[ lançamento do livro Entrefalas de Glória Ferreira ]

(Rio de Janeiro)




No dia 16 de agosto, às 19h, será lançado o livro Entrefalas, da crítica de arte Glória Ferreira, de entrevistas realizadas desde os anos 80 com artistas e críticos, brasileiros e estrangeiros.

O evento será marcado pelo debate Entrevista: entre a fala e a escrita, com Helena Celestino, editora executiva do jornal O Globo, Paulo Sergio Duarte, crítico de arte e professor da UCM, e Suzana Queiroga, artista e professora da EAV-Parque Lage, no Rio de Janeiro.

No campo geral das comunicações, as coletas de declarações tomadas por jornalistas tiveram grande expansão a partir do pós-guerra, com as novas possibilidades do registro gravado, e adquiriram tratamentos diversos. No universo da arte, como intermezzo entre o que é da ordem da fala e o que é da ordem da escrita, as entrevistas se inscrevem no amplo movimento de tomada da palavra pelos artistas.

A seleção para o livro Entrefalas indica encontros e interesses, tanto teóricos quanto relacionados a sua atividade como crítica e curadora, através de entrevistas, algumas inéditas, com Amilcar de Castro, Helena Trindade, Jean-Pierre Criqui, Luciano Fabro, Lygia Pape, Maurício Dias e Walter Riedweg, Nelson Felix, Silviano Santiago, Thierry De Duve e com curadores europeus, como Lars Nittve e Franz Meyer sobre a obra do artista Walter De Maria.


Escola de Artes Visuais, Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro
Dia 16 de agosto de 2011, às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário