[ Arqueologia contemporânea ]

(Petrópolis)
abertura: 30/4/2016
até: 31/5/2016

(Foto: Divulgação/Build Up Media) [fonte >>]

Responsável pela montagem de boa parte das exposições do Centro Cultural da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em Petrópolis (RJ), o designer, fotógrafo e artista visual, Claudio Partes, assumiu o lado arqueólogo no novo trabalho, em cartaz no espaço. Em “Arqueologia Contemporânea”, ele escavou pontos dos painéis da galeria, voltando ao passado e revisitando pedaços de exposições que passaram pelo Centro Cultural desde que foi inaugurado, há nove anos. Da mistura do antigo com o novo, surgiram outras imagens.

As “escavações” de Claudio Partes se transformaram em uma instalação artística, também aberta ao público, de 14 de março a 30 de abril, descortinando as camadas de pinturas sobrepostas. “O objetivo é provocar reflexões e sensibilizar o público para o entorno que nos cerca, carregados de memórias, histórias e sentimentos, além de levar à reflexão sobre espaço, tempo e memória”, diz Claudio.

Responsável pela programação do Centro Cultural, o coordenador de Projetos e Extensão, Ricardo Tammela, destaca a importância da abertura para as pesquisas artísticas, em um espaço acadêmico. “O Centro Cultural da FMP/Fase, por estar dentro de uma instituição de ensino superior, acaba assumindo um papel importante, próprio das universidades, que é o da pesquisa. Nesse caso, pesquisa no campo da estética, no campo da arte, no campo da cultura, abrindo seus espaços para projetos que tenham essa proposta, como fica explícito na intervenção de Claudio Partes”, conta Ricardo.

Com a montagem da exposição “Brasil-Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une”, no Centro Cultural da faculdade, em 2013, Claudio Partes recebeu o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, concedido pela Prefeitura de Petrópolis.

A exposição “Arqueologia Contemporânea” ficará em cartaz até o dia 31 de maio. A visitação, que é gratuita, pode ser realizada, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 18h. A FMP/Fase fica na Av. Barão do Rio Branco 1003, no Centro de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário