Originalmente, um container transporta carga em navios e trens. Cruza mares e atravessa ferrovias, carregando combustível, grãos, carros e até animais vivos. Mas e se, no lugar de cargas, ele abrigasse arte? E, mais, se fizesse isso de maneira sustentável? Esse é o conceito da Contendo Arte: transformar containers em galerias de arte sustentáveis, situadas em três pontos de intensa circulação na cidade de Goiânia. Amostra, que acontece de 14 de setembro a 14 de outubro, integra a segunda edição da Grande Revirada Cultural de Goiânia – Arte a Gosto. A realização é uma soma entre a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Goiânia e a Plus Galeria.
A Contendo Arte está configurada em duas ações simultâneas: exposições e oficinas de arte. Por fora, os containers recebem grafites de artistas plásticos muito talentosos: Nick Alive e Nem (SP) + André Rezende, El Mendez, Rustoff, Múcio Nunes, Marcelo Peralta (GO). Por dentro, funcionam como galerias de arte, abrigando obras de mais de 25 artistas brasileiros que utilizam como matéria-prima objetos descartados anteriormente.
Mucio Nunes |
Artistas confirmados que participarão com obras para as expos nos containers: Amorim, Carlos Rezende, Ebert Calaça, El Mendez, Fábio Carvalho, Fabiola Morais, Fernando Carpaneda, Lupe, Marcelo Peralta, Mariana Pabst Martins, Mateus Dutra, Mitsuo Kushida, NEM, Nick Alive, Oscar Fortunato, Otávio Santiago, Ricardo Gomes, Rodolfo Brasil, Rodrigo Flávio, Rodrigo Reis, Rustoff, Sabrina Eras, Selon, Valdivino Pereira Rodrigues, Victor Pontes, Zé César, Zé Otavio.
Mariana Martins |
Ao transformar os containers em galerias espalhadas pela cidade, o projeto aproxima a arte da população – e não o contrário, como costumamos observar. Esse, aliás, é o mote da Contendo Arte: educar o olhar da comunidade tão desacostumada a interagir com elementos artísticos no dia a dia. É a democratização da arte, sob vários aspectos.
Fábio Carvalho |
Zé Cezar |
Paralelamente às exposições, haverá também oficinas gratuitas aos finais de semana. Estão programadas: Gravuras, com Manoela dos Anjos Afonso; Stencil, com Diogo Rustoff; Light Painting, com Odinaldo Costa; e Objetos Desenhantes, com Glayson Arcanjo de Sampaio. E tudo isso regido pelos quatro pilares da sustentabilidade. Ou seja, a Contendo Arte é ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa.
Para orientar a visitação, a Contendo Arte terá 24 monitores. São alunos da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) devidamente capacitados para o acompanhamento dos visitantes. O evento pode ser conferido nos parques Vaca Brava, Flamboyant e na Praça do Bandeirante, no cruzamento das Avenidas Anhanguera e Goiás, em Goiânia. E em todos os canais da Plus Galeria na web.
Fernando Carpaneda |
saiba mais:
http://plusgaleria.com.br/blog/?p=1612
https://www.facebook.com/pages/Contendo-Arte/270819906262085
Serviço
Contendo Arte – Mostra sustentável de Artes Plásticas
de 14 de setembro a 14 de outubro
8 às 18 horas, todos os dias da semana (exceto às segundas para os containers dos parques; e domingos para os containers do centro da cidade)
onde: Parques Vaca Brava, Flamboyant e na Praça do Bandeirante, no cruzamento das Avenidas Anhanguera e Goiás; e na internet.
Contato: Lydia Himmen – contato@plusgaleria.com (62) 8428-3867
Nenhum comentário:
Postar um comentário