[ Sentidos e Processos ]

(São Paulo)

Itaú Cultural promove o seminário interdisciplinar Sentidos e Processos de 9 a 12 de agosto (terça a sexta)

O evento relacionado à exposição Cinético_Digital traz como convidado especial o artista norte-americano Bill Seaman

Artistas e pesquisadores que atuam no campo da arte associada à tecnologia participam do seminário interdisciplinar Sentidos e Processos, de 9 a 12 de agosto (terça a sexta), no Itaú Cultural. O convidado da abertura é o artista norte-americano Bill Seaman, cujos trabalhos se desdobram no campo da poesia, música e videoarte.

O seminário integra a programação ligada à exposição Cinético_Digital, em cartaz até 11 de setembro, e tem como proposta aprofundar questões presentes na mostra. As palestras e workshops vão discutir, entre outros temas, os procedimentos criativos de pioneiros e contemporâneos da arte tecnológica. A discussão avança para os deslocamentos sintáticos da poesia concreta, a música experimental do compositor suíço radicado no Brasil Walter Smetak, a cultura da mixagem, a movimentação corporal no ciberespaço e suas reconfigurações midiáticas. Segundo a eqipe de organizaçao do evento, formada por várias a´reas de expressão do instituto, o seminário será "verbovocovisual", expressão cara aos concretistas que sinaliza a junção do verbo, o sonoro e o visual.

Programação

Abertura: Poéticas Recombinantes, com Bill Seaman - dia 9 (terça-feira), às 20h
Panorama da obra do artista multimídia norte-americano

Processos e Hibridizações
Do cinético ao digital, com Monica Tavares (ECA/USP) e Suzete Venturelli (UNB), curadoras da exposição Cinético_Digital - dia 10 (quarta- feira), às 18h
De que forma as especificidades conceituais das obras contemporâneas expostas em Cinético_Digital mantêm correlação com as produções de Abraham Palatnik, Julio Plaza e Waldemar Cordeiro.

Mixagem e Hibridização da Linguagem Audiovisual, com Giselle Beiguelman e Juliana Monachesi - dia 10 (quarta-feira), às 20h
Análise dos processos de síntese e interferência digital sobre a imagem videográfica que permitem ao artista uma gama de recursos criativos originais. Como a composição, edição e interação com os códigos e interfaces do vídeo e da internet estimulam expressões e modos de composição multimídia, integrando e mixando linguagens diversas.

Harmonias e Sentidos
Buscando a ciber-harmonia: um diálogo entre a consciência corporal e os meios eletrônicos, com Analívia Cordeiro - dia 11 (quinta-feira), às 18h
Mesa-redonda teórico-prática sobre o uso contínuo de instrumentos eletrônicos e suas influências nas relações e no comportamento humano. A proposta da palestrante é contribuir para o equilíbrio das pessoas por meio da movimentação corporal com ferramentas téorico-práticas: a Endobiophilia, a Eutonia, os Métodos Feldenkrais e Laban, no campo da consciência corporal; e, no campo da nova tecnologia, Nota-Anna, um aplicativo de escrita/leitura/aprendizagem do movimento.

Um percurso musical através do design sonoro digital - workshow de Cid Campos - dia 11 (quinta-feira), às 20h
Palestra multimídia em que o compositor e músico apresenta por meio de música, poesia e imagem o percurso de trabalhos desenvolvidos em seu estúdio desde 1992. As obras envolvem artistas como Augusto de Campos, Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Lenora de Barros, Arnaldo Antunes, Lívio Tragtenberg, Tom Zé, Adriana Calcanhotto e Denise Millan entre outros.

Processos e transformações
Salve-se quem souber, porque poder ninguém poderá mais - walter smetak, o vulcão da música, com Livio Tragtenberg e Tuzé de Abreu - dia 12 (sexta-feira), às 18h
O pensamento e a história de Walter Smetak, que construiu cerca de 150 instrumentos, compôs músicas, fez esculturas, desenhos, pinturas e poemas e escreveu 35 livros, 4 peças teatrais e 1 coreografia para dança.

Rede: criação e reconfiguração, com Fábio Oliveira Nunes e André Lemos - dia 12 (sexta-feira), às 20h
O que é web arte? Como fazer curadoria desta forma de expressão artística? E qual seu papel na chamada cultura copyleft, que propõe novas formas de deveres e direitos autorais? Como os blogs e podcasts estão reconfigurando a paisagem midiática dos jornais e dos rádios?

Seminário Sentidos e Processos – de 9 a 12 de agosto (terça a sábado)
Sala Itaú Cultural: 270 lugares
Entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Estação Brigadeiro do metrô
Tels. 11.2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
atendimento@itaucultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário