[ Pense duas vezes antes de esquecer ]

(Rio de Janeiro)


Pense duas vezes antes de esquecer é um trocadilho com a frase pense duas vezes antes de fazer. É o que define, na construção de imagens por um artista, o seu desejo de impregnar o conhecimento alheio com o seu marco poético e conceitual. Pensar duas vezes é uma forma de memorizar o que está sendo visto da obra em exposição.

Para este contexto, onde dois artistas estão expondo simultaneamente na galeria, é a chance redobrada de efetivar o registro: caso um contingente artístico passe sem atrito ao observador existe ainda um outro com a intenção de fixar-se em sua memória.

Série Regular Dream, 2008 
desenho sobre papel, colagem, caneta nanquim,
caneta porosa, grafite, vidro, madeira

59,5 x 42 cm
Mônica Rubinho apresenta uma série de desenhos desenvolvidos sobre tecido. Não um tecido qualquer, mas lenços masculinos que agregam simbologias à condição do suporte. Faz uso de outros materiais para informar, com sutileza, da construção de um universo de imagens que tece comentários sobre intimidade, relacionamento e solidez. São imagens recorrentes em seu imagético particular de reflexão sobre os complexos sistemas que permeiam as relações humanas. Aos desenhos se aplicam delicadas dobraduras ou minúsculos objetos que colocam o observador na condição metafórica de intimidade – como num sussurro ou num bilhete - diante de um segredo sendo revelado, mas não explicitado. Desta relação com o observador surge uma segunda construção afetiva deliberada pela artista.

As ilhas - Da série Livros em branco
Sidney Philocreon mostra de obras que conspiram com a intimidade do observador. A sequência de obras em fotografia e objetos ativa comentários simbólicos sobre a capacidade de absorção física, intelectual e, sobretudo, emocional do universo musical. Lançando mão de códigos clássicos da linguagem musical, de forma relativamente camuflada, traz em cada construção de imagem o desejo pela sensação interna de invasão e imersão que a música possui.

Mônica é paulistana e Sidney um paraense radicado em São Paulo. Ambos tem uma trajetória de duas décadas de carreira e formação em Bacharelado em Artes Visuais. Desenvolvem juntos o projeto Linha Imaginária, intercâmbio artístico com mais de mil artistas ao redor do mundo e mais de 60 exposições realizadas em 15 anos de atividades.

Acompanhando esta exposição a Cosmocopa edita o Cosmozine # 9 – Pense duas vezes antes de esquecer, zine que registra toda a exposição e apresenta o texto inédito da crítica América Cupello, que acompanha a produção artística de Mônica e Sidney. A revista em formato de zine é distribuída gratuitamente na galeria e pode também ser baixada via internet.


Pense duas vezes antes de esquecer
Sidney Philocreon e Mônica Rubinho
abertura: 13 de outubro de 2011, quinta-feira, às 19 horas
exposição de 13/10 à 08/11/2011
horário: segunda à sexta das 10 às 19h e sábados das 11 às 16h

COSMOCOPA ARTE CONTEMPORÂNEA
Shopping Cidade Copacabana – Rua Siqueira Campos, 143 –SL 32 e 80 - Copacabana
Tel. 21|2236-4670
cosmocopa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário