosos santuários erguidos pelos hindus com várias esculturas ornamentais, onde o beijo e o sexo são cultuados. Segundo o povo hindu, o beijo e a relação sexual eram fontes de energia dos seres humanos. Para eles, a energia sexual propicia um estado de elevação do espírito.
Já a segunda parte, também na Índia, é uma outra série que retrata as cidades do país sob o ponto de vista urbano. Esta mostra o caos do dia-a-dia do povo, através de tonalidades fortes, ressaltando os detalhes de cada foto.
Exposição: Rubens Gerchman (1942-2008)
Pinakotheke Cultural do Rio de Janeiro
Rua São Clemente, 300 - Botafogo – Zona Sul
Data: De 4 de abril até o dia 2 de maio de 2008
Horário: de segunda a sexta-feira: de 10h às 18 horas
Aos sábados: de 11h às 18 horas
Entrada franca
(21) 2537-7566
Nenhum comentário:
Postar um comentário