[ 7 Pecados ]

(Niterói)

A exposição 7 Pecados estará aberta para visitação a partir do dia 7 de agosto até 4 de setembro, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, das 10 às 17 horas.

A mostra traz reflexões e questionamentos sobre os sete pecados capitais que, em maior ou menor intensidade, fazem parte da alma e do dia-a-dia de todos nós: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Nesta mostra, reflexo e reflexão são complementares, o que gera um grande fascínio e ao mesmo tempo leva a introspecção. A cada um dos sete artistas convidados para a exposição coube a responsabilidade de representar um desses pecados.

Edmilson Nunes trabalhou a luxúria dentro de um universo pop, com elementos da comunicação de massa, em uma explosão de cores.

Flávio Ferraz revelou a preguiça a partir de objetos e seres relacionados à idéia de repouso, lentidão e espera, valendo-se da reciclagem de materiais, que é a característica de sua série “Embutidos”.

Jorge Fonseca partindo de sua consagrada utilização da iconografia popular, trabalhou com o conceito de que a soberba é uma escada para o abismo, no qual o degrau mais alto representa uma condição insustentável que pode levar a uma queda maior e a uma situação equivocada.

Marcos Cardoso traz um trabalho que é uma festa para os olhos, no qual a gula é representada por uma grande bandeira do Brasil feita de almofadinhas de embalagem plástica de biscoitos.

Petrillo pensou a ira pelo seu reverso, contida em um imenso jogo de paciência, com aproximadamente 2.500 cartas coletadas em bares, casas de jogos e todo tipo de ambiente onde a ansiedade impera e o autocontrole encontra-se por um fio.

Rachel Falcão mostra que a inveja está diretamente ligada ao olhar e à auto-estima. Passando delicadeza a materiais naturalmente pesados, seu trabalho propõe uma viagem íntima em que o olhar que fere é o reflexo do mesmo olhar cego às graças recebidas.

Ramón Brandão desenvolveu sua obra sobre a avareza a partir da imagem-ícone das notas de R$ 1, buscando evidenciar a estranha relação afetiva que pode se estabelecer entre o indivíduo e o dinheiro, como uma maneira de preencher vazios existenciais, resultando, entretanto, em vazios cada vez maiores.

7 Pecados – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Visitação: de 3 de agosto a 4 de setembro de 2005
Horário: de 10 às 17 horas
Classificação etária: livre
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Campo de São Bento)
End: Rua Lopes Trovão, s/n°, Icaraí, Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário