[ ArtFutura no Brasil ]

(Rio de Janeiro)



No próximo dia 4 de maio, a Pinakotheke Cultural lança o ArtFutura, o maior festival de arte digital do mundo e considerado uma das mais impactantes mostras internacionais de arte eletrônica.

O festival espanhol de cultura e criatividade digital investe e expõe os projetos e ideias mais importantes surgidas no panorama internacional de novas mídias como animação digital, videogames, desenhos interativos e arte. Fazem parte da festividade: conferências, instalações interativas, exposições e oficinas.

O evento, que se realiza todos os anos com temáticas diferentes e que recebe em média 300 mil visitantes por edição, será apresentado pelo diretor e curador do Festival, Montxo Algora, e Max Perlingeiro, diretor da sede da Pinakotheke Cultural em Botafogo, onde acontecerá a festa no Rio de Janeiro. “O objetivo do ArtFutura é promover o encontro da arte e ciência, pois já não é possível entender a arte separadamente das novas mídias“, afirma Algora.

Durante o lançamento da edição brasileira do ArtFutura, o artista digital espanhol EVRU vai apresentar o Tecura, uma máquina de pintar no computador, criada para pessoas com diferentes capacidades motoras.

Para Perlingeiro, responsável pelas edições do evento aqui no país, a arte nacional vive um momento muito rico e oportuno no que diz respeito à junção com o mundo digital. “A arte digital no Brasil caminha a passos largos e este é o momento perfeito para trazer para cá o maior festival de arte digital do mundo. O objetivo é unir os artistas internacionais e oferecer um espaço de grande prestígio para apresentação de nossos artistas nacionais. Queremos criar uma grande ponte entre o Brasil e a Europa”.

O tema do festival no Brasil será Maquinas e Almas e deve ficar em cartaz de julho a dezembro de 2010.

O projeto prevê ainda um setor educativo que irá de cuidar da visitação e criação de material pedagógico, além de aproximar o público da tecnologia digital através da própria interatividade.



LANÇAMENTO DO FESTIVAL ARTFUTURA NO BRASIL
Local: Pinakotheke Cultural – Rua São Clemente, 300 – Botafogo – Rio de Janeiro.
Data: 4 de maio.
Horário: das 11h às 13h.
Estacionamento no local

Nenhum comentário:

Postar um comentário