[ Rede Nacional Artes Visuais ]

(Rio de Janeiro)

Rede Nacional Artes Visuais - Três anos de ação direta em todo o Brasil

11 a 13 de dezembro de 2006

Galerias da Funarte e Auditório Gilberto Freyre
Mezanino do Palácio da Cultura Gustavo Capanema
Rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2279-8090 / 8092 ou ascomfunarte@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br

A Rede Nacional Artes Visuais é um programa de intercâmbio de artistas, críticos, professores, arquitetos, curadores, museus, centros culturais, universidades e secretarias de cultura.

Nestes três primeiros anos de atividade em todo o Brasil possibilitou a rearticulação de grupos, pessoas, fluxos e idéias no campo das artes visuais. A Rede, em seu percurso, realizou cerca de 260 ações com a participação de 300 profissionais do campo das artes visuais, envolvendo um público direto estimado em 10 mil pessoas.

Programação:

11 de dezembro, segunda-feira, 17h
Abertura: Antonio Grassi (Presidente da Funarte), Xico Chaves (Diretor do Centro de Artes Visuais), Nelson Ricardo Martins (Coordenador da Rede Nacional Artes Visuais)
Palestra: Wagner Barja
Análise crítica, sob um ponto de vista sociocultural e educacional das 3 edições do Projeto Rede Nacional Artes Visuais, CEAV/Funarte, os seus impactos e desdobramentos no ambiente das artes visuais brasileiras.

18h
Exibição do documentário Rede Nacional Artes Visuais (2004). Registro em vídeo das ações realizadas em todas as regiões do Brasil em 2004 (53’15”)

12 de dezembro, terça-feira, 17h30
Exibição dos documentários e ensaios fotográficos envolvendo residências e intervenções, realizados pela Rede Nacional Artes Visuais - Conexão Contemporânea (2005):

Recife| PE - Extrativismo Urbano Reciclagem
Documentário e ensaio fotográfico da ação do artista visual Paulo Paes na Comunidade Ribeirinha da Ilha de Deus, Recife/PE, quando realizou a instalação do trabalho Fisália de Pet;
Ensaio Fotográfico: Kika Nicolela (8’58”)
Documentário: Bernardo Pinheiro (20’53”)

Brasília | DF - Paisagem Estrutura Móvel
Documentário e ensaio fotográfico sobre a instalação Paisagem Estrutura Móvel do artista Luiz Alphonsus na cidade de Brasília. Ensaio fotográfico: Victor Brandão (12’45”)
Documentário: Clarisse Tarran (8’20”)

18h
Lançamento do CD-ROM Cronologia da Arte
Brasileira Século XX - 2ª Edição e outras midias
Digitais

13 de dezembro, quarta-feira, 16h
Exibição dos documentários e ensaios fotográficos envolvendo residências e intervenções, realizados pela Rede Nacional Artes Visuais - Conexão Contemporânea (2005):

Maceió | AL - Projeto Tempos Pós-modernos
Documentário e ensaio fotográfico sobre a ação realizada pelo artista visual Adriano de Aquino na cidade de Maceió, que utilizou o vídeo como suporte.
Ensaio fotográfico: Deborah Engel (5’25”).
Documentário: André Sampaio (13’30”)
Rio de Janeiro | RJ - Palácio Gustavo Capanema, 60 anos de Arte
Documentário sobre performances e instalações de artistas visuais contemporâneos no pátio externo do Palácio Gustavo Capanema, que na ocasião estava completando 60 anos de existência (2005).
Documentário: Marcos Ribeiro (14’52”)
Aldeia Ashaninka | AC - Território Ashaninka Arte em Trânsito:Documentário e ensaio fotográfico sobre a expedição ao território do Povo Ashaninka/AC para a realização de uma série de oficinas artísticas ministradas pela artista visual Ana Rondon.
Ensaio fotográfico: Cristiana Miranda (5’01”)
Documentário: Sérgio Bloch (18’59”)

18h
Encerramento: Xico Chaves (Diretor do Centro de Artes Visuais) e Nelson Ricardo Martins (Coordenador da Rede Nacional Artes Visuais).
Palestra: Marisa Flórido - A Rede e a Circulação
A palestra pretende analisar as duas figuras sobre as quais se organiza a experiência da Rede Nacional Artes Visuais: a Rede e a Circulação, em suas relações com a vida contemporânea. A partir daí, pretende refletir a posição do teórico da arte nessas viagens por geografias ocasionais, nas conexões e contatos que se estabelecem, nos desdobramentos e desafios colocados para as políticas públicas de arte e para a reflexão e a prática artísticas.
Palestra: Franz Manata - Acertos e desafios de nossa experiência recente
A palestra procura, do ponto de vista de um colaborador do projeto Rede Nacional Artes Visuais - Funarte, refletir sobre a experiência passada, os resultados obtidos e os desafios futuros para problematizar a relação entre políticas públicas e arte.

19h
Lançamento do livro Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas, organizado por Glória Ferreira e Lançamento do Catálogo da Rede Nacional Artes Visuais

Um comentário:

  1. Faça Você Mesmo
    um manual estatistico das participações na rede por artista: Y-5x, Z-3x, assim por diante:
    determinando possíveis circuitos viciados da rede. uma sugestão a ser realizada e divulgada no formato de uma experiência/ação artística!

    ResponderExcluir