[ Zed Nesti - Para Inglês Ver / Just For Show ]

(São Paulo)
abertura: 15/3/2016 | 19h
até: 7/5/2016



O artista Zed Nesti abre no dia 15 de março a individual “Pra Inglês Ver” na Galeria Bolsa de Arte de São Paulo. Composta de 21 pinturas a óleo inéditas, a mostra apresenta imagens que questionam a formação da identidade brasileira e a influência da cultura de massa nesse processo. Eventos históricos e o olhar estrangeiro recebem um olhar crítico, próprio da poética de Zed Nesti. É sua primeira individual na filial paulista da galeria de Porto Alegre.

A expressão que dá nome à mostra do artista carioca radicado em São Paulo vem dos livros de história. Ela foi usada no Brasil para se referir especificamente à defesa da Inglaterra à abolição da escravatura – mesmo tendo se valido do comércio de escravos por mais de dois séculos – e o decreto do Governo Regencial de que os escravos desembarcados a partir de 1831 seriam livres, o que não aconteceu de fato. Incorporada à língua, ficou valendo para todos os tipos de leis ou regras que não seriam cumpridas na prática.

Por meio do recorte e tratamento dado às imagens nas pinturas a óleo, Zed Nesti tece um comentário sobre o papel da sociedade de consumo, à mídia de massa contemporânea. Também aponta uma descrença no mito do artista como criador e nos conceitos de propriedade intelectual, material e direitos autorais.

Pra Inglês Ver – Zed Nesti
Abertura: 15 de março de 2016, terça-feira, das 19h às 22h
Exposição: 15 de março a 7 de maio de 2016
Endereço: Rua Mourato Coelho, 790
Horários: Seg. a sex., das 10h às 19h
Sábado: 11h às 17h
GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário