[ ARENA ​CASA FRANÇA­BRASIL ]

(Rio de Janeiro)
de 31 de maio 
a 02 de junho de 2016

ARENA ​CASA FRANÇA­BRASIL ações culturais em tempos de crise


Arena ​(do latim (h)arena, "areia") era originalmente o lugar de grandes disputas esportivas no Império Romano. Estes espaços, com o passar do tempo, passaram a abrigar espetáculos, exibições, jogos, debates e desafios. No Brasil, a partir da década de 1950, o Teatro de Arena motivou uma dramaturgia de cunho político e social, promovendo discussões sobre a realidade nacional. Considerando o peso histórico desse termo, a ​ARENA CASA FRANÇA­BRASIL se propõe a ser um espaço constante de debates públicos. Propomos, portanto, situações para discutir questões urgentes ligadas à arte, à cultura e à produção de saberes.

Os tempos de crise que evocamos aqui vão muito além da alarmada crise econômica, com frequência enfatizada no atual contexto de instabilidade política. Trata­-se também de uma crise das instituições, de seus modelos de organização e da eficácia de sua representação – estruturas que influenciam e condicionam diretamente o ​poder de ação ​de iniciativas culturais. Esta crise institucional, mais ampla que o campo das artes, nos coloca a necessidade de rever certos modelos de ação. Como muitos desafios são comuns a diversas instituições e agentes culturais, o projeto ​ARENA CASA FRANÇA­BRASIL – ações culturais em tempos de crise, busca convocar uma discussão pública que permita a troca de experiências e a construção de redes de envolvimento e colaboração. Com formato de seminário, este primeiro evento acontecerá entre os dias ​31 de maio e 02 de junho​.

Observamos a situação de fragilidade de diversas instituições culturais no Rio de Janeiro, na qual modelos de gestão coexistem e revelam­-se como alternativas possíveis­: administração pública, financiamento privado, mecenato, organizações sociais, autogestão. O que parece ser comum a todos, porém, é a posição vulnerável de diversos programas de cultura, cuja continuidade se torna refém de apoios que garantam sua manutenção.

As atividades culturais no Brasil, em contrapartida, provem de uma prática empírica de capacitação, hoje congregando um corpo de profissionais qualificados com ampla experiência, cujo conhecimento evoca soluções originais à mobilização cultural da cidade.

Nosso objetivo é trocar experiências e dar espaço à discussão sobre a pluralidade de situações possíveis. Buscamos incentivar e colaborar na criação de uma rede que fortaleça as relações entre as instituições e iniciativas autônomas da cidade. Vemos, nestes laços, a oportunidade de deflagrar parcerias. É um momento de reconhecermos no presente a importância de uma distribuição mais homogênea do investimento de capital no campo da cultura. Mais do que promover uma discussão sobre os fazeres da arte, este fórum pretende investigar sua economia em sentido amplo: políticas de circulação, promoção, manutenção, mobilização, institucionalização e reflexão crítica.

PROGRAMAÇÃO

31 DE MAIO
[3ª feira]

11:00 I Abertura
Eva Dóris Rosental (Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro)
Marcelo Campos (Diretor da Casa França-Brasil)

14:00 I Circuitos
Claudia Saldanha (Paço Imperial)
Fernando Cocchiarale (MAM-Rio)
Paulo Knauss (Museu Histórico Nacional)
Luiz Alberto Oliveira (Museu do Amanhã)

01 DE JUNHO
[4ª feira]

10:00 I Modelos de gestão
Carlos Gradim (MAR - Museu de Arte do Rio)
Izabela Pucu (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica)
Sabrina Kawakami (CCBB)
Consuelo Bassanesi (Despina / Largo das Artes)

14:00 I Táticas de produção
Luiza Mello (Automática)
Mauro Saraiva (Tizara)
Jocelino Pessoa (Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea)

16:30 I Espaços autônomos
casamata
És uma maluca
Olho da Rua
A Mesa

02 DE JUNHO
[5ª feira]

10:00 I Memórias e reconhecimento
Ricardo Resende (Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea)
Antônio Carlos Pinto Vieira (Museu da Maré)
Lucas van de Beuque (Museu Casa do Pontal)
José Carlos Levinho (Museu do Índio)

14:00 I Ações educativas
Melina Almada (Museu do Amanhã)
Denise Grinspum (Instituto Moreira Salles)
Bia Jabor (Casa Daros)

16:30 I Escolas livres
Luiz Ernesto Moraes (Escola de Artes Visuais do Parque Lage)
Janaina Melo (Escola do Olhar / MAR)
Irene Ferraz (Escola de Cinema Darcy Ribeiro)
Renata Oliveira de Freitas (Universidade das Quebradas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário