[ Ocupa Carambola ]

(Rio de Janeiro)
abertura: 09/04/2016, sábado – 16 às 22h
exposição: 16/04; 30/04 e 07/05/2016 – sábados – 16 às 20h


Ocupação artística que será realizada no Canto da Carambola - cama e café, em Sta. Teresa, Rio de Janeiro. Todos os cômodos da casa serão ocupados por 56 artistas que transitam por linguagens como performances, pinturas, fotografias, vídeos, transformando-os, por alguns dias, num espaço de convivência entre artistas, obras e público.

Ocupação Monarca | Fábio Carvalho | lambe lambe

Artistas como Caroline Valansi, Fábio Carvalho, Felipe Barbosa, Nena Balthar, Raimundo Rodriguez, Rosana Ricalde, Sérgio Sal, Xico Chaves, entre outros, instalarão obras de arte e engenhosidades desmanchando fronteiras ou territórios institucionalizados dando ênfase a temas como compartilhamento, troca, descobertas.

Curadoria: Marcio Zardo
Produção executiva: Miro Mendonça

Felipe Barbosa - Condomínio

Conhecer o espaço...
Respirar o espaço...
Sentir o espaço...
Estes foram meus primeiros desafios, aqui, no “Canto da Carambola - Cama e Café / Espaço Cultural”, a partir do generoso convite que me fizeram Miro Mendonça e Sérgio Sal, proprietários e gestores do espaço, para realizar uma ampla ocupação, transformando-o, por alguns dias, num espaço de convivência entre artistas, obras e público, buscando um certo nomadismo do olhar...

Assim, fizemos a proposição aos artistas que transitam por linguagens como performances, vídeos, fotografias, pinturas e objetos: instalar ali obras de arte e engenhosidades que friccionem o público com questões do mundo e da vida. Artistas com grande trajetória se encontram com artistas em começo de produção, numa atmosfera de afeto e compartilhamento, desmanchando zoneamentos / territórios institucionalizados, dando ênfase a temas como troca, desejos, relacionamento, estar junto, descobertas, lugar, fronteiras…

A apropriação dos cômodos da casa gerou movimentos, conexões, circuitos, superposições e limiares, sugerindo ao visitante que não permaneça no mesmo lugar, deixando que seu olhar flutue por muitos lugares, próximos e remotos, presentes e passados, reais e imaginários.
Deleuze nos lembra que “essas ações nos levam a sair de modos de saber cristalizados, impondo-nos a necessidade de trabalhar com limites conceituais mais flexíveis, menos rígidos”.

Marcio Zardo

Ocupa Carambola
Canto da Carambola, cama e café
Rua do Oriente, 123 – Sta. Teresa
Rio de Janeiro / RJ / Brasil
55-21-2210-0289 / 99462-4292
cantodacarambola@gmail.com
https://www.facebook.com/CANTODACARAMBOLA?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário