[ Olhares cruzados sobre a cidade]

(Porto Alegre)

Guaritas, mostradas em projeções com intervenção da artista e em fotografias intercaladas com objetos. Mapas antigos e atuais de um local da cidade sobrepostos, imagens presentes em fotos e vídeos, percurso no entorno da ECARTA.

Elementos que constituem, respectivamente, os trabalhos de Elaine Tedesco e Maria Ivone dos Santos. As artistas propõem obras que fazem parte de um processo reflexivo em andamento.



Maria Ivone repensa o trecho da cidade onde se situa a Fundação ECARTA, do Parque Farroupilha à Rua João Alfredo. O título da obra, Vendo o entorno, enfatiza a importância de olharmos o que nos rodeia e nos conscientizarmos do que vemos. Documentos antigos mostram-nos o pântano que cobria a atual área do parque e o arroio Dilúvio, passando pela rua mencionada. Desvelar aspectos da história urbana é re-significar nosso lugar presente. É aumentar nossa consciência de que uma cidade carrega em si sua história, abrindo perspectivas de participação, aqui e agora.

Guaritas é a obra de Elaine Tedesco . Fotografadas ao longo de vários anos, em caminhadas que partem da proposição de que o atelier da artista é a rua, essas construções ocupam irregularmente o espaço público e evidenciam uma série de contrastes. A partir das diferenças de classes sociais entre os moradores de uma rua e aqueles que zelam por sua segurança, a artista percebeu e tenta transmitir em sua obra, as tensões entre proteção e ameaça, solidez e precariedade, aconchego e desconforto. Ao lado das fotografias, Elaine coloca objetos feitos de ferro e cobertores, que materializam essas tensões.

Essa mostra, desenvolvida como tal especialmente para o espaço da ECARTA, visa evidenciar a riqueza dos cruzamentos de olhares que propõem, através das obras, novas reflexões sobre a cidade, que possam provocar outras formas de participação.

de 12 de julho a 31 de agosto de 2005

Fundação Assistencial e Cultural ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51.3226-1319
www.fundacaoecarta.org.br/galeria/default.asp

enviado por santos@adufrgs.ufrgs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário