[ Xeque-mate: um século do ready-made. 1913-2013 ]

(Goiânia)
até 18/7/2013



O ciclo de palestras Xeque-mate: um século do ready-made. 1913-2013 acontecerá em Goiânia, entre 02 e 18 de julho, no Teatro do Centro Cultural UFG, sempre às 20 horas.

O ciclo de palestras comemora o centenário de criação do ready-made pelo artista francês Marcel Duchamp (1887-1968), promovendo seis encontros para refletir, revisar, criticar, discutir e debater temas de grande relevância, que surgem da obra singular de Duchamp e de sua ligação com a produção de artistas contemporâneos que trabalham no campo da apropriação de objetos, imagens e mensagens prontas.

O ready-made consistiu na negação da obra de arte segundo as categorias tradicionais e na sua substituição pelo produto industrial. O primeiro ready-made criado por Duchamp foi a Roda de Bicicleta (1913) que resultou do acoplamento de objetos com funções opostas: uma roda de bicicleta encaixada sobre um banco de madeira.

Segundo o curador goianiense Divino Sobral, autor do projeto, “o ciclo de palestras oferecerá ao público o laboratório para pensar muitos dos problemas que envolvem a prática da apropriação na arte produzida no exterior, no Brasil e em Goiás. E para isso foram convidados profissionais que atuam como críticos, historiadores, curadores e artistas comprometidos com as questões da arte contemporânea, formando um grupo heterogêneo para permitir a abordagem aprofundada e diversificada sobre o tema.

O ciclo será inaugurado no dia 02 de julho pelo crítico paulistano Tadeu Chiarelli que discorrerá sobre o uso de imagens de segunda geração feito por artistas brasileiros a partir dos anos 1980. Um dos principais nomes da crítica de arte do país, autor de inúmeros livros publicados, Tadeu Chiarelli é professor do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais da ECA/USP, foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo e é o atual curador do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo., implantando agora o Museu em sua nova sede.

No dia 04 de julho o artista plástico carioca Gê Orthof discutirá o papel que a apropriação desempenha em seu processo experimental de criação artística que transita entre categorias diversas envolvendo a produção de objetos, instalações e performances. Gê Orthof é pós-doutor em performance e instalação, e atua como professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.

No dia 09 de julho o curador recifense Moacir dos Anjos apresentará a obra da artista paulistana Jac Leirner, a partir da experiência de curadoria da exposição realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2011, agraciada com o Prêmio de Melhor Exposição, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Moacir dos Anjos é coordenador de artes visuais da Fundação Joaquim Nabuco, foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no Recife, curador do pavilhão brasileiro na 54ª Bienal de Veneza, da 29ª Bienal de São Paulo e da 6ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre.

No dia 11 de julho, o artista israelense radicado em Vitória, Yiftah Peled, abordará o deslocamento do conceito de ready-made do campo do objeto para o território da performance, propondo a incorporação à cena performática de cenas prontas e de acontecimentos pertencentes ao mundo comum. O artista que atualmente faz doutorado em Poéticas Visuais na ECA/USP, participou da XXII Bienal Internacional de São Paulo, do Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Festival Performance Arte Brasil.

No dia 16 de julho, o artista e curador goianiense Carlos Sena abordará um grupo de obras que problematizam as relações entre arte e consumo, discutindo a importância da estética da publicidade e das referências da indústria cultural na produção de artistas nacionais e locais. Carlos Sena é professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG e diretor do Centro Cultural UFG, dirigiu a Galeria da FAV/UFG e foi curador do I Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste.

O curador carioca Felipe Scovino encerrará o ciclo de palestras no dia 18 de julho. Ele estabelecerá diálogos entre o ready-made e a apropriação praticada por artistas brasileiros de três gerações, levando em consideração questões como circuito de arte, ironia e cinismo. Felipe Scovino é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ, pós-doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e autor do livro Arquivo Contemporâneo publicado pela 7Letras.

PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS

02/07. 20h. Tadeu Chiarelli. Imagens de segunda geração.
04/07. 20h. Gê Orthof. Sem nome, sem alfabeto: o caderno safado sorridente
09/07. 20 h. Moacir dos Anjos. Jac Leirner e o sorriso do gato. Ou: para onde foi o ready-made que estava aqui?
11/07. 20 h. Yiftah Peled. Ready-made de performance
16/07. 20 h. Carlos Sena. O artista embalado.
18/07. 20 h. Felipe Scovino. A beleza da indiferença: Três possibilidades de diálogos com Duchamp.

Centro Cultural UFG
Av. Universitária, 1533, Setor Universitário, Goiânia/GO.
xequematereadymade@gmail.com
www.readymadexequemate.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário