[ Híbridos - Fabiano Devide ]

(Rio de Janeiro)


A investigação de Fabiano Devide aborda questões associadas ao corpo, gênero e identidades, com vistas a dialogar plasticamente com uma temática que inicialmente estuda no campo acadêmico da Educação Física, onde possui mestrado e doutorado; e posteriormente no das Artes Visuais. Vem participando de diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) desde 2009, onde teve orientação de João Magalhães (Pintura II), Pedro França (História da Arte Contemporânea), Charles Watson (Processo Criativo), Ivair Reinaldim e Daniel Senise (Módulo Avançado de Pintura) e Suzana Queiroga (Experiência em Pintura II).

guache s/ papel,32x44cm, da série "Lutadores", 2010

Ao expor suas pinturas que tematizam as questões de gênero e identidade em um espaço alternativo ao circuito institucional de arte – o cubo branco da galeria - o artista busca ampliar o alcance de sua pesquisa. As pinturas que Fabiano expõe em Híbridos representam dois momentos de sua investigação (2010-2011). Atualmente os trabalhos exploram uma densidade cromática específica, a partir da fusão de etapas e camadas de cor, que colabora para a construção de um clima psicológico dramático.

Os trabalhos apresentam imagens de práticas corporais de reserva masculina (luta), transpostas do suporte da fotografia para a pintura. Os corpos em movimento, fusão, dominação e submissão, ancoram sentidos de uma masculinidade hegemônica, que submete outras masculinidades, plurais, transitórias e contingentes. Esses corpos surgem em figuras híbridas, que exploram a continuidade e a fluidez da imagem, produzindo incertezas sobre onde começa e termina cada personagem, cujo vigor é reforçado pelo gesto vigoroso do artista, com pinceladas amplas que moldam espaços com sombras, congelando o tempo da vitória ou da derrota.

Que lutas são estas, onde vencidos e vencedores se amalgamam? Que possibilidades existem para a construção de novas masculinidades, que não aquelas subordinadas à masculinidade hegemônica imposta? As pinturas de Fabiano não querem ser mero objeto de contemplação, mas discutir estas e outras questões com seus espectadores.
Jozias Benedicto, junho/2011

Galeria Café
Rua Teixeira de Melo, 31, Lojas E-F - Ipanema
Rio de Janeiro

Abertura SÁBADO, 18 de junho às 21:30h
Qua-Sáb.: 10-13h
Dom: 11-20h

Um comentário:

  1. Fui à exposição e fiquei impressionado com a força e a expressividade da pintura deste promissor artista plástico.
    Indico a exposição,

    Luiz Otavio

    ResponderExcluir