[ Programa Internacional de Residências Artísticas CUBO BRANCO ação em arte ]

O Programa Internacional de Residências Artísticas CUBO BRANCO ação em arte tem por objetivo proporcionar a artistas visuais brasileiros e estrangeiros a oportunidade de por um período de 15 dias a 2 meses desenvolver suas pesquisas artísticas na cidade do Rio de Janeiro.

Entendemos que o artista plástico é geralmente um solitário no que diz respeito à sua criação, uma vez que seu trabalho depende da investigação profunda de questões e valores pessoais. Ao mesmo tempo, um artista depende de estímulo constante para produzir sua obra, mas como qualquer pessoa, frequentemente se vê imerso em rotinas e repetições da vida prática, o que pode ser um veneno para a criação.

Acreditamos que um dos modos mais ricos de conciliar introspecção e tranquilidade, quebra da rotina e estímulo constante são as residências artísticas. Estar em outro local, outra realidade, onde tudo é novidade, a cada esquina, a cada minuto, pois nada daquilo faz parte do seu território ou da sua zona de conforto, tira o artista do óbvio, o leva a refletir muito além do habitual. Ele precisa se adaptar, criar novas interfaces. Apreende em pouco tempo muito mais do que apreenderia em sua rotina já bem conhecida de casa. E tudo aquilo que é absorvido no período de residência continuará a reverberar em seu trabalho por muito tempo. Uma residência artística pode transformar e reorientar o produção artística.

Os artistas participantes do Programa Internacional de Residências Artísticas CUBO BRANCO ação em arte são escolhidos exclusivamente através de indicações por agentes parceiros do CUBO BRANCO ação em arte. Após a nomeação, os artistas submentem um projeto que, caso aprovado, segue para a fase de agendamento do período efetivo da residência de cada artista selecionado.

Ao artista residente é oferecido estadia, espaço para preparação e consumo de refeições, serviço de lavanderia, e espaço de trabalho em estúdio coletivo. O programa não se responsabiliza pelo deslocamento do artista até o local da residência, seguro saúde, despesas com alimentação e transporte, nem qualquer outro tipo de despesa que o artista tenha durante a residência. O Programa Internacional de Residências Artísticas CUBO BRANCO ação em arte proverá todas as informações necessárias para que o artista residente posso maximizar o aproveitamente do seu tempo no cidade do Rio de Janeiro, bem como o apresentará a artistas, curadores, historiadores de arte e outros profissionais do meio artístico carioca.

O projeto a ser desenvolvido durante o Programa Internacional de Residências Artísticas CUBO BRANCO ação em arte será amplamente documentado e divulgado pelo CUBO BRANCO ação em arte através de seu site e informativo para os assinantes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário