[ Cine Lage: Machado ]

(Rio de Janeiro)
30 de março de 2012

Cine Lage mostra vídeos de Milton Machado em conjunto com lançamento da Revista Arte & Ensaios na EAV Parque Lage


A partir das 19h, haverá o lançamento do número 23 da revista “Arte & Ensaios” – do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ.

Às 20h, tem Cine Lage ao ar livre, ao redor da piscina e com uma programação única de vídeos e filmes, que não é exibida no circuito comercial. Desta vez, dez curtas serão apresentados em 1 sessão de cerca de 1h15minutos. Nesta edição, Milton Machado – importante artista da cena carioca, provocador e instigante - mostrará sua videografia.

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro

http://www.eavparquelage.rj.gov.br


Programação do Cine Lage:

1-História do Futuro, 2010 - 10'30''
Com Simone Cupello, edição/ Rodolfo Caesar, trilha sonora/ Antonio José de Oliveira, câmera
Sinopse: desenhos, esculturas, textos, fotografias e vídeo fazem parte desta história, que teve sua estréia na 29ª Bienal Internacional de São Paulo, 2010

2- Edifício-Galaxie, sobre a mobilidade, 1994 - 1.5'
Com Fabio Carvalho, computação gráfica/ produção independente do artista/ Betacam, cor, loop com sequências de módulos de 1.5'
Nova versão 2003
Com Rodolfo CAESAR, música/ Larissa PSCHETZ, edição
Sinopse: as fotos originais foram tiradas em 1975, ano de fabricação do carro e da recente inauguração do edifício. Naqueles tempos, esses dois objetos de luxo – um Ford Galaxie verde metálico novo em folha e um endereço na Avenida Vieira Souto em Ipanema – complementavam-se como sinais aparentes de status e mobilidade social.

3- Convergências, 2004 - 2’27”
Produção independente do artista
Com Larissa Pschetz, computação gráfica/ Alexandre Fenerich, música
Sinopse: Convergencias (1991) é título de livro escrito por Octavio Paz. Convergência (1970) é título de obra escrita por Murilo Mendes. Em Convergências, no capítulo Intersecciones y bifurcaciones, Octavio Paz escreve sobre Valéry Larbaud e Murilo Mendes. Convergências, o vídeo (2005), é um quase-poema audio-visual feito com permutações das sílabas do nome Octavio Paz. Fez parte da exposição comemorativa dos 10 anos do Centro de Estudos Murilo Mendes.

4- As Férias do Investigador (Vacations of a Private Eye), 1994 - 17’
Com Arthur Omar, diretor/ Milton Machado, objetos, esculturas, personagens e conceitos/ Produção RioArte e Magnetoscópio, Rio de Janeiro 1994
Betacam, cor
Sinpse: Produção da Rioarte e Magnetoscópio em ocasião da exposição. Apresenta objetos, esculturas, personagens e conceitos por Milton Machado.

5-Prince, 2008 - 1'42''
Produção independente do artista
Com Luiz Nogueira
Sinopse: 6 fotografias registram o deslocamento do artista, muito lentamente, diante da vitrine de uma galeria de arte em Nova York. No vidro, percebeu o reflexo de um imenso outdoor, erguido em frente à galeria, reproduzindo um trabalho muito conhecido de Richard Prince: uma imagem de propaganda de cigarros Marlboro, originalmente contendo as palavras Welcome to the Marlboro Country. A intervenção de Richard Prince consiste em eliminar essas palavras, sem qualquer interferência na imagem. As 6 fotografias de Prince mostra essa corrida fantasmagórica, que não termina jamais.

6-Pintura, 2009- 2'33''
Com Cacá Vicalvi/ parte da exposição PRODUÇÃO
Galeria Nara Roesler, São Paulo
Sinopse: a locação é uma cabine de pintura líquida, fábrica SECURIT, São Paulo. Ao fundo, uma parede metálica recoberta de graxa, sobre a qual escorre, durante todo o processo de pintura, uma cortina de água corrente. A função desta “cascata” é recolher resíduos de tinta do ar – aplicada com pistola acionada por compressor – que são conduzidos a um reservatório, localizado no exterior do edifício, onde são separados da água por decantação. O vídeo registra, com câmera fixa e centralizada, o cenário no qual ocorrem, regular e cotidianamente, os processos de pintura de diversos produtos da fábrica.

7-Rear Mirror, 2009 - 10''
Animação sobre fotografia/ loop, duração variável
Sinopse: OBJECTS IN MIRROR ARE CLOSER THAN THEY APPEAR
CLOSER THAN MIRROR ARE OBJECTS THEY APPEAR IN

8-Vermelho, 2009 - 6'50'
Com Cacá Vicalvi/ parte da exposição PRODUÇÃO
Galeria Nara Roesler, São Paulo
Sinopse: “essa placa vermelha é suspeita e espiã. Fake: todo objeto que penetre esse túnel de lavagem, secagem e pintura industrial é necessariamente desprovido de cor, senão a do próprio metal. É justamente esta a função do túnel: conferir aos objetos sua cor destinatária e funcional. Esta placa já-vermelha, não fosse sua apropriação indébita por esse processo esdrúxulo de PRODUÇÃO, deveria funcionar como a lateral de um móvel, de um armário, arquivo, gaveteiro. Aqui, invadindo e revisitando um lugar por que passou e ao qual não deveria retornar, funciona como uma espécie de olheiro (espião), um agente fiscal da PRODUÇÃO”.

9-Homem Muito Abrangente, 2002 - 9’
Cacá Vicalvi, diretor/ Milton Machado, performance e instalação in Territórios
Instituto Tomie Ohtake, São Paulo
Produção Documenta, 2002
Betacam, cor
Sinopse: homem muito abrangente é híbrido, impuro. Sempre além dos limites, é o mais puro exterior.

10-Veronica, 2007 - 3'42''
Laura Magalhães, diretora
Betacam, cor
Sinopse: video sobre intervenção do artista, no evento 7 Passos da Paixão, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário